Resenha - Laser Pack - Amorphis

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Laser Pack - Amorphis


  | Comentários:

Tem coisas que valem a pena, e muito, serem divulgadas. Um bom exemplo é que a Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br) brinda os fãs de música extrema com pacotes especiais, os Laser Packs, compostos por títulos de determinado artista/banda em uma embalagem só. Dessa forma, economiza-se muito mais e não precisa pagar o frete ao adquirir um desses materiais. Para quem curte boa música, fica a dica para este fim de ano, ainda mais embalada pela notícia de que o grupo virá tocar no Brasil no dia 5 de fevereiro de 2012. Fiquem espertos! A banda em questão é a finlandesa Amorphis, com mais de duas décadas de existência. No caso, o pacote vem com os CDs “Skyforger” (2009), “Magic & Mayhem – Tales from the Early Years” (2010) e “The Beginning of Times” (2011), além do incrível box com DVD duplo/CD duplo “Forging the Land of Thousand Lakes” (2010). E já fica o aviso: o adjetivo “beleza” e seus derivados serão exaustivamente usados nesse especial. Em comum, os três CDs possuem capas e encartes fantásticos, além do capricho e cuidados extremos com suas gravações, todas com uma qualidade sonora impressionante. Além disso, a melancolia também faz parte dos álbuns, depressivos e belos ao mesmo tempo. No geral, o pessoal opta por canções lentas e bastante densas, marcadas por certa obscuridade. Por fim, os três discos contam com faixas bônus. Boa! E o som desses caras é hoje difícil de definir. Uma mistura de heavy, death, doom, progresssivo e outras vertentes do metal. Ouçam, abram a mente e deixem entrar toda a magistralidade de cada trabalho.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Amorphis – Skyforger
Laser Company – 2009 – Finlândia

Lindo. A começar pela grandiosa “Sampo”, cujas melodias e o refrão são absolutamente grudentos. O CD, de forma geral, é bastante trabalhado e melódico, com um equilíbrio entre os instrumentos de cordas e o teclado.

Quando parece que a coisa não teria mais tanta qualidade ao longo do play, a surpresa é que o nível permanece o mesmo, sempre alto. E o vocal versátil de Tomi Joutsen é qualquer coisa de formidável. O cara apresenta um belo timbre, tanto no vocal limpo, quanto no gutural. Aliás, não daria nem para dizer que os dois tipos de voz são feitos pela mesma pessoa, impressionante!

Além da faixa de abertura, destacam-se também “From the Heaven of My Heart”, a faixa-título e “From Earth I Rose”, cuja profundidade do solo arrepia. Maravilhosas!

Imagem
Amorphis - Magic & Mayhem – Tales from the Early Years
Laser Company – 2010 – Finlândia

A pegada desse aqui é na linha death metal mais agressiva e extrema, por razões óbvias: o disco é na realidade uma compilação com composições dos três primeiros álbuns da Amorphis, que celbrou vinte anos de existência com esse registro (e com o box, resenhado adiante). Todas as faixas foram rearranjadas e regravadas.

Os vocais são praticamente todos guturais, como era no início de tudo. Aliás, o clima nesse trabalho é bastante intenso, nessa espécie de volta às raízes.

A faixa “Vulgar Necrolatry” é a mais violenta e conta com um blast beat que surpreende e destoa do restante do material. Isso não acontece à toa. Trata-se de um cover da Aborrhence, banda montada nos primórdios da Amorphis.

Além dela, “On Rich and Poor” apresenta um riff hipnotizante da metade para o final. E “The Castaway” também é de matar. Bem empolgante e por que não, muito poderosa.

“The Sign from the North Side” apresenta um peso absurdo, talvez a mais death metal old school do play. E a clássica “Against Widows” também é outro grande momento do trabalho. Os riffs são marcantes!

E para fechar, a versão de “Light My Fire”, cover da Doors, ficou no mínimo curiosa. O vocal gutural permaneceu, e a boa produção faz com que, na realidade, a música dificilmente lembre a original. Apesar da estranheza, certamente é uma boa faixa e uma forma divertida de fechar “Magic & Mayhem – Tales from the Early Years”.

Imagem
Amorphis - The Beginning of Times
Laser Company – 2011 - Finlândia

Como falar desse trabalho aqui, sem soar repetitivo no que já foi apresentado acima? Bom, entre as diferenças, esse aqui tem uma veia levemente menos agressiva. E é preciso voltar a falar do encarte: o pessoal se superou! Nada mais a declarar.

