Minuto HM: Layne Staley, Alice in Chains, Metallica e fãs

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Minuto HM: Layne Staley, Alice in Chains, Metallica e fãs

Press-Release postado por Glaysson Muller | Fonte: Minuto HM

  | Comentários:

Matéria publicada em 06/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Este artigo tem como tema duas grandes bandas de rock da atualidade e que estarão no próximo Rock in Rio: Alice in Chains e Metallica. E também sobre outro ponto importante: a atenção aos admiradores, dando orgulho de ser fã de certas bandas.

Em 2008, o Metallica lançou seu último álbum de estúdio, Death Magnetic que, de acordo com James Hetfield, frontman da banda, “The theme of our new album is that we’re all gonna die sometime. Just like the poles of a magnet, some people are drawn to death and others are repulsed by it, but we all have to deal with it. Lyrically, it started as a bit of a tribute to Layne Staley and all those who’ve martired themselves in the name of rock and roll. But it grew and evolved from there”. Além disso, Kirk Hammett disse em entrevista para a revista Rolling Stone que trouxe uma foto de Layne Staley, membro falecido da banda Alice in Chains, para o estúdio onde o Metallica estava gravando e comentou: “a imagem ficou lá por um longo tempo, eu acho que mexia com James.”.

Na ocasião do lançamento do álbum ocorreram várias discussões em fóruns e sites especializados que a música não lançada oficialmente “Shine” seria dedicada a Layne. Em 2011, nas comemorações dos 30 anos do Metallica em shows realizados em São Francisco, a banda tocou quatro músicas inéditas gravadas na época de Death Magnetic e lançadas posteriormente no EP Beyond Magnetic. Dentre elas está “Just a Bullet Away”, que Hetfield durante o show fala que se trata da famosa “Shine”. No vídeo é apresentada a música e neste link a análise do show no Minuto HM (*).

Dois dias depois, na mesma comemoração dos 30 anos, o Metallica executou “Rebel of Babylon”. Prestando atenção na letra da música, aparentemente ela retrata melhor a história de Layne e as declarações de Hetfield na ocasião do lançamento do álbum. Há várias teorias sobre essa música e sua relação com Layne. Até hoje a banda nunca confirmou se há alguma música dedicada a Layne Staley (*).

Nancy Staley, mãe de Layne, mantém uma instituição que possui a função principal de ajudar dependentes químicos e promover campanhas de combate ao uso de drogas principalmente os mais jovens, a Layne Staley Fund. Vale a pena visitar o site da instituição (*) e difundir entre os amigos. Além disso, a cada mês de Agosto (mês de aniversário de Layne), é realizado um show para arrecadação de fundos para a instituição com diversas bandas, o Sing For Layne (*).

Contando a isso, em 2010 Nancy Staley participou do programa Celebrity Rehab, que tinha com uma das “celebridades” Mike Starr, ex-baixista do AiC e dependente de drogas. Infelizmente Starr faleceu devido a overdose de drogas cerca de um ano após a participação dele no reality. O depoimento de Nancy é emocionante e vale a conferida:

Voltando um pouco no tempo! Em 2009, com o lançamento de Death Magnetic, toda a história sobre a inspiração do álbum e sendo fã de Layne e Metallica, por que não propor algo diferente? Por que não o Metallica fazendo um show especial para o Sing For Layne? Impossível, não sei… resolvi arriscar e mandei o seguinte e-mail para Nancy:

Dear Nancy,

My name is Glaysson Muller and I am a brazilian fan of Layne Staley and Alice in Chains. And my English is not very well…

My purpose of this e-mail is an idea of the next show of Layne Staley Fund. Last year the band Metallica launched a new CD, Death Magnetic. And the members of Metallica devoted this CD to Layne (see links below). Why not invite this band for this show? It will be very well !!

Links:

http://www.contactmusic.com/news.nsf/article/metallica%20alb...

http://en.wikipedia.org/wiki/Metallica’s_ninth_studio_album...

Congratulations !

A resposta demorou um pouco… mais de 3 anos! Mas chegou: no último dia 27 de Dezembro, Nancy Staley me enviou o seguinte e-mail:

Glayson, I am so sorry not to have answered sooner. I am always swamped, and have to tend to business first. I no longer plan the Tribute; but, I will consult with the team, and see if the band is interested. Since they have an international following, and their schedule is set at least a year in advance in some cases, it will be up to their managers.

Thanks for this suggestion, and of course, thank you for supporting the band and Layne by sharing this idea.

I hope you had a fine holiday with family and friends. We did stocking-stuffer gifts, and it was fun to see what everyone came up with.

Take care,

Nancy

Com esse e-mail, volto ao início do post: a atenção aos fãs. A realização do show é difícil devido a diversos pontos, como logística e datas de shows que uma grande banda possui, mas Nancy em uma pequena mensagem ganha mais um admirador, pela atenção desprendida e, é claro, por dar valor a ideia, que se for bem passada à equipe da banda, tenho certeza que Hetfield & Companhia fariam um grande show, tornando a Layne Staley Fund mais conhecida e conseguindo seus objetivos com maior êxito.

(*) Para ter acesso a todos os links pertinentes e aos vídeos, acesse a matéria original do Minuto HM:

http://minutohm.com/2013/01/05/layne-staley-alice-in-chains-...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Alice In Chains"
Todas as matérias sobre "Metallica"

Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Glaysson Muller

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas