Matérias Mais Lidas


Por que nunca mudamos o layout do Whiplash.Net?

Na verdade mudamos. Quase toda semana algum pequeno detalhe do layout é ajustado. Basta lembrar que mais de 20 anos atrás o site era programado para resoluções de 640x480, e tinha o background escuro com caveiras. :-) Decidimos no decorrer da história do site fazer apenas pequenas mudanças graduais ao invés de grandes mudanças no layout.

Mas porque não refazer todo o layout com uma versão mais moderna, eficiente para celulares e tablets, mais limpa, etc? Adoraríamos... mas não é fácil como parece. :-)

a) FALTA TEMPO. LAYOUT É SECUNDÁRIO. CONTEÚDO É O PRINCIPAL.

Temos tempo limitado para aplicar no site. E entre cuidar do layout ou cuidar do conteúdo, sempre escolhemos cuidar do conteúdo. O que não significa que não nos preocupamos com o layout. Ele apenas é uma prioridade menor perto do conteúdo. Um fato que sempre levamos em conta é que a maior parte das reclamações sobre o layout vem de pessoas que trabalham com sites ou design e não de usuários. :-)

b) MUDAR O LAYOUT DE UM SITE FEITO EM 1996 NÃO É SIMPLES COMO MUDAR UM LAYOUT NO WORDPRESS.

Whiplash.Net usa um CMS próprio, feito numa linguagem de programação antiga, com urls em um formato próprio. Mudar o layout ou organização do site não é simples como nos frameworks modernos. E mudar o framework não é uma opção. Só quem tem um site com 200 mil matérias cadastradas pode entender as dificuldades disto.

c) AGRADAR A TODOS É DIFÍCIL.

Tão grande quanto a quantidade de sugestões de mudar o layout que recebemos é a quantidade de opiniões completamente diferentes sobre como esta mudança deve ser feita. Temos de levar em conta os interesses dos usuários (que são MUITO variáveis), dos colaboradores (que querem destaque para suas fotos e nomes e banners por razões óbvias) e dos anunciantes (que sustentam o site e querem seus banners com o melhor destaque possível por razões também óbvias). Não é simples fazer um layout enxuto quando temos de agradar a vários públicos que querem diferentes ítens em destaque e já estão acostumados com um layout antigo.

d) GRANDES ALTERAÇÕES DE LAYOUT OU NAVEGAÇÃO SÃO UM PROBLEMA DE USABILIDADE.

Principalmente quando 70% de seu público acessa o site quase todos os dias. E é o proprio Jakob Nielsen quem diz isso. :-)

e) MAS ESTÁ SENDO MUDADO. JURO. :-)

E não estamos falando de apenas pequenas alterações cosméticas. Aos poucos o site está ficando mais leve, mais organizado e mais responsivo.

E valeu MUITO a todo mundo que tem enviado sugestões sobre o layout do site. Tenham certeza que todas são avaliadas embora colocar em prática seja mais complicado. Mas todas estas opiniões serão úteis. VALEU! :-)

Comente abaixo o que você considera mais importante em futuras mudanças no layout do site.


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.