Em 02/02/2011 | Rock Raro: o maravilhoso e desconhecido mundo do rock!

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rock Raro: o maravilhoso e desconhecido mundo do rock!

Postado por Bento Araújo | Fonte: poeira Zine

  | Comentários:

Matéria publicada em 02/02/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Sabe aquele livro que você sonhava em ter pra ler? Aquele livro que traria centenas de resenhas dos discos obscuros que você tanto adora, ou de outros tantos que certamente adoraria conhecer? Um livro que não traria nada de bandas manjadas como Deep Purple ou Genesis, mas sim Armageddon, Mellow Candle, Cargo, Andromeda, Human Beast, Leafhound, Kak, Jericho Jones, Blackwater Park e muitos outros… Pois é meu chapa, esse livro existe, em português, e acabou de ser lançado!

Falo de Rock Raro, livro idealizado e lançado pelo colecionador Wagner Xavier. São 352 álbuns escolhidos a dedo por Wagner e seu amigo/colaborador João Carlos Roberto. Tudo impresso em papel de primeira e em cores. Wagner cunhou resenhas bem pessoais de trabalhos imperdíveis de grupos obscuros dos anos 60 e 70, o que deu um ar bem particular ao trabalho; nada daquele papo mala catedrático sobre a trajetória dos conjuntos, mas sim uma análise descompromissada, segundo os ouvidos do autor. Quem quiser saber mais detalhes, basta escrever para o autor no e-mail [email protected]

Wagner Xavier falou com a pZ sobre o lançamento de Rock Raro, e o resultado você confere abaixo…

poeira Zine – Como surgiu a ideia de criar um livro desse tipo?
Wagner Xavier – Em algumas viagens, eu saí em busca de um livro que trouxesse informações sobre discos raros dos anos 60 e 70. Vi que existiam alguns livros que traziam informações sobre capas e discografias de grupos, porém nenhum com resenhas e fotos coloridas. No final percebi que o livro não existia no formato que eu queria comprar, então decidi realizar o trabalho. Já havia plantado árvores e feito filhos, faltava apenas escrever um livro. Também pensamos em como ajudar a fortalecer o rock mais antigo, o mercado e as lojas que tanto gostamos… Sabemos também que o trabalho irá divulgar um período musical muito rico para as novas gerações.

pZ – Foi tudo baseado na sua coleção particular, certo? Fale um pouco sobre isso…
WX – Eu e meu amigo/colaborador João Carlos Roberto optamos por resenhar discos de nossas coleções. Selecionamos aproximadamente 500 discos num primeiro instante e então chegamos a este universo de 352 álbuns. As três premissas que usamos foram: gostar do disco, esse ser relativamente raro e também possuir essa obra em nossa coleção. Decidimos incluir apenas um álbum por banda/artista, o que foi uma tremenda tortura, pois grupos como Dust, Jeronimo, Birth Control, Black Widow, entre outros, possuem vários discos legais e que temos nas nossas coleções. Concluímos que isso ficaria inviável, então optamos por este modelo, privilegiando um único disco por banda, mas também abordando vários grupos diferentes.

pZ – Como está sendo a repercussão do livro? Tem muita gente no Brasil que se interessa pelo rock mais obscuro dos anos 60 e 70?
WX – Tem sido bem maior do que esperávamos. Na realidade o trabalho foi projetado e idealizado como uma realização de um sonho pessoal, sem grandes pretensões, mas felizmente a procura tem sido muito grande, com gente de todo o Brasil, além de colecionadores de países como Espanha, Argentina, Portugal e França.

pZ – Você é daquele tipo que prefere um “Led Zeppelin obscuro do interior da Malásia” do que o próprio Led Zeppelin, só porque esse primeiro não fez sucesso e pouca gente conhece?
WX – Ótima pergunta (risos). Em hipótese alguma eu optaria pelo primeiro caso; nosso gosto por essas coisas mais raras é bem seleto e o que vale mesmo é a qualidade do som do grupo. Aliás, existe também muita coisa ruim dessa época que provavelmente é rara exatamente por isso… Como falei, escolhemos discos que realmente gostamos. As cotações, aliás polêmicas, já indicam os melhores discos, ou aqueles que mais agradam os autores. Ou seja, pode ser de qualquer lugar, mas se a gente não gostar, não faz sentido entrar no livro. E por falar nisso, tem algum grupo legal na Malásia (risos)? Nas Filipinas gostamos muito do Juan de La Cruz, e este entrou no livro (risos).

pZ – Qual o recado para quem quiser comprar o livro?
WX – Em São Paulo, o livro está sendo vendido na Praça Benedito Calixto aos sábados, na Galeria do Rock e na Galeria Nova Barão. Em Joinville, na Rock Total e na Highway Music, e também via o site das livrarias Midas e Curitiba. Também atendemos via e-mail, através do [email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas