Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de junho de 2026
Um dos nomes mais emblemáticos da história do metal sinfônico vem da Finlândia. Trata-se do Nightwish, grupo fundado na década de 1990 pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen.
Admirado por fãs ao redor do mundo, o Nightwish realizou centenas de shows ao longo de sua carreira, incluindo 37 apresentações em território brasileiro. O primeiro desses concertos foi um dos temas abordados durante entrevista que Holopainen concedeu à Metal Hammer em 2015.
Nightwish - Mais Novidades
Segundo Tuomas, a apresentação aconteceu em Kitee, sua cidade natal, no final de 1997. O show, que contou com a presença de amigos e familiares, traz boas lembranças para o músico.
"Nunca tínhamos feito um show antes e pensamos que seria divertido ver como a coisa funcionaria ao vivo – eu ainda tenho aquele show inteiro em uma fita VHS, aliás, e é muito divertido assistir. Isso foi há quase 20 anos, e a banda era muito diferente da que vocês veem hoje."
"Havia cerca de 300 pessoas lá, todos se conheciam e era véspera de Ano Novo, então eram todos nossos amigos e familiares, e foi ótimo. Eu pude sentir que todas as pessoas ali estavam orgulhosas de uma banda da sua cidade natal ter conseguido um contrato com uma gravadora e lançado um álbum."
A experiência também influenciou uma decisão importante na vida de Tuomas. Pouco tempo depois, o músico abandonou os estudos para se dedicar integralmente à banda.
"Cerca de dois meses depois, abandonei meus estudos – eu cursava biologia na época – e voltei a morar com meus pais. Peguei emprestado 8.000 marcos finlandeses deles para comprar um teclado novo, e esse foi o começo do Nightwish."
Mais de vinte anos depois, o Nightwish continua sendo um projeto musical bem-sucedido. Desde junho de 2023, porém, a banda permanece afastada dos palcos e ainda não anunciou o fim do hiato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
Floor Jansen deixa claro que o Nightwish voltará a fazer turnês
Tarja Turunen escolhe o melhor disco que já gravou
Bonnie Tyler foi a primeira artista que chamou a atenção de Tarja Turunen
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Whitney Houston é "a voz", na opinião de Tarja Turunen
Tarja Turunen gostaria que ABBA fosse a trilha sonora de seu funeral
Tarja Turunen elege primeiro disco do Nightwish como o pior que já gravou
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Como a música ajudou Tarja Turunen a se reerguer depois de um AVC
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
Nightwish: Floor Jansen furiosa com gritos de "peitos!" nos shows
A opinião de Edu Falaschi sobre o guitarrista Emppu Vuorinen do Nightwish


