Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Giovanni G. Melo, Fonte: Gibson.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

A seguir, alguns detalhes sobre a banda que você pode não ter ouvido falar antes.

4 acessosBlend Guitar: os dez solos de guitarra mais fáceis da história5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

1. Nomes reais

Embora seja mais comum todos saberem o nome real do vocalista Billie Joe Armstrong, em sua certidão de nascimento ele foi registrado como Billy. Tré Cool nasceu como Frank Edwin Wright III, daí o apelido "Tre". O verdadeiro nome de Mike Dirnt é Michael Ryan Pritchard. Um fato interessante sobre os membros do GREEN DAY é que todos eles nasceram no mesmo ano, 1972.

2. Good Riddance (Time of Your Life)

Billie Joe Armstrong escreveu "Good Riddance" em 1990, mas não a levou para a banda até as sessões de Dookie. Eles acabaram por não usá-la, pois era muito diferente do restante do material daquele disco. Somente quando a banda gravou Nimrod que a canção foi finalmente incluída no track list. A música foi tema oficial da PGA Tour em 1998.

3. Primeira guitarra de Billie Joe

O primeiro instrumento de Billie foi um violão de cor vermelha, dado por seu pai. Aos 11 anos ele ganhou sua primeira guitarra elétrica de sua mãe. Armstrong deu o nome de "Blue" à guitarra. Ela foi amplamente usada por Joe durante algumas turnês e está eternizada nos vídeos de "Basket Case", "Longview", entre outros.

4. O "Bookmobile"

Para a primeira turnê nos EUA do GREEN DAY no início dos anos 90, a banda viajava pelo país em um velho "bookmobile", uma biblioteca móvel. O pai de Tré transformou o ônibus em um veículo de turnê, e também serviu como motorista para a banda.

5. Piercing nasal

Durante os primeiros anos do GREEN DAY, Billie costumava usar um piercing no nariz. Ele acabou por removê-lo, pois de alguma forma o piercing ficava prendendo em sua guitarra.

6. A primeira apresentação de Billie e Mike

Billie Joe e Mike Dirnt se apresentaram juntos pela primeira vez em 1987. Em 17 de outubro daquele ano, a dupla subiu ao palco do Rod's Hickory Pit em Vallejo na Califórnia, local em que a mãe de Billie trabalhava.

7. Ernie no Dookie

A prensagem original do álbum Dookie tinha escrito "Ernie from Sesame Street" no encarte traseiro. Mas em prensagens posteriores, o nome Ernie foi retirado, teoricamente, por medo de processos judiciais.

[Nota: Ernie é um personagem de TV infantil]

8. Sweet Children

Billie e Mike originalmente chamaram a banda de Sweet Children. Supostamente, foi o baterista John Kiffmeyer que sugeriu o nome GREEN DAY. John saiu da banda em 1990 e foi substituído por Tré Cool.

9. Os modelos Gibson Les Paul Junior de Billie Joe

Billie Joe tem duas Gibson Les Paul Junior, modelos personalizados. As guitarras sairam em 2006. São baseadas na guitarra "Floyd" de Joe. "Esta guitarra é muito parecida com a Floyd, especialmente o braço. É como um braço dos anos 60, por isso é mais fácil de tocar, ao passo de que os braços dos anos 50 são um pouco mais grossos", disse ele ao Gibson.com. Em setembro de 2012, a Gibson lançou um segundo modelo personalizado, a Billie Joe Armstrong Les Paul Junior Double Cut. O instrumento tem cor amarela e um acabamento clássico. É perfeita para alcançar notas altas quando se está solando.

10. Wake Me Up When September Ends

Assim como "Good Riddance", Billie escreveu a canção anos antes de ela ter sido lançada no álbum American Idiot, em 2004. Ela fala sobre a morte de seu pai, que faleceu de câncer em setembro de 1982, quando Billie tinha apenas 10 anos de idade.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de junho de 2015
Post de 08 de outubro de 2016

Green DayGreen Day
Acrobata cai de 30 metros e morre antes de show da banda

4 acessosBlend Guitar: os dez solos de guitarra mais fáceis da história697 acessosGreen Day: 65 mil cantando "Bohemian Rhapsody" durante show733 acessosGreen Day: informações oficiais sobre o show em POA0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Green Day"

KerrangKerrang
Os 50 discos mais importantes dos anos 2000

Pra ouvir e discutirPra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1994

RockstarsRockstars
Quanto a carreira do pai pode influenciar a do filho?

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Green Day"

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

Iron MaidenIron Maiden
A foto que teria inspirado Derek Riggs na criação de Eddie?

MetallicaMetallica
Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas da década

5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)5000 acessosO Whiplash.Net protege algumas bandas e prejudica outras?5000 acessosSteven Tyler: "nunca esquecerei a audição para o Zeppelin"5000 acessosLars Ulrich: O rock pesado não se ajuda faz duas décadas5000 acessosJason Newsted: a criação de Blackened e a admiração por Hetfield5000 acessosDave Mustaine: qual a pior cerveja que ele já bebeu?

Sobre Paulo Giovanni G. Melo

Mineiro de Belo Horizonte. Fã de Hard Rock e Heavy Metal, especialmente a partir dos anos 80, não dispensa um disco ao vivo destes estilos. Entre várias de suas bandas preferidas estão Ratt, Aerosmith, Buckcherry, The Cult, Whitesnake, Whitecross, Guns N´ Roses e Motley Crue.

Mais matérias de Paulo Giovanni G. Melo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online