Aqui, perfeccionismo parece ser a palavra de ordem: a faixa de abertura – “Battle for Light” - é uma das mais pegajosas (no bom sentido) da discografia da banda. Lindíssima! Aliás, com toda a sinceridade: uma das mais bonitas que já ouvi na vida. Tem uma melodia que não sai da cabeça.

Logo depois, outra beleza, bem puxada para o heavy metal, é “Mermaid”. E seu solo de teclado, apesar de curto, chama a atenção pela timbragem bastante próxima à das guitarras.

Agora, a preciosidade é “Soothsayer”, com vocais femininos de Netta Dahlberg, que criam uma atmosfera quase agonizante para o som. Fechando esse disco espetacular, a faixa bônus “Heart’s Song” mostra toda a proeza e capacidade de Joutsen explorar suas habilidades vocais. O cara canta muito nessa música! Simplesmente um final brilhante.

Imagem
DVD – Amorphis - Forging the Land of Thousand Lakes
Laser Company – 2010 - Finlândia

Ufa, e depois de tanta coisa boa, agora vem uma melhor ainda: o box “Forging the Land of Thousand Lakes”! E é bom começar pela capa que, novamente, é de uma beleza e tanto. O livreto que acompanha o material também é de impressionar, tanto pela formosura, quanto pela qualidade do papel, sempre luxuoso, quando se trata de Laser Company.

O show, gravado em Oulu, na Finlândia, conta com uma textura de imagem fantástica e no geral, a cor púrpura domina o palco com uma iluminação incrível. E a coisa fica ainda melhor com o som, que é cristalino. Enfim, na parte técnica, é tudo de um preciosismo bastante oportuno. Os enquadramentos também são bastante caprichados.

E o show, com mais de uma hora e meia de duração, é perfeito, como não poderia deixar de ser. Afinal, é um registro para comemorar os vinte anos de Amorphis. Tomi Joutsen (vocal) agita com aquela cabeleira longuíssima, não perde o fôlego um minuto sequer e ao vivo, domina como poucos sua voz, que oscila da limpa para a gutural de forma esplendorosa. É o destaque da apresentação. Mas o restante dos músicos, competentíssimos, executam as composições com maestria, mesmo sem agitar tanto quanto Joutsen.

Na pegada melancólica que o grupo segue, tudo causa admiração nesse vídeo. Impossível, portanto, destacar uma ou outra canção. E a afirmação a seguir é mais do que justa: um dos mais belos shows de metal já gravados.

O segundo disco (é um DVD duplo, lembram?) também é de tirar o fôlego. A apresentação no Summer Breeze Open Air 2009 é até mais intensa do que a do show principal! E quer saber? Se estivessem no mesmo DVD e não tivessem algumas músicas repetidas, daria para dizer inclusive que eram de uma apresentação só, dada a qualidade e o cuidado com a produção.

E depois de devorar mais uma performance no palco, é hora do material bônus, que começa com um documentário sobre as duas décadas de existência da banda. Ah, sim, tudo devidamente legendado em português!

O melhor de tudo é ver que o material foi cuidadosamente preparado, todo requintado e lotado de imagens e fotos antigas. Obviamente que isso torna o vídeo muito mais atrativo. E tirando uns errinhos de gramática das legendas, está tudo ok!

Os membros e ex-membros contam detalhadamente toda a trajetória da banda, uma das pioneiras do metal extremo da Finlândia. São histórias narradas disco a disco!

Nos depoimentos, o pessoal é bastante maduro e sincero, reconhecendo suas qualidades e defeitos. Isso torna o material ainda mais rico e até mesmo recomendado para fãs de metal em geral, e não somente da Amorphis.

Na sequência, tem uma enxurrada de clipes de lambuja: treze vídeos, para o deleite dos fãs. Os dois últimos são na realidade uma versão ao vivo de “My Kantele”, seguida de uma breve entrevista com a Amorphis.

E fechando esse grandioso material, uma galeria de fotos para a posteridade. Ah, e quase esquecendo: o conteúdo do CD duplo do box é o áudio do show de Oulu, ok?

