Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Wikipédia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Com o passar do tempo o rock sofreu perdas tristes devido ao fato de que alguns músicos brilhantes tiveram que partir, alguns se foram cedo e outros nem tanto, mas o fato é que todos deixaram saudade. Abaixo segue uma lista de músicas inspiradas em alguns desses "mártires":

Separados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker SpanielCristina Scabbia: "Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

In The End - Anthrax (Dimebag Darrell, Ronnie James Dio)

No disco "Worship Music" o Anthrax decidiu homenagear dois grandes músicos, Dimebag Darrell, amigo de longa data dos integrantes da banda e Ronnie James Dio, o deus dos vocais falecido em 2010 após uma batalha contra um câncer de estomago.

Layne - Black Label Society (Layne Staley)

Zakk Wylde escreveu uma canção em memória de Layne Staley, ex-vocalista do Alice In Chains falecido em 2002. A música possui um tom sombrio e depressivo, provavelmente tentando capturar as emoções dos momentos finais do músico que já previa a própria morte.

So Far Away - Avenged Sevenfold (The Rev)

Após a morte de James Sullivan em 2009, Brian Haner, que cultivou uma amizade de mais de 15 anos com The Rev, decidiu completar uma composição esquecida que havia sido escrita para o seu falecido avô. A canção acabou por se tornar uma das mais bem sucedidas da banda comercialmente falando.

St. James - Avenged Sevenfold (The Rev)

Depois do fim do luto e com o lançamento do álbum "Hail To The King", o Avenged Sevenfold decidiu realizar outra homenagem para o falecido amigo com a inclusão de uma faixa-bônus no álbum. "St. James" busca retratar a personalidade de Jimmy Sullivan de maneira celebrativa, sendo assim a homenagem definitiva para o falecido baterista.

To Live Is To Die - Metallica (Cliff Burton)

Apesar de nunca terem de fato tido a oportunidade de ficar de luto pela trágica morte do companheiro de banda e baixista virtuoso Cliff Burton, o Metallica prestou a homenagem definitiva no disco "...And Justice for All" ao utilizar os últimos riffs e versos escritos por Burton para construir a épica semi-instrumental "To Live Is To Die", uma pesada e melancólica peça que beira 10 minutos de duração.

In My Darkest Hour - Megadeth (Cliff Burton)

A música do disco "So Far, So Good... So What!" não fala sobre a morte de Burton em si, mas foi escrita no momento em que Mustaine recebeu a notícia da morte do ex-companheiro. O líder do Megadeth chegou inclusive a dedicar essa música para Cliff, que estavam presentes no show da banda.

R.A.M.O.N.E.S. - Motorhead (Joey, Johnny, Dee Dee)

Quando Lemmy escreveu essa canção para o disco "1916" os Ramones ainda eram os reis do Punk Rock (inclusive chegaram a tocar a música juntos ao vivo com o próprio Lemmy), porém alguns anos mais tarde a banda viria a acabar e seus membros fundadores a falecer um após o outro, desde então o líder do Motorhead carinhosamente dedica essa música aos seus amigos cada vez que é tocada ao vivo.

Back In Black - AC/DC (Bon Scott)

Quando o vocalista de uma das maiores bandas de Hard Rock faleceu, foi necessário encontrar um substituto para manter seu legado vivo, Brian Johnson foi o escolhido e estreou em grande estilo com o disco cujo nome foi inspirado obviamente no luto por Bon. "Back In Black" acabou por se tornar uma das músicas mais simbólicas da história do Rock.

In This River - Black Label Society (Dimebag Darrell)

Apesar de a canção ter sido escrita antes da morte de Darrell, Zakk Wylde sabia que essa música deveria ser dedicada à Dime devido ao fato de a letra possuir certa relação com o ocorrido, desde então Zakk dedica a música para o seu amigo em cada show do Black Label Society e promete que "In This River" sempre vai estar presente no set da banda.

Wish You Were Here - Pink Floyd (Syd Barrett)

Muitas canções do Pink Floyd foram influenciadas pela condição de Syd Barrett, guitarrista original e membro fundador da banda que sofria de doenças mentais. Uma das mais singelas e conhecidas homenagens feitas para o ex-guitarrista definitivamente é a faixa-título de um dos mais bem sucedidos discos da banda, o "Wish You Were Here" que foi gravado na mesma ocasião em que a banda recebeu a última visita de um já debilitado e irreconhecível Syd Barrett (que veio a falecer em 2006).

A Song For Ronnie James - Jorn Lande (Ronnie James Dio)

Simplesmente o tributo definitivo de um discípulo para seu mestre.

E você? Se recorda de alguma outra homenagem desse tipo?

Comente: E você? Se recorda de alguma outra homenagem desse tipo?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Dio"Todas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Megadeth"Todas as matérias sobre "Avenged Sevenfold"Todas as matérias sobre "Pink Floyd"Todas as matérias sobre "AC/DC"Todas as matérias sobre "Black Label Society"Todas as matérias sobre "Alice In Chains"


James Hetfield: em vídeo, as mudanças em sua aparência de 1980 até hojeJames Hetfield
Em vídeo, as mudanças em sua aparência de 1980 até hoje

Metallica: o que Andreas Kisser achou do Hardwired?Metallica
O que Andreas Kisser achou do "Hardwired?"


Separados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker SpanielSeparados no nascimento
Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

Cristina Scabbia: Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!Cristina Scabbia
"Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"


adGoo336