O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2024
Curiosamente, ao contrário de Jon Lord e Jon Bon Jovi, David Gilmour realmente possui Jon em seu nome de batismo: é seu nome do meio. Nome, aliás, é um tema sensível para o guitarrista do Pink Floyd — e não é de hoje.
Já nos anos 90 li em uma revista de rock uma entrevista com ele onde o jornalista contou que foi advertido por um de seus assessores a não chamá-lo de Dave. Em entrevista de 2006 para a revista Q, Gilmour confirmou essa história.
"Nunca gostei [do apelido Dave] e nunca o usei. Algumas pessoas parecem pensar que eu mudei [meu nome de Dave para David com o passar do tempo], mas é impossível achar um disco do Pink Floyd desde [minha entrada para a banda em] 1968 em que eu tenha usado [o nome] Dave. Eu adoro o nome David, odeio o nome Dave. Não me sinto como Dave".
Apesar disso, se você reparar, é raro ver uma entrevista de Roger Waters em que ele não se refira a seu ex-colega como Dave. Será que ele faz isso de forma inocente ou faz propositalmente por saber que o irrita?
No auge do Pink Floyd, David Gilmour ficou próximo do tecladista Richard Wright, e eles mantiveram a amizade até a morte do segundo, em 2008. Mesmo assim, em entrevista de 2001, Wright se referiu a David como Dave (e mais de uma vez) ao falar do "The Dark Side of the Moon".
"'Dark Side of The Moon' foi [a época] em que estávamos trabalhando juntos. Sempre considerei a melhor música do Floyd [surgiu] quando [a banda] era uma combinação de Dave, eu e Roger compondo juntos. Obviamente, tem música que nem eu, nem Dave escrevemos, mas, basicamente, só o fato de estarmos no estúdio tocando juntos [bastava]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps