Resenha - Made In Europe - Deep Purple

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Made In Europe - Deep Purple


  | Comentários:

Em 2012, todos nós apaixonados pelo Rock N' Roll lemos ou assistimos mais uma daquelas notícias que detestamos demais... A de quando um excelente artista nos deixa. Jonathan Douglas "Jon" Lord lendário tecladista do banda Deep Purple, faleceu dia 16/07/2012.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
É difícil aceitar que todos aqueles que nós ouvimos em nossos discos, todos aqueles que acompanhamos em tours mundiais e shows maravilhosos, um dia sem mais nem menos nos deixam e nos fazem sentir o peso do tempo sobre todos nós. Esta resenha eu escolhi não só como homenagem a Jon, mas escolhi também falar sobre um disco do Purple que eu tenho como um dos mais legais. Um disco diferente e que acredito as vezes não ter a merecida atenção a qual lhe é merecida. O excelente 'Made In Europe' que conta com canções dos discos 'Burn' - (1974) e 'Stormbringer' - (1974).

Este disco apresenta a banda em sua formação antes do "fim" no final dos 70's com o seguinte line-up: um desconhecido David Coverdale (Vocal), Ritchie Blackmore (Guitarras), Glenn Hughes (Baixo / Vocal), Jon Lord (Teclado) e Ian Paice (Bateria). Por mais que o disco seja curto (5 faixas ao todo) a banda vai bem longe em 'jams' sobrenaturais como "You Fool No One" onde o já saudoso Lord ganha os holofotes no decorrer dos 16 minutos de canção, "Mistreated" que conta com uma interpretação maravilhosa de Coverdale junto aos solos de Blackmore, além de um medley com "Rock Me Baby" um Blues clássico na voz de B.B. King.

Enquanto as duas faixas já citadas seguem uma linha mais técnica, a clássica "Stormbringer" e a furiosa e subestimada "Lady Double Dealer" são Hard Rocks de primeiríssima qualidade com riffs certeiros. Esta última nunca mais vi ser tocada em canto nenhum sem ser neste disco. Acredito que a banda poderia ter aproveitado mais músicas desta fase da banda mesmo no retorno de Ian Gillan em 'Perfect Strangers' - (1984).

Faltou uma não? Com certeza... Mas é que "Burn" merece um destaque especial, principalmente pelo solo de teclado antológico de Lord, que serve de ponte para Ritchie Blackmore fazer bonito. Confesso que 'Made In Europe' não é o favorito de muitos fãs do Purple (90% prefere o 'Made In Japan'), mas sempre foi um disco que curti muito! Um disco que mostra a banda em uma roupagem totalmente diferente de álbuns como 'In Rock' - (1970), 'Fireball' - (1971) e 'Machine Head' - (1972), testando novos horizontes musicais. Outro que lhes recomendo desta fase é o sensacional 'Come Taste The Band' - (1975) que conta com o também falecido Tommy Bollin.

Descanse em paz Jon! Será sempre lembrado!

TRACKLIST:

01. "Burn" - (7:32)
02. "Mistreated" / "Rock Me Baby" - (11:32)
03. "Lady Double Dealer" - (4:15)
04. "You Fool No One" - (16:42)
05. "Stormbringer" - (5:38)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Deep Purple"

Steve Morse: "eu tinha uma ligação intensa com Jon Lord"
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Kiss: banda mandando "Smoke on the Water" em Meet & Greet
Deep Purple: trailer da edição deluxe de "Made In Japan"
Deep Purple: veja trailer da edição de 40 anos do Made In Japan
Backstage: programa sorteia ingressos para show de Doro em SP
Separados no nascimento: Ian Gillan e Bill Murray
Jon Lord: revelados detalhes do livro biográfico de fotos
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
Deep Purple: Os 40 anos de lançamento do "Burn"
Em 15/02/1974: Deep Purple lança o clássico Burn
Deep Purple: A história de "Mary Long"
Deep Purple: novo "Made in Japan" em 3 CDs ou nove LPs
Backstage: celebrando 40 anos do álbum "Burn", do Deep Purple

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Matheus Cavalheiro

Matheus Cavalheiro é mega-fanzaço não só de Rock N´ Roll mas da boa música em geral. Curte desde Marvin Gaye e Miles Davis até Slayer e Alice In Chains, afinal a música é excelente em diversos aspectos! É o dono do canal Café Cavalheiro no YouTube.

Mais matérias de Matheus Cavalheiro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas