Gary Moore: morre o gênio da guitarra irlandês

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site Hot Press, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 06/02/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O lendário guitarrista nascido em Belfast morreu aos 58 anos de idade, em 6 de fevereiro de 2011, durante o sono, enquanto estava de férias na Espanha. Leia abaixo as principais notas que publicamos sobre o falecimento.

Joe Bonamassa: lamentando o falecimento de Gary MooreThin Lizzy: integrantes falam sobre Gary MooreGlenn Hughes: arrasado com falecimento de Gary MooreNightwish: vocalista comenta morte de Gary MooreGary Moore: Geezer Butler comenta morte de guitarristaGary Moore: funeral será em Málaga, na EspanhaGary Moore: músico morreu sufocado pelo próprio vômitoGary Moore: causa da morte teria sido um ataque cardíacoGuns N' Roses: Bumblefoot fala sobre Gary MooreEurope: "Gary Moore foi uma de nossas maiores influências"Ozzy Osbourne: a perda do guitarrista Gary MooreDavid Coverdale: comentando a morte de Gary MooreEric Singer: lamentando a morte de Gary MooreMichael Amott: Gary Moore, Eddie Van Halen e Randy RhoadsGary Moore: multimilionário e ainda não enterradoGary Moore: Bob Daisley e Eric Singer em tributoFabio Massari: "Um tributo ao guitarrista Gary Moore"Ozzy Osbourne: grato pelos momentos com Gary MooreGary Moore: corpo de músico finalmente foi sepultadoGary Moore: documentário a caminho, trailer disponívelJeff Young: cover em homenagem a Gary MooreEric Clapton: homenageando Gary Moore em atual turnêGary Moore: excesso de álcool no sangue matou músicoGary Moore: túmulo está em estado deplorável

Imagem

Um dos maiores guitarristas de sua geração, Gary Moore começou sua carreira profissional na adolescência. Ele tinha apenas dezesseis anos quando se mudou de Belfast para Dublin, em 1969, para juntar-se ao SKID ROW – originalmente uma banda de quatro membros que tinha Brush Shiels no baixo, Nollaig Bridgeman na bateria e Philip Lynott como vocalista, assim como Gary na guitarra solo.

Logo depois, Phillip Lynott foi posto de lado, com Brush e Gary dividindo os vocais, fazendo do Skid Row um power trio do tipo que estava na moda na época, seguindo o sucesso do Rory Gallagher’s Taste e Jimi Hendrix Experience. O Skid Row assinou contrato com a CBS Records e lançou dois discos, Skid em 1970 e 34 Hours em 1971.

Adepto do blues, hard rock e jazz, Moore era também um guitarrista melódico soberbo e apareceu em muitos outros discos irlandeses como participação especial, incluindo gravações do Dr. Strangely Strange, entre outros. Ele foi chamado para se juntar ao THIN LIZZY por Phillip Lynott e substituir Eric Bell, antes da formação definitiva de quatro membros da banda, com Scott Gorham e Brian Robertson nas guitarras solo. Entretanto, no disco Nightlife (1974), ele tocou o solo extraordinário de ‘Still In Love With You’, que se tornou uma das faixas mais memoráveis do Thin Lizzy e uma eterna favorita ao vivo. Gary retornou brevemente ao grupo, quando Brian Robertson foi descartado para uma turnê pelos EUA, em 1977. Moore também apareceu no disco Black Rose, lançado em 1979.

“Ele era um músico genial”, disse o editor da Hot Press, Niall Strokes. “Mesmo quando adolescente, ele tinha algo especial nele e ao longo de sua carreira ele trabalhou muito duro para melhorar sua técnica. Sua contribuição para o rock irlandês foi imensa, tanto em seu trabalho solo, seus dias com o Skid Row, os grandes discos que ele gravou com Phillip Lynott e com o Thin Lizzy, e em várias outras participações. Meu coração vai a todos seus amigos próximos e família. É uma enorme perda.”

Seu relacionamento com o vocalista e compositor do Thin Lizzy, Philip Lynott, era altamente competitivo, e havia desentendimentos frequentes entre eles, mas eles permaneceram como parceiros musicais e juntaram forças para o single de sucesso ‘Parisienne Walkways’ (1979), no qual Philip cantou. O single posterior, ‘Out in The Fields’ (1985), chegou à quinta posição das paradas inglesas.

Enquanto ele permaneceu como parte do grupo de Jon Hiseman, o Colosseum II, pela maior parte de sua carreira, Gary Moore teve sua própria banda, alternando entre o hard rock, metal e fusion, além da influência do jazz e blues. O primeiro disco da banda de Gary Moore foi lançado em 1973. Nos últimos anos, ele tinha retornado às suas raízes, primeiro com o lançamento de Still Got The Blues, em 1991, e depois com Back to The Blues, em 2001. Ao todo, ele lançou 20 discos de estúdio, assim como seis compilações ao vivo, incluindo o DVD Live At Montreaux.

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Morte de Gary Moore

Joe Bonamassa: lamentando o falecimento de Gary MooreThin Lizzy: integrantes falam sobre Gary MooreGlenn Hughes: arrasado com falecimento de Gary MooreNightwish: vocalista comenta morte de Gary MooreGary Moore: Geezer Butler comenta morte de guitarristaGary Moore: funeral será em Málaga, na EspanhaGary Moore: músico morreu sufocado pelo próprio vômitoGary Moore: causa da morte teria sido um ataque cardíacoGuns N' Roses: Bumblefoot fala sobre Gary MooreEurope: "Gary Moore foi uma de nossas maiores influências"Ozzy Osbourne: a perda do guitarrista Gary MooreDavid Coverdale: comentando a morte de Gary MooreEric Singer: lamentando a morte de Gary MooreMichael Amott: Gary Moore, Eddie Van Halen e Randy RhoadsGary Moore: multimilionário e ainda não enterradoGary Moore: Bob Daisley e Eric Singer em tributoFabio Massari: "Um tributo ao guitarrista Gary Moore"Ozzy Osbourne: grato pelos momentos com Gary MooreGary Moore: corpo de músico finalmente foi sepultadoGary Moore: documentário a caminho, trailer disponívelJeff Young: cover em homenagem a Gary MooreEric Clapton: homenageando Gary Moore em atual turnêGary Moore: excesso de álcool no sangue matou músicoGary Moore: túmulo está em estado deplorávelTodas as matérias sobre "Morte de Gary Moore"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 06 de fevereiro de 2011
Post de 06 de fevereiro de 2016
Post de 06 de fevereiro de 2017

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Morte de Gary Moore"Todas as matérias sobre "Gary Moore"

Tony Iommi
John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward

Dave Mustaine
"Tocar com o Metallica foi purificador"

Separados no nascimento
Sebastian Bach e Fernanda Lima

Rob Zombie: sua lista dos 5 Melhores Filmes de ZumbiSeparados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker SpanielFoo Fighters: Banda mita em protesto homofóbico religioso nos EUADream Theater: Petrucci comenta influência de David GilmourCreed: suicídio, alcoolismo e abuso na infânciaRock in Rio: a Cidade do Rock que a TV não mostrou, parte 2

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online