O hit de Neil Young que Bob Dylan confessou que odiava: "Soava como eu, mas não era eu"
Por André Garcia
Postado em 26 de julho de 2024
Entre os anos 60 e 80 a música popular chegou a seu auge com o surgimento de personalidades tão influentes que se tornaram mais que um estereótipo, um arquétipo. Entre eles podemos citar Jimi Hendrix, Eddie Van Halen, Bob Marley, Michael Jackson, Sid Vicious… Cada um deles deu origem a um sem-número de imitadores.
Não pode ficar de fora dessa lista também Bob Dylan. Não só sua voz e canto são inconfundíveis e inimitáveis, como também suas composições, além de suas contradições e metamorfoses — uma combinação que já faz mais de meio século que fascina a milhões de pessoas.
No universo do folk rock, em especial, muitos já homenagearam Dylan soando como ele (de Bruce Springsteen e Mark Knopfler a Lou Reed e Patti Smith, passando por John Lennon e David Bowie. Mas nenhum deles conseguiu soar tanto como ele a ponto de o incomodar; esse feito só quem conseguiu realizar foi Neil Young.
O maior hit de Neil Young foi "Heart of Gold", lançada no álbum "Harvest" (1972), e até hoje foi sua única música a chegar ao topo das paradas nos Estados Unidos (país onde residia) e no Canadá (sua terra natal).
Confira abaixo Neil Young tocando "Heart of Gold" em 22 de fevereiro 1971 (apenas duas semanas após ter sido gravada) na BBC Radio Theater, na Inglaterra.
Conforme publicado no YouTube pelo canal @rocknreplay, em entrevista de 1985 Dylan mandou a real sobre o que sentiu em relação àquela canção.
"A única vez que me incomodou que alguém soasse como eu foi quando eu estava morando em Phoenix, Arizona, pelos idos de 1972, e a música que estava fazendo sucesso na época era 'Heart of Gold'. Eu costumava odiar quando ouvia no rádio. Sempre gostei de Neil Young, mas aquilo me incomodou. Eu estava precisando dar um tempo para esquecer de tudo (incluindo eu mesmo). Fui para um lugar tão remoto para isso, aí liguei o rádio e lá estava eu (mas não era eu). Para mim foi como se outra pessoa tivesse pego meu estilo e fugido com ele, sabe? E eu jamais superei isso."
Mais do que a semelhança com seu estilo pessoal, "Heart of Gold" incomodava a Dylan também por ser uma música que ele gostaria de ter composto ele mesmo: "Já que ela soa tanto como eu, ela poderia muito bem ter sido minha".
Segundo o site songfacts, "Heart of Gold" foi gravada logo na primeira sessão de estúdio, em fevereiro de 1971, apenas um dia após o começo da produção. Ela foi gravada em apenas dois takes e, como os músicos de estúdio ainda não tinham se entrosado com Young, o resultado teve uma espontaneidade que agradou tanto a ele que ficou assim."
Outra música de 1972 que parecia tanto Bob Dylan que muitos que ouviram achavam que era ele foi "Stuck In The Middle With You", dos Steelers Wheel. Duas décadas depois, ela virou um hit cult a ser escolhida por Quentin Tarantino para a trilha sonora da cena mais pesada de seu primeiro filme, Cães de Aluguel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps