Marduk
Postado em 06 de abril de 2006
O Marduk foi formado em 1990, na Suécia que junto com a Noruega foi berço de dezenas de bandas de Black metal. A banda faz um Black Metal Tradicional, ou seja ,letras pagãs, rostos pintados, vocal urrado com algumas partes graves e instrumental sem recursos sinfônicos, mas com grandes riffs rápidos contrastando com partes mais lentas. O idealizador da banda foi Morgan Hakansson, junto aos amigos formaram uma banda e lançaram uma demo , ironicamente intitulada de "Fuck Me Jesus", a partir deste nome podemos já perceber que esta se trata de uma banda totalmente anti-cristã.
Logo com o lançamento da primeira demo, o Marduk já tinha uma legião de fãs e mesmo sem ainda gravadora, o grupo começa a gravar o primeiro disco. E nesta mesma época a banda começou a fazer vários shows locais em aparições altamente furiosas. O primeiro disco foi lançado em dezembro de 1992, chamado de Dark Endless, este disco foi lançado de forma independente, com o primeiro disco a banda já é consagrada e eles conseguem rapidamente um contrato com o selo francês Osmone e gravam o segundo álbum, initiulado de "Those Of the Unlight", este foi lançado em 93 e a popularidade do grupo cresceu de tal forma que eles iniciaram em 1994 sua primeira turnê pela Europa. Durante a turnê o grupo já grava e lança o terceiro disco "Opus Nocturne".
A primeira mudança na formação foi o vocalista que foi substituído por Erik Hagstedt, o Legion, isto em 1995 e neste mesmo ano é relançada a Demo "Fuck me Jesus", o mini-album, foi proibido em vários paises por causa do nome e também da ilustração da capa que tinha uma mulher masturbando-se com uma cruz.
Após isto, o grupo entra em estudio novamente e lançam "Heaven Shall Burn...When We Are Gathered". No outono de 96, o Marduk realizou a maior excursão até aquele estágio da sua carreira. Durante a tour, um novo mini-album, "Glorification" que chegou ao mercado trazendo uma remixagem de uma das faixas do álbum anterior e covers de Bathory, Piledriver e Destruction. O próximo passo foi tocar mais e mais, reforçando as qualidades das performances ao vivo. O resultado surgiu em 1997, quando o CD ao vivo "Live In Germania" foi lançado. As críticas foram excelentes, provando que o Marduk tinha total capacidade de reproduzir no palco, com a mesma intensidade e feeling, o que fazia em estúdio. Uma tour com o reformado Mayhem aconteceu no lado ocidental da Alemanha, enquanto "Here's No Peace" foi lançado em outubro pelo selo sueco Shadow Records. Para fechar o ano, Hakansson e os seus parceiros dedicaram-se à composição de "Nightwing".
Este disco foi aclamado em 1998 como o melhor que a cena black metal tinha a oferecer dentro da música extrema. Crítica e público aceitaram o album com muito entusiasmo, efetivando o Marduk como um dos melhores dentro do seu estilo. Durante o verão, a banda compôs material para o álbum seguinte, "Panzer Division Marduk". Em outubro e novembro, a banda voltou para a estrada tocando na "The Black Metal Assault Tour", novamente com um ótimo público. A tour de "Panzer Marduk Division" passou pela Escandinávia, Japão e ainda levou o grupo para o palco do Dynamo Open Air, na Holanda.
Outros festivais de menor porte também tiveram a presença do Marduk, que fez ainda uma excursão de sete semanas como headliner por toda a Europa no final do ano. Sem parar, o grupo entrou em estúdio para gravar o mini-CD "Obedience", lançado em março de 2000. No mês seguinte, o Marduk juntou-se ao Deicide e ao Cannibal Corpse para uma curta temporada. Na seqüência, a banda decidiu desligar-se da Osmose e ter seu material negociado diretamente por Hakansson, que desejava melhores condições de trabalho e estrutura para a divulgação do Marduk. Em maio daquele ano, a banda retornou ao México para mais seis shows. Durante o verão europeu vieram vários festivais do Velho Mundo, incluindo o With Full Force e Wacken (ambos na Alemanha), Waldrock (Holanda) e Summer Rock Festival (Hungria).
Ao final do ano 2000 em que completava uma década de existência, o Marduk lançou o duplo ao vivo "Infernal Eternal" e foi para o estúdio Abyss (Suécia) com o renomado produtor Peter Tägtgren para criar "La Grande Danse Macabre", que chegou aos fãs no início de 2001. As comemorações foram coroadas com o licenciamento do novo álbum, de "Obedience" e de "Infernal Eternal" para a Century Media nas Américas do Sul e do Norte.
DISCOGRAFIA:
Fuck Me Jesus (Demo) (1990) relançada em 1995
Dark Endless (1992)
Those Of The Unlight (1993)
Opus Nocturne (1994)
Heaven Shall Burn (1996)
Glorification (Mini-CD) (1996)
Live In Germania (1997)
Nightwing (1998)
Panzer Divison Marduk (1999)
Obedience (Mini-CD) (2000)
Infernal Eternal (Duplo ao vivo) (2000)
La Grande Danse Macabre (2001)
World Funeral (2003)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Guitarrista Tyler Bates deixa a banda de Marilyn Manson
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
Dave Mustaine descarta chamar ex-membros para última tour do Megadeth
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple
O hit de Neil Young que Bob Dylan confessou que odiava: "Soava como eu, mas não era eu"
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam



