Matérias Mais Lidas


Iron Maiden: A passagem da rudeza às pedras polidas

Resenha - Soundhouse Tapes - Iron Maiden

Por Paulo Severo da Costa
Postado em 06 de julho de 2012

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Antes da Internet, "velhos" de trinta e cinco anos como eu, dependiam de duas coisas para ter acesso a certas preciosidades: dinheiro ou sorte. Singles, versões ao vivo, vídeos de shows clássicos, resenhas de LESTER BANGS, demos e outras "pequenas alegrias" eram raridades disputadas no tapa. As publicações - salvo honrosas exceções, como as edições especiais da SOMTRÊS e da BIZZ e alguns fanzines - se limitavam à música pop e outras chatices.

Iron Maiden - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Em um desses raros momentos, li uma resenha a respeito de "The Soundhouse Tapes", o EP que primeiro registrou o som do IRON, antes de sua homônima estréia em estúdio. Gravado em dezembro de 1978 nos estúdios Spaceward, em Cambridge, "Soundhouse" foi lançado em novembro do ano seguinte. Originalmente registrado com quatro faixas ("Strange World" - aparentemente recusada por falta de qualidade - também estava no track list original e aparece como bônus em versões posteriores), o EP foi lançado com três canções e entregue ao Dj NEAL KAY – fato definitivo na história da banda, uma vez que essa circunstância fez o MAIDEN ser apresentado a ROD SMALLWOOD - que todo fã da banda sabe quem é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Muito bem: sabe aquele som que você conhece dos discos do MAIDEN, com guitarras "gêmeas" bem trabalhadas, vocais brilhantes, bateria impecável? Então esqueça! O buraco aqui é bem mais embaixo: o disco foi gravado com apenas um guitarrista- DAVE MURRAY - ADRIAN SMITH foi convidado para ingressar em dezembro de 79, depois da gravação do EP, mas declinou, e no seu lugar entraria DENNIS STRATTON -, o que resulta em uma sonoridade bem diferente daquela que caracterizou a banda depois. No vocal, PAUL Di´ANNO mostrava apenas rudimentos do excelente vocalista que viria se tornar posteriormente; na bateria DOUG SAMPSON - CLIVE BURR só entraria no final de 1979 - e claro, STEVE HARRIS no baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"The Soundhouse" é tão cru quantos os registros punks da época: "Iron Maiden" é "pedra bruta" até dizer chega - introduzida pela solitária guitarra de MURRAY, seu refrão parece algo saído de "Never Mind The Bollocks", tamanha sua "secura" - diferente, mas excelente!!

Na sequência, "Invasion", mostra um pouco mais da faceta metal que caracterizaria a banda; a faixa é uma "coluna" de distorção, com excelente solo de guitarra, repleto de notas modificadas – cortesia das boas alavancadas de MURRAY.

O mesmo não se pode afirmar da desafinadíssima introdução de "Prowler" onde, sinceramente não dá para entender o que MURRAY fez ali. No entanto, na continuidade da faixa só se ouvem acertos, onde se destaca a bateria super bem conduzida - ainda que baixa demais na mixagem - de SAMPSON.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Resumo da ópera: se você é fã da banda você TEM que ouvir esse registro - que mostra a passagem da rudeza às pedras polidas que viriam nos anos seguintes. Agora se você não é fã da banda tudo bem - uma hora dessas, você não está nem lendo esse texto mesmo.

Track list:

1. "Iron Maiden"
2. ."Invasion"
3. "Prowler"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



The Soundhouse Tapes: a mal contada história do Iron Maiden

Paul Cairns: a história do guitarrista de "The Soundhouse Tapes"

Iron Maiden: Como reconhecer o Soundhouse tapes original?


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected].
Mais matérias de Paulo Severo da Costa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS