A música esquecida do Pink Floyd considerada "péssima" por Nick Mason
Por André Garcia
Postado em 23 de abril de 2023
Quem vê pela sequência de obras-primas lançadas pelo Pink Floyd de "Meddle" (1971) a "The Wall" (1979), até pensa que tudo que a banda tocava virava ouro. Só que não era bem assim — após a saída de seu líder e compositor, Syd Barrett, em 1968, eles passaram um tempo (e alguns álbuns) sem direção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o baterista Nick Mason considera que uma das bolas daquele período foi a esquecida faixa "It Would Be So Nice". Lançada como single em 1968, foi um dos maiores fiascos comerciais da banda, que sequer entrou nas paradas de sucesso e hoje é desconhecida por muitos fãs.
"Péssima aquela música, né?", detonou Nick sem cerimônia, antes de se justificar. "Na época, não tínhamos uma direção, éramos empurrados para fazer hits. Tinha tanta gente dizendo que aquilo era importante que começamos a acreditar que era importante. [Só depois descobrimos que] dava para fazer em um álbum exatamente o que queríamos fazer."
Quem sou eu para discordar de Nick Mason sobre músicas dessa fase do Pink Floyd, já que é justamente o material que atualmente toca em sua banda Nick Mason's Saucerful of Secrets. Mesmo assim, discordarei dele para dizer que "It Would Be So Nice" não é tão ruim assim — é só que eles visivelmente estavam tentando repetir o tipo de música que faziam com Barrett, mas sem ele não rolava.
Banida pela BBC
Nos anos 60, a BBC estava para a rádio britânica assim como a Globo estava para a TV brasileira nos anos 80 e 90. Mesmo para as maiores das bandas de rock, a música ser tocada pela BBC era fundamental para o sucesso comercial dela. O flop era garantido para um single que fosse banido pela emissora, que foi o caso de "It Would Be So Nice".
O motivo do banimento foi inusitado: sua letra fazia menção ao jornal londrino Evening Standard — contrariando a política interna da BBC de vetar músicas que mencionasse qualquer produto pelo nome.
Segundo o livro Pink Floyd: A Visual Documentary (de Barry Miles), a banda foi obrigada a desembolsar 750 libras para gravar, exclusivamente para a BBC, uma versão da música substituindo Evening Standard por Daily Standard. E o pior é que essa segunda versão foi a utilizada nos sucessivos relançamentos em vinil e CD. Se você a procurar no Spotify, é ela que vai encontrar. Portanto, um single de "It Would Be So Nice" com o Evening Standard na letra é um item muito cobiçado por colecionadores. Mais ou menos como uma foto do Kiss tocando ao vivo com o careca Bob Kullick.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil


Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O dia que Roger Waters acusou um ícone do progressivo de "fingir" ser um compositor
O artista de rock com 3 bilhões no Spotify que David Gilmour disse ter péssimo gosto musical


