A música esquecida do Pink Floyd considerada "péssima" por Nick Mason
Por André Garcia
Postado em 23 de abril de 2023
Quem vê pela sequência de obras-primas lançadas pelo Pink Floyd de "Meddle" (1971) a "The Wall" (1979), até pensa que tudo que a banda tocava virava ouro. Só que não era bem assim — após a saída de seu líder e compositor, Syd Barrett, em 1968, eles passaram um tempo (e alguns álbuns) sem direção.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o baterista Nick Mason considera que uma das bolas daquele período foi a esquecida faixa "It Would Be So Nice". Lançada como single em 1968, foi um dos maiores fiascos comerciais da banda, que sequer entrou nas paradas de sucesso e hoje é desconhecida por muitos fãs.
"Péssima aquela música, né?", detonou Nick sem cerimônia, antes de se justificar. "Na época, não tínhamos uma direção, éramos empurrados para fazer hits. Tinha tanta gente dizendo que aquilo era importante que começamos a acreditar que era importante. [Só depois descobrimos que] dava para fazer em um álbum exatamente o que queríamos fazer."
Quem sou eu para discordar de Nick Mason sobre músicas dessa fase do Pink Floyd, já que é justamente o material que atualmente toca em sua banda Nick Mason's Saucerful of Secrets. Mesmo assim, discordarei dele para dizer que "It Would Be So Nice" não é tão ruim assim — é só que eles visivelmente estavam tentando repetir o tipo de música que faziam com Barrett, mas sem ele não rolava.
Banida pela BBC
Nos anos 60, a BBC estava para a rádio britânica assim como a Globo estava para a TV brasileira nos anos 80 e 90. Mesmo para as maiores das bandas de rock, a música ser tocada pela BBC era fundamental para o sucesso comercial dela. O flop era garantido para um single que fosse banido pela emissora, que foi o caso de "It Would Be So Nice".
O motivo do banimento foi inusitado: sua letra fazia menção ao jornal londrino Evening Standard — contrariando a política interna da BBC de vetar músicas que mencionasse qualquer produto pelo nome.
Segundo o livro Pink Floyd: A Visual Documentary (de Barry Miles), a banda foi obrigada a desembolsar 750 libras para gravar, exclusivamente para a BBC, uma versão da música substituindo Evening Standard por Daily Standard. E o pior é que essa segunda versão foi a utilizada nos sucessivos relançamentos em vinil e CD. Se você a procurar no Spotify, é ela que vai encontrar. Portanto, um single de "It Would Be So Nice" com o Evening Standard na letra é um item muito cobiçado por colecionadores. Mais ou menos como uma foto do Kiss tocando ao vivo com o careca Bob Kullick.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps