Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Wikipédia
Enviar Correções  

Com o passar do tempo o rock sofreu perdas tristes devido ao fato de que alguns músicos brilhantes tiveram que partir, alguns se foram cedo e outros nem tanto, mas o fato é que todos deixaram saudade. Abaixo segue uma lista de músicas inspiradas em alguns desses "mártires":

In The End – Anthrax (Dimebag Darrell, Ronnie James Dio)

No disco "Worship Music" o Anthrax decidiu homenagear dois grandes músicos, Dimebag Darrell, amigo de longa data dos integrantes da banda e Ronnie James Dio, o deus dos vocais falecido em 2010 após uma batalha contra um câncer de estomago.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Layne – Black Label Society (Layne Staley)

Zakk Wylde escreveu uma canção em memória de Layne Staley, ex-vocalista do Alice In Chains falecido em 2002. A música possui um tom sombrio e depressivo, provavelmente tentando capturar as emoções dos momentos finais do músico que já previa a própria morte.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

So Far Away – Avenged Sevenfold (The Rev)

Após a morte de James Sullivan em 2009, Brian Haner, que cultivou uma amizade de mais de 15 anos com The Rev, decidiu completar uma composição esquecida que havia sido escrita para o seu falecido avô. A canção acabou por se tornar uma das mais bem sucedidas da banda comercialmente falando.

St. James – Avenged Sevenfold (The Rev)

Depois do fim do luto e com o lançamento do álbum "Hail To The King", o Avenged Sevenfold decidiu realizar outra homenagem para o falecido amigo com a inclusão de uma faixa-bônus no álbum. "St. James" busca retratar a personalidade de Jimmy Sullivan de maneira celebrativa, sendo assim a homenagem definitiva para o falecido baterista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

To Live Is To Die – Metallica (Cliff Burton)

Apesar de nunca terem de fato tido a oportunidade de ficar de luto pela trágica morte do companheiro de banda e baixista virtuoso Cliff Burton, o Metallica prestou a homenagem definitiva no disco "...And Justice for All" ao utilizar os últimos riffs e versos escritos por Burton para construir a épica semi-instrumental "To Live Is To Die", uma pesada e melancólica peça que beira 10 minutos de duração.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

In My Darkest Hour – Megadeth (Cliff Burton)

A música do disco "So Far, So Good… So What!" não fala sobre a morte de Burton em si, mas foi escrita no momento em que Mustaine recebeu a notícia da morte do ex-companheiro. O líder do Megadeth chegou inclusive a dedicar essa música para Cliff, que estavam presentes no show da banda.

R.A.M.O.N.E.S. – Motorhead (Joey, Johnny, Dee Dee)

Quando Lemmy escreveu essa canção para o disco "1916" os Ramones ainda eram os reis do Punk Rock (inclusive chegaram a tocar a música juntos ao vivo com o próprio Lemmy), porém alguns anos mais tarde a banda viria a acabar e seus membros fundadores a falecer um após o outro, desde então o líder do Motorhead carinhosamente dedica essa música aos seus amigos cada vez que é tocada ao vivo.

Back In Black – AC/DC (Bon Scott)

Quando o vocalista de uma das maiores bandas de Hard Rock faleceu, foi necessário encontrar um substituto para manter seu legado vivo, Brian Johnson foi o escolhido e estreou em grande estilo com o disco cujo nome foi inspirado obviamente no luto por Bon. "Back In Black" acabou por se tornar uma das músicas mais simbólicas da história do Rock.

In This River – Black Label Society (Dimebag Darrell)

Apesar de a canção ter sido escrita antes da morte de Darrell, Zakk Wylde sabia que essa música deveria ser dedicada à Dime devido ao fato de a letra possuir certa relação com o ocorrido, desde então Zakk dedica a música para o seu amigo em cada show do Black Label Society e promete que "In This River" sempre vai estar presente no set da banda.

Wish You Were Here – Pink Floyd (Syd Barrett)

Muitas canções do Pink Floyd foram influenciadas pela condição de Syd Barrett, guitarrista original e membro fundador da banda que sofria de doenças mentais. Uma das mais singelas e conhecidas homenagens feitas para o ex-guitarrista definitivamente é a faixa-título de um dos mais bem sucedidos discos da banda, o "Wish You Were Here" que foi gravado na mesma ocasião em que a banda recebeu a última visita de um já debilitado e irreconhecível Syd Barrett (que veio a falecer em 2006).

A Song For Ronnie James – Jorn Lande (Ronnie James Dio)

Simplesmente o tributo definitivo de um discípulo para seu mestre.

E você? Se recorda de alguma outra homenagem desse tipo?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: E você? Se recorda de alguma outra homenagem desse tipo?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da MarshallLindo Demais
Conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall

Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasGuitarras e Baixos
Perguntas e Respostas


Goo336 CliHo Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336