A Amorphis, mesmo com suas mudanças de estilo durante a carreira, não precisa provar nada para ninguém. Esse material, de valor muito grande para a música, mostra o quão belo pode ser o metal extremo. Tudo perfeito!

http://www.amorphis.net

Amorphis – Skyforger
Laser Company – 2009 – Finlândia

1. Sampo 06:08
2. Silver Bride 04:13
3. From the Heaven of My Heart 05:20
4. Sky is Mine 04:20
5. Majestic Beast 04:19
6. My Sun 04:04
7. Highest Star 04:44
8. Skyforger 05:15
9. Course of Fate 04:15
10. From Earth I Rose 05:04
11. Godlike Machine

Amorphis - Magic & Mayhem – Tales from the Early Years
Laser Company – 2010 – Finlândia
1. Magic And Mayhem 05:22
2. Vulgar Necrolatry (Abhorrence cover) 04:43
3. Into Hiding 03:52
4. Black Winter Day 03:54
5. On Rich and Poor 05:23
6. The Exile of the Sons of Uisliu 03:56
7. The Castaway 05:55
8. Song of the Troubled One 04:13
9. The Sign from the North Side 05:03
10. Drowned Maid 04:10
11. Against Widows 04:18
12. My Kantele 06:48
13. Light My Fire (The Doors cover) (2:44)

Amorphis - The Beginning of Times
Laser Company – 2011 – Finlândia

1. Battle for Light 05:35
2. Mermaid 04:24
3. My Enemy 03:25
4. You I Need 04:22
5. Song of the Sage 05:27
6. Three Words 03:55
7. Reformation 04:33
8. Soothsayer 04:09
9. On a Stranded Shore 04:13
10. Escape 03:52
11. Crack in a Stone 04:56
12. Beginning of Time 05:51
13. Heart’s Song

DVD – Amorphis - Forging the Land of Thousand Lakes
Laser Company – 2010 – Finlândia

DVD 1:
Live in Oulu 2009
01. Silver Bride
02. Sampo
03. Towards And Against
04. The Castaway
05. Smithereens / The Smoke
06. Majestic Beast
07. Alone
08. Silent Waters
09. Divinity
10. Elegy Medley
(Against Widows / Cares / On Rich And Poor)
11. From The Heaven Of My Heart
12. Sky Is Mine
13. Magic And Mayhem / Black Winter Day
14. Sign From The North Side
15. House Of Sleep
16. My Kantele

DVD 2:
Summer Breeze Open Air 2009
01. Leaves Scar
02. Towards And Against
03. From The Heaven Of My Heart
04. Against Widows
05. The Castaway
06. Sampo
07. Silver Bride
08. Alone
09. The Smoke
10. My Kantele
11. House Of Sleep
12. Magic And Mayhem

Material Bônus:
- Tales From The 20 Years (documentário)
- Vídeo clipes:
01. Black Winter Day
02. My Kantele
03. Against Widows
04. Divinity
05. Alone
06. Evil Inside
07. House Of Sleep
08. The Smoke
09. Silent Waters
10. Silver Bride
11. From The Heaven Of My Heart
12. My Kantele (Jyrki TV show, 1996)
13. Interview (Jyrki TV show, 1996)
- Galeria de fotos

CD 1 – Live in Oulu 2009
(Edição limitada apenas):
01. Silver Bride
02. Sampo
03. Towards And Against
04. The Castaway
05. Smithereens / The Smoke
06. Majestic Beast
07. Alone
08. Silent Waters
09. Divinity

CD 2 – Live in Oulu 2009
(Edição limitada apenas):
01. Elegy Medley
(Against Widows / Cares / On Rich And Poor)
02. From The Heaven Of My Heart
03. Sky Is Mine
04. Magic And Mayhem / Black Winter Day
05. Sign From The North Side
06. House Of Sleep
07. My Kantele

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Amorphis"

Separados no nascimento: Falcão e Tomi Joutsen
Amorphis: prêmio "Melhor álbum" pela Metal Hammer
Amorphis: os finlandeses são sempre dignos de elogios
Amorphis: confira o vídeo de "The Wanderer"
Amorphis: ainda uma das mais diferenciadas da cena metálica atual
Amorphis: assista ao clipe da faixa "Hopeless Days"
Amorphis: vídeo com letra da música "Enchanted by the Moon"
Amorphis: faixas e arte de novo disco reveladas
Amorphis: conceito e título de novo álbum são revelados
Amorphis: nova música da banda tocada ao vivo
Amorphis: entrevista exclusiva em video na TV Maloik
Separados no nascimento: Jack Sparrow e Tomi Joutsen
Amorphis: o mais gélido verão brasileiro
Amorphis: todas as informações sobre show em São Paulo
Amorphis: o que podemos esperar do show no Brasil?

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas