Whiplash.NetMenuBuscaReload

Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Tiago Abreu
Enviar correções  |  Comentários  | 

O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é um conjunto de condições psicológicas, que abrange vários níveis e síndromes. Uma delas é a Síndrome de Asperger, geralmente considerada como um autismo mais leve, em que o indivíduo desenvolve normalmente a fala, possui inteligência normal ou acima da média, mas possui várias dificuldade, principalmente de socialização, além de um evidente interesse por assuntos restritos.

No rock, há algumas personalidades que se assumiram como autistas, principalmente Asperger's. Há outros músicos que, no entanto, se especula que sejam portadores.

Craig Nicholls (VINES)

O vocalista do VINES, Craig Nicholls, foi diagnosticado com a SA após uma série de problemas comportamentais no palco. Em 2003, Patrick Mathews, baixista do grupo, foi agredido por Craig durante um show quando uma das cordas de seu baixo quebrou. Desde então, ocorreram outros incidentes, como ofensas ao próprio público por conta de barulho (alguns autistas possuem sensibilidade auditiva). Seu colega de banda, que mais tarde deixou-a pelos vários incidentes, disse à Folha em 2004: "Aquela briga de Boston não foi a primeira e nem vai ser a última. Mas ele não vive sem mim. Sou o ponto de equilíbrio dele. Na verdade, sou o único que suporta ele". No mesmo ano, o músico foi diagnosticado.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Travis Meeks (DAYS OF THE NEW)

Travis Meeks, vocalista do DAYS OF THE NEW foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger. O músico, fundador da banda é multi-instrumentista e alcançou sucesso logo nos primeiros lançamentos, em que sua banda abriu eventos para o METALLICA e Jerry Cantrell (ALICE IN CHAINS).

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GARY NUMAN

Um dos principais representantes da New Wave, GARY NUNAN foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger durante os anos 2000, quando o diagnóstico passou a ser popularizado. O músico afirma que, quando criança, por conta de seu isolamento passou por um psicólogo infantil, que cogitou o fato de Gary ser autista, no entanto, seus pais não se agradaram e menosprezaram as palavras do médico. O músico possui dificuldade para estabelecer contato visual.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Mesmo assim, há outros músicos pelos quais especula-se terem Asperger.

SYD BARRETT (PINK FLOYD)

O caso de Syd, mesmo depois de sua morte, é de extrema discussão. Alguns integrantes do PINK FLOYD, como ROGER WATERS afirmam que o caso do músico era esquizofrenia. DAVID GILMOUR, por sua vez, diz que o uso de drogas pelo cantor pode ter sido um catalisador para o declínio de seu estado mental, provavelmente uma epilepsia. Enquanto isso, um ex-amigo do cantor disse que Syd parecia estar mais deprimido do que necessariamente "louco".

Imagem

Por outro lado, a irmã do músico disse, em uma entrevista, que Syd era sinestésico. Após ser expulso do PINK FLOYD, Syd teve uma carreira solo curta, e viveu o restante dos seus anos recluso, vivendo de pagamentos de royalties e produzindo sua arte em casa. Em 1975, esteve durante as gravações de "Wish You Were Here". Durante esta época, Nick Mason diz em sua biografia que Syd estava muito diferente e aparentemente querendo voltar para a banda.

Em alguns fóruns no estrangeiro, Syd é especulado como um portador da Asperger pelo seu distanciamento do público e pelas amizades superficiais que tinha, além do explícito e surpreendente talento. Outra evidência geralmente argumentada é como o cantor tornou-se errático a partir que a banda passou a viajar muito para fazer shows. A esquizofrenia com o uso de LSD nunca foi provada cientificamente, o que se torna um ponto de controvérsia acerca da real doença de Syd difundida, além da afirmação dos integrantes da banda que, mesmo antes das drogas, Barrett tinha suas peculiaridades.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

BOB DYLAN

A especulação de que BOB DYLAN seja autista não é recente, mas nunca foi confirmada pelo cantor, pelo intenso foco em sua arte e sua personalidade excêntrica, principalmente pelas respostas estranhas em entrevistas (pessoas com Asperger geralmente interpretam frases no sentido literal).

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias da seção Curiosidades

Todas as matérias sobre "Pink Floyd"Todas as matérias sobre "Vines"Todas as matérias sobre "Days Of The New"Todas as matérias sobre "Bob Dylan"

Guitarristas
Os dez mais ricos do Reino Unido em 2017

Beavis and Butt-Head: assista vídeos legendados em PortuguêsPink Floyd: dois relançamentos completam reedição em vinilEm 30/11/1979: Pink Floyd lança o clássico The WallSyd Barrett: A biografia do gênio que fundou o Pink FloydPink Floyd: banda-tributo lança álbum de material próprioTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Charges
O que diriam as capas clássicas se pudessem falar

B.B.King
Algumas colaborações roqueiras do lendário bluesman

Autismo
Rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo

Esquire
Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin

Metallica
Lars Ulrich: "St. Anger será o nosso Born Again!"

Yngwie Malmsteen
Temperamento destruiu sua carreira, diz Vescera

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 04 de abril de 2015
Post de 13 de abril de 2015
Post de 17 de abril de 2015

Sobre Tiago Abreu

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online