O inusitado assunto que Max Cavalera puxou com temido Ritchie Blackmore para quebrar o gelo
Por André Garcia
Postado em 27 de março de 2024
Sempre trajado de preto e de cara fechada, o sisudo Ritchie Blackmore é lendário tanto como guitarrista quanto por ser uma das pessoas de mais difícil trato no mundo do rock. Com uma fama dessas, não é de se espantar que muitos quando estão diante dele se sintam intimidadas demais para abrir a boca, mas o que se aplica aos outros geralmente não se aplica a Max Cavalera.
Deep Purple - Mais Novidades
Quando ele ainda era vocalista do Sepultura, realizou o sonho de estar diante de Blackmore — que ele incluiu em sua lista para a Guitar World de 10 músicos que moldaram seu som.
"É provável que seja algo bem óbvio, mas eu adoro o Deep Purple. Eles são muito subestimados no metal — era para estarem no mesmo patamar do [Black] Sabbath e do [Led] Zeppelin. Pega as primeiras músicas, como 'Hush', que soa anos 60; depois você pega 'Smoke On The Water', que provavelmente tem o riff mais conhecido de todos os tempos. É o primeiro que a gente aprende. Ritchie [Blackmore] era especial porque combinava a música sinfônica clássica que aprendeu com Beethoven e o rock pesado. Tem um vídeo muito legal chamado Deep Purple Doing Their Thing, você pode assistir no YouTube. É um show ao vivo que Ritchie está simplesmente destruindo!"
A seguir, Max relembrou o inusitado dia em que conheceu Blackmore:
"Eu conheci ele na época do Sepultura. No começo, a gente estava num círculo com um monte de gente, e ele não estava a fim de falar com ninguém; mas foi só perguntar 'Você curte futebol?' que ele disse 'Sim, chega aí!', e me levou para o canto do bar. Conversamos por duas horas! Sempre que alguém se aproximava para encher o saco dele, ele 'Saia daqui! Estou conversando com Max sobre coisas sérias. Deixem-nos em paz!' Conversamos sobre futebol brasileiro e futebol inglês, coisas como David Beckham e Manchester United. Foi uma experiência louca que jamais me esquecerei. Os caras da banda ficaram com inveja, perguntando como eu consegui aquilo. É só chegar no cara e falar de futebol!"
A lista completa de músicos que moldaram o som do velho Max é:
Eddie Van Halen
The Edge (U2)
Link Wray
Fast Eddie Clarke (Motörhead)
Chuck Schuldiner (Death)
Ritchie Blackmore (Deep Purple)
Bob Marley
David Gilmour (Pink Floyd)
Johnny Ramone (Ramones)
Tony Iommi (Black Sabbath)
Após nascer nos anos 70 e se consolidar na década seguinte, o heavy metal entrou na última década do século XX dando sinais de desgaste e sendo contestado pelo grunge. Enquanto Iron Maiden e Judas Priest perdiam seus vocalistas, chegaram para salvar o dia bandas como Pantera e Sepultura, que renovavam o metal de uma forma ainda mais visceralmente pesada.
Dessa forma, em meados dos anos 90, Max Cavalera já dividia espaço nas revistas de rock com Dimebag Darrell e Zakk Wylde. Com o passar do tempo, ele foi formando banda atrás de banda reconhecida pelo meio do metal pesado, se firmando como uma das maiores autoridades do mundo nesse quesito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio


A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A reação empolgada de Joe Satriani ao tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês


