Resenha - Soundhouse Tapes - Iron Maiden

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Soundhouse Tapes - Iron Maiden


  | Comentários:

Antes da Internet, “velhos” de trinta e cinco anos como eu, dependiam de duas coisas para ter acesso a certas preciosidades: dinheiro ou sorte. Singles, versões ao vivo, vídeos de shows clássicos, resenhas de LESTER BANGS, demos e outras “pequenas alegrias” eram raridades disputadas no tapa. As publicações - salvo honrosas exceções, como as edições especiais da SOMTRÊS e da BIZZ e alguns fanzines - se limitavam à música pop e outras chatices.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em um desses raros momentos, li uma resenha a respeito de “The Soundhouse Tapes”, o EP que primeiro registrou o som do IRON, antes de sua homônima estréia em estúdio. Gravado em dezembro de 1978 nos estúdios Spaceward, em Cambridge, “Soundhouse” foi lançado em novembro do ano seguinte. Originalmente registrado com quatro faixas (“Strange World” - aparentemente recusada por falta de qualidade - também estava no track list original e aparece como bônus em versões posteriores), o EP foi lançado com três canções e entregue ao Dj NEAL KAY – fato definitivo na história da banda, uma vez que essa circunstância fez o MAIDEN ser apresentado a ROD SMALLWOOD - que todo fã da banda sabe quem é.

Muito bem: sabe aquele som que você conhece dos discos do MAIDEN, com guitarras “gêmeas” bem trabalhadas, vocais brilhantes, bateria impecável? Então esqueça! O buraco aqui é bem mais embaixo: o disco foi gravado com apenas um guitarrista- DAVE MURRAY - ADRIAN SMITH foi convidado para ingressar em dezembro de 79, depois da gravação do EP, mas declinou, e no seu lugar entraria DENNIS STRATTON -, o que resulta em uma sonoridade bem diferente daquela que caracterizou a banda depois. No vocal, PAUL Di´ANNO mostrava apenas rudimentos do excelente vocalista que viria se tornar posteriormente; na bateria DOUG SAMPSON - CLIVE BURR só entraria no final de 1979 - e claro, STEVE HARRIS no baixo.

“The Soundhouse” é tão cru quantos os registros punks da época: “Iron Maiden” é “pedra bruta” até dizer chega - introduzida pela solitária guitarra de MURRAY, seu refrão parece algo saído de “Never Mind The Bollocks”, tamanha sua “secura” - diferente, mas excelente!!

Na sequência, “Invasion”, mostra um pouco mais da faceta metal que caracterizaria a banda; a faixa é uma “coluna” de distorção, com excelente solo de guitarra, repleto de notas modificadas – cortesia das boas alavancadas de MURRAY.

O mesmo não se pode afirmar da desafinadíssima introdução de “Prowler” onde, sinceramente não dá para entender o que MURRAY fez ali. No entanto, na continuidade da faixa só se ouvem acertos, onde se destaca a bateria super bem conduzida - ainda que baixa demais na mixagem - de SAMPSON.

Resumo da ópera: se você é fã da banda você TEM que ouvir esse registro - que mostra a passagem da rudeza às pedras polidas que viriam nos anos seguintes. Agora se você não é fã da banda tudo bem - uma hora dessas, você não está nem lendo esse texto mesmo.

Track list:

1. "Iron Maiden"
2. ."Invasion"
3. "Prowler"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas