Em cana: bandas que gravaram video clipes em presídios de verdade

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você tem alguma fobia de presídios? Já imaginou como é ficar trancafiado em uma cela, ser um prisioneiro, cumprir pena, pagar pelos crimes que cometeu? É... isso é muito desesperador, tem pessoas que nem imaginam como é o clima dentro de uma penitenciária, e por sentirem pavor, nem sonham em chegar perto de uma. Imagine presenciar uma cena igual a daqueles filmes, que ao ser preso você passa por aquele corredor de celas, cheias de presos te encarando com aquele ar de 'carne nova no pedaço'! Um presídio é um lugar que o criminoso irá pagar o seus pecados, mas também pode ser um cenário de um clipe de heavy metal... porque não?

Metallica: Como seria se tocassem "Moth Into Flame" em 1989?Arte: Quando rockstars encontram as telas e pincéis

Imagem

Uma cadeia enfestada de presos violentos (ou não) é o ambiente perfeito para um clipe de metal. Logicamente, existe toda uma seleção, onde são escolhidas as melhores maneiras para se fazer uma gravação, seja para algum depoimento, um documentário ou até mesmo um video clipe de algum artista. Na realidade foram poucas bandas que intrepidamente consideraram a ideia de gravarem um clipe em um presídio, estando no meio dos presos ou pelo menos em um lugar mais acessível, de acordo com as regras. Com este assunto em mente, selecionamos 4 bandas que gravaram seus video clipes em presídios de verdade.

METALLICA - "St. Anger" e show em presídio na Dinamarca:

Claro que o primeiro nome que vem a cabeça é o Metallica. A banda não tocou apenas uma vez, mas DUAS vezes em presídios. Além do show que fizeram em uma cadeia nos EUA, cujas foram usadas para o video clipe de "St. Anger", a banda foi até a Dinamarca para tocar em um outro presídio em 2012, mas o mesmo estava desativado desde 2006. A tensão foi maior durante as gravações do clipe de "St. Anger": "Foi um dia pesado para todos", declarou o porta-voz da gravadora Elktra Records, Joel Amsterdam. "A música fala sobre as maneiras boas e ruins de liberar sua raiva, e o que pode acontecer com você, caso não faça isso corretamente. É o tipo de canção perfeita para tocar para os prisioneiros".

Clipe de "St. Anger":

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Video de "Enter Sandman" gravado em presídio desativado na Dinamarca:

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

BELLA UTOPIA - "Dilema do Prisioneiro":

No nosso time também tivemos uma banda nacional que se aventurou em um complexo penitenciário. Foi no CPP de Goiânia que a banda Bella Utopia gravou o seu video clipe para a faixa título do álbum "Dilema do Prisioneiro". A intenção da banda era de tocar com a presença dos presos, mas não foi possível. A idéia partiu da vocalista do grupo, Isabela Eva: "O sistema penitenciário do Brasil é algo que sempre me chamou atenção. Desde quando morava em Brasília e por alguns trabalhos de cinema, vi todo esse universo. Quando escolhi esse tema para o CD, queria, desde o começo, que tivéssemos a chance de realmente ver de perto o sistema penitenciário daqui. Fiz um trabalho prévio de visita à CPP e a uma outra delegacia, onde chegamos a fazer as fotos da banda dentro das celas".

Imagem

FERNANDO CESTER - "Estreito ou Largo":

O cantor gospel Fernando Cester levou um pouco de rock gospel para a penitenciária José Parada Neto em Guarulhos. O video começa com um depoimento de um detendo seguido pela banda tocando em uma área de lazer dos presos. Fernando comentou sobre o video clipe: "Quis que fosse real. A ideia do clipe é mostrar que a vida é preciosa demais para você tomar decisões que vão te fazer andar pra trás e que as consequências podem ser pesadas."

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

SLAYER - "Repentless"

O clipe de "Repentless" do Slayer, filmado no presídio feminino Sybyl Brand em Los Angeles, custou muito trabalho e esforço de todos os envolvidos. Dirigido por BJ McDonnell, as gravações levaram oito horas e foram conduzidas sob um calor de quase 40 graus. Esse é o primeiro clipe dirigido por McDonnell, que dirigiu o filme "Terror No Pântano 3". O video clipe mostra um cenário de massacre entre os presidiários. O video é violento, com cenas perturbadoras como a de um detendo sendo degolado, tudo regado a muito sangue. O video também conta com a participação do ator Danny Trejo, conhecido por filmes como "Machete" e "Con Air: A Rota da Fuga".

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Se conhece mais alguma que ficou de fora desta pequena lista, fique à vontade para indicar nos comentários.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Metallica
Como seria se tocassem "Moth Into Flame" em 1989?

Azry: tocando Metallica aos cinco anos de idadeMetallica: uma divertida compilação de Hetfield dizendo "no"Metallica: banda leva 200 mil pessoas em três shows no MéxicoTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Misfits
Doyle queria que Lars processasse a Internet

Metallica
Tom Araya, do Slayer, critica o "Death Magnetic"

Tina S
Um cover magistral de Master Of Puppets aos 16 anos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 21 de setembro de 2015

Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Slayer"

Arte
Quando rockstars encontram as telas e pincéis

Megadeth
"Nós éramos os reais bad boys", diz Mustaine

Metallica: "'St. Anger' foi um ponto baixo", diz HetfieldAve, Satan!: As dez melhores músicas sobre o InfernoAndre Matos: "Fui praticamente coagido a ser vocal do Viper!"Black Sabbath: Tony Iommi conta como surgiu a canção "Changes"Dave Grohl: Top 10 das músicas em que ele descasca a bateriaSammy Hagar: "O Van Halen deu um grande salto comigo"

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online