O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2024
Curiosamente, ao contrário de Jon Lord e Jon Bon Jovi, David Gilmour realmente possui Jon em seu nome de batismo: é seu nome do meio. Nome, aliás, é um tema sensível para o guitarrista do Pink Floyd — e não é de hoje.
Já nos anos 90 li em uma revista de rock uma entrevista com ele onde o jornalista contou que foi advertido por um de seus assessores a não chamá-lo de Dave. Em entrevista de 2006 para a revista Q, Gilmour confirmou essa história.
Pink Floyd - Mais Novidades
"Nunca gostei [do apelido Dave] e nunca o usei. Algumas pessoas parecem pensar que eu mudei [meu nome de Dave para David com o passar do tempo], mas é impossível achar um disco do Pink Floyd desde [minha entrada para a banda em] 1968 em que eu tenha usado [o nome] Dave. Eu adoro o nome David, odeio o nome Dave. Não me sinto como Dave".
Apesar disso, se você reparar, é raro ver uma entrevista de Roger Waters em que ele não se refira a seu ex-colega como Dave. Será que ele faz isso de forma inocente ou faz propositalmente por saber que o irrita?
No auge do Pink Floyd, David Gilmour ficou próximo do tecladista Richard Wright, e eles mantiveram a amizade até a morte do segundo, em 2008. Mesmo assim, em entrevista de 2001, Wright se referiu a David como Dave (e mais de uma vez) ao falar do "The Dark Side of the Moon".
"'Dark Side of The Moon' foi [a época] em que estávamos trabalhando juntos. Sempre considerei a melhor música do Floyd [surgiu] quando [a banda] era uma combinação de Dave, eu e Roger compondo juntos. Obviamente, tem música que nem eu, nem Dave escrevemos, mas, basicamente, só o fato de estarmos no estúdio tocando juntos [bastava]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


