Keith Richards: As quatro melhores bandas de todos os tempos segundo ele
Por André Garcia
Postado em 19 de fevereiro de 2022
Nunca foi problema para Keith Richards, lendário guitarrista dos Rolling Stones, dizer o que pensa a respeito de outras bandas e músicos — tanto as que ele ama quanto as que ele odeia.
O site rockandrollgarage.com relembrou que em 2008, para um canal do YouTube, Keith respondeu a perguntas feitas por fãs. Numa delas, ele listou aquelas que considera as quatro melhores bandas de todos os tempos.
Rolling Stones - Mais Novidades
Mas antes de responder, Keith deu sua habitual provocada: "Eu não vou dizer bandas como Led Zeppelin, The Who ou Black Sabbath, eu estaria mentindo. Não são meus favoritos. São bons, conheço os caras, são bons instrumentistas e tudo... mas como banda, não."
Seus quatro preferidos foram: The Hillbily Cats, Dave Bartholomew, Beatles e Steve Marriott.
The Hillbily Cats
"Eu começaria provavelmente com o The Hillbily Cats, a banda do Elvis. Scotty Moore (guitarra), D.J. Fontana (bateria) e Bill Black (baixo). Uma parada incrível e bem lá no comecinho."
À Classic Albuns, em 2001, o guitarrista já havia os exaltado:
"Era como uma bomba. Era como se o mundo tivesse passado do preto-e-branco para o colorido. Eu acho que foi a primeira banda de brancos conhecida a ter um bom cantor principal e ser cativante.
Eles tinham ritmo. A beleza de Elvis é que ele transformou todo mundo, e fez as pessoas acreditarem que também eram capazes. Eu era tão interessado na banda quanto era no Elvis. Eu considerava ele apenas parte da banda."
Dave Bartholomew
"Ao mesmo tempo que tinha Elvis, tinha também a banda de Dave Bartholomew, que era a banda de apoio do Little Richard e Fats Domino. Uma ótima banda."
Beatles
"Os Beatles, óbvio. É claro que eu colocaria eles."
Em 2003, Richards respondeu sobre os Beatles em seu próprio site:
"John era um grande amigo meu. Muitas histórias que jamais poderão ser contadas! (risos) George era um amor de pessoa, tem o Paul que é um grande compositor e o Ringo, grande cara, nunca sai do tempo. Eles nos assistiram num pub, no Station Hotel, em Richmond, onde a gente tocava. Foi logo depois de "Love me Do". Foi bem no começo dos anos 60 e desde então nos tornamos bons amigos."
Ele aproveitou para comentar a suposta rivalidade entre eles e os Beatles:
Nós colaborávamos um com o outro. Se a gente batesse de frente, ficava aquela palhaçada de guerra 'Beatles vs Rolling Stones'. Nós somos tão parecidos, aquilo não era verdade. Tipo, entre as bandas nunca houve um sentimento de competição, e sim cooperação."
Steve Mariott
"Eu sempre gostei muito de Steve Mariott, britanicamente falando. Sabe, primeiro Small Faces e depois Humble Pie..."
Em 1983, a Best Classic Bands entrevistou Steve Marriott, que já estava com a carreira em baixa e em depressão. Nela, ele disse que "as únicas pessoas com quem eu ainda mantenho contato são caras como Keith Richards, são as únicas pessoas com quem eu sinto vontade de falar."
"Ele me ama", disse Mariott. "Sempre está ao meu lado. Ele me tirou do fundo do poço. Meu empresário vive falando pra eu ligar pro Keith, mas não. Pelo menos uma vez na vida eu gostaria de ligar pra ele para conversar, e não para pedir ajuda."
Steve Marriot morreu em 1991, dois anos após Keith Richards ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame como membro dos Rolling Stones.
Leia mais em:
http://rockandrollgarage.com/the-4-bands-that-keith-richards-listed-as-the-best-of-all-time/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps