Pantera: 25 anos do mais refinado poder

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por João Fernandes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 25 de Fevereiro de 1992 era editado um dos mais emblemáticos álbuns de metal da história: "Vulgar Display Of Power".

Blend Guitar: em vídeo, as dez maiores bandas de Heavy MetalEddie Trunk: parem com isto, Lady Gaga não é metal!

Imagem

Em uma entrevista do final dos anos 1991, Philip Hansen Anselmo afirma que o Pantera buscava um som com muita energia e agressão, literalmente um soco na cara. A capa do álbum indicava algo poderoso. E conseguiram. Como classificar um som que parecia uma motoserra desgovernada? Há canções com palhetadas típicas do metal (Regular People), ora downstrokes ou alternate picking (A New Level) aliadas a palm mute. Mas o que realmente chamou a atenção dos headbangers foi o que, posteriormente, foi chamado de "groove": através do uso de slide up e slide down (vide os versos de Mouth for War).

Em sua biografia, Rex Brown afirma que com o Metallica fazendo um som comercial, o Nirvana arrebatando as massas com seu som "grunge", era hora de uma demonstração vulgar de poder. O poder do Pantera. Quando começaram a compor A New Level, havia acordes cromáticos que ainda não haviam usado antes, além do fato de voz do Phil Anselmo começar a ficar mais ríspida (estava ficando mais velho), complementando o que eles queriam fazer.

Naquela época, 25 anos atrás, o heavy metal estava mudando em virtude do movimento "grunge", com bandas modificando seu som para se encaixar nessa tendência. Então o Pantera foi a exceção, sempre editando álbuns cada vez mais agressivos.

Muitos lembram sempre das mais conhecidas, como Mouth for War, A New Level, Walk, This Love e Hostile. Mas pérolas como Rise, No Good (Attack the Radical) e Regular People (Conceit) - um dos melhores solos do album - fazem do Vulgar Display of Power um dos mais importantes do PanterA.

Comente: Quando você ouviu este disco pela primeira vez?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e Metal
Os dez maiores Deuses dos Riffs

Blend Guitar: em vídeo, as dez maiores bandas de Heavy MetalRock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaRock e Metal: os dez músicos mais intimidadoresTodas as matérias e notícias sobre "Pantera"

Dimebag
Mensagem do além em anúncio de série britânica

Pantera
"Cowboys From Hell" em camiseta do "Vulgar Display"?

Loudwire
As várias faces de Phil Anselmo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de fevereiro de 2017

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Pantera"

Eddie Trunk
Parem com isto, Lady Gaga não é metal!

Guns N' Roses
As melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Metal
Você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 2

Cinema: Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 1)Indústria musical: sete coisas que um músico não quer ouvirJá tem 20 anos!: os dez melhores álbuns de metal de 1995Kiko Loureiro: em vídeo, debulhando no solo de "Tornado of Souls"Iron Maiden: de onde vem o amor de Phil Anselmo pela banda?Kiss: Stanley declara não ser gay, Ace admite ter tentado ser bi

Sobre João Fernandes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online