Europe: toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl Rose
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 25 de julho de 2011
Ele tomou toco de LEMMY, um pito de FREDDIE MERCURY e bateu um papo no banheiro com AXL. KURT COBAIN escreveu o nome dele numa parede, o DEF LEPPARD fez uma baita farra com ele. DAVID HASSELHOF o convidou para as filmagens de Baywatch, RON JEREMY o convidou para a filmagem de um pornô... ele é o frontman do Europe, Joey Tempest, e essas são algumas de suas histórias.
Por Dave Ling, traduzido por Nacho Belgrande.
Como vocalista da banda sueca EUROPE, Joey Tempest (nome de batismo: Rolf Magnus Joakim Larsson, nascido a 19 de Agosto de 1963) foi do anonimato completo até a fama internacional da noite pro dia no inverno de 1986 por causa do agora clássico hit da banda The Final Countdown, que galopou paradas acima ao redor do mundo. O Europe, como banda existia desde o fim dos anos 70, mas não foi até... Countdown, e seu agora terrivelmente familiar gancho sintetizado, que eles conseguiram qualquer reconhecimento fora da Suécia. É uma história de sucesso que eles não conseguiram reproduzir – apesar do disco Last Look at Eden, marcar uma volta à velha forma.
PHYL LYNOTT
O Thin Lizzy fez um show secreto em Estocolmo em 1983. Eu tinha 20 anos de idade e o primeiro disco do Europe tinha acabado de ser lançado. Tony Reno (baterista original do Europe) e eu ficamos até depois. Eu estava fascinado por ver Phil sozinho no canto da pista de dança, parecendo muito triste e cabisbaixo. Um amigo meu, o fotógrafo Denis O’Regan que trabalhava muito com o Lizzy, depois explicou que era um dos truques de Phil para despertar o interesse das garotas. E funcionava, porque algumas mulheres chegaram nele. Muito nervoso, já que ele é um de meus heróis, eu fui e falei com ele sobre por que o Thin Lizzy nunca tinha tido um vocalista propriamente dito. Felizmente, Phil foi incrivelmente doce e amigável. Significou muito pra mim, é assim que eu sempre tento tratar os meus fãs.
LEMMY
Alguns de nós da banda o encontramos em sua segunda casa, o Rainbow (Bar & Grill na Sunset Strip em Los Angeles). Ele estava jogando fliperama, como sempre. Alguém disse: "Oi, somos da banda de rock Europe." Lemmy nem olhou. Ele apenas respondeu: "O Europe não é uma banda de rock." Que resposta legal. Ficamos absolutamente perplexos. Mas rimos disso e levamos na boa. Algumas semanas depois nos vingamos quando a revista Kerrang! resenhou um de nossos shows e disse que nós éramos ‘Mais altos que o Motörhead!'
FREDDIE MERCURY
Eu temo que tenhamos irritado Freddie. Estávamos no Townhouse Studios (em Londres), passando a bateria de Ian Haugland com o produtor Ron Nevison para o disco Out of This World (1988). Do nada aparece essa cara, meio vermelha e disse: "Vocês só podem estar brincando". Freddie estava na sala ao lado da nossa, tentando gravar um lance de ópera, e não tínhamos fechado a porta direito. Ele disse: "Sua bateria está indo direto pra nossa mesa. Daria pra vocês maneirarem?" Muito cavalheiro, muito eloqüente, mas muito contrariado.
O Europe foi convidado especial do Def Leppard na turnê estadunidense de Hysteria. Era verão, Pour Some Sugar On Me estava no topo da parada, todos os lugares estavam lotados, e tivemos algumas das festas mais insanas da história do rock.
No pico de Oklahoma, apenas para poder entrar, você tinha que tirar a parte de cima da roupa – homens e mulheres. Também havia um porco gigante andando pelo local. Várias pessoas de várias profissões foram à festa... é melhor eu ter cuidado com o que digo.
Joe Elliott disse uma vez que o Europe é a banda mais louca pra farra que ele já conheceu. Enquanto a maioria dos músicos de Los Angeles começa a ficar estranho depois de três (cervejas) Coors Lites, para nós mandarmos 15 canecas em uma noite de sábado não é problema. Talvez seja um lance escandinavo.
AXL ROSE
Eu o conheci na transição dos anos 80 pros 90. Pra mim, o Guns N’ Roses era uma banda muito importante porque tinha um pé naquelas duas eras da música.
Tocamos duas noites no Budokan (em Tóquio) e por volta da mesma época, eles tocaram duas noites lá também. Fomos ao show deles e eles foram ao nosso. Nós ainda tínhamos aquela produção oitentista, um show muito grande, enquanto eles tinham apenas algumas luzes. Eles nem tinham um set list, eles só iam até o praticável de Steven Adler e resolviam o que seria tocado em seguida. Mas eles eram ótimos. Todo mundo acabou indo pro famoso bar Lexington Queen. Foi uma noite bizarra. A cerveja acabou de cara. Por volta das quatro ou cinco da manhã, a coisa saiu fora de controle. Eu encontrei Axl no banheiro e nós conversamos sobre o triângulo das Bermudas, dentre todas as coisas. Mas durante a maioria da noite ele sentou-se num canto sozinho vestindo um casaco de pele.
DAVID HASSELHOFF
Trabalhávamos muito na França e na Alemanha e trombávamos David em todo canto. Ele nos convidou para a praia de Malibu onde Baywatch era filmada. Ele era um cara muito relaxado e agradável. Eu não o vejo faz tempo.
BRIAN CONNOLLY
Eu sou um grande fã de Desolation Boulevard do The Sweet e Sweet Fanny Adams [ambos de 1974], e eu encontrei [o vocalista da banda] Brian na época de The Final Countdown. Ele realmente gostava da música do Europe. Foi engraçado receber conselhos dele: "Joey, quando você subir no palco, segure o pedestal do microfone acima da cabeça e fique assim por bastante tempo."
Brian tinha alguns problemas na época. Ele tinha uma mulher adorável com ele, talvez fosse esposa dele, que tentava impedi-lo de fumar e beber. Ela conseguiu na primeira noite, mas na segunda vez que nos encontramos já tinha tudo ido pra merda. Ela ficava na rabeira dele, sem ter muito sucesso.
BJÖRN ULVAEUS E BENNY ANDERSSON
Quando o assunto é compositor de sucesso, não tem pra ninguém além de Björn Ulvaeus e Beny Andersson do Abba. Então quando pessoas desse naipe te dão um conselho, é melhor que você o leve a sério, não? Ha ha ha. não o Europe.
Nós os conhecemos bem no começo, lá pela turnê de The Final Countdown. Eles fizeram questão de nos aconselhar a passar tanto tempo quanto fosse possível nas gravações – aqueles discos deles eram obras-primas – e não se importar tanto com sair em turnê. E claro, sendo o Europe, nós anotamos esse conselho e fizemos exatamente o contrário. Passamos a maior parte dos três anos seguintes na estrada.
Fonte: revista Classic Rock inglesa, abril de 2011, páginas 38-40.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A complexa música do Queen que para Brian May "precisaria de 10 guitarristas para tocar"
Malmsteen: Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista
Os dois rockstars que influenciaram Casagrande a entrar no mundo das drogas


Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"



