Por que nunca mudamos o layout do Whiplash.Net?
Na verdade mudamos. Quase toda semana algum pequeno detalhe do layout é ajustado. Basta lembrar que mais de 20 anos atrás o site era programado para resoluções de 640x480, e tinha o background escuro com caveiras. :-) Decidimos no decorrer da história do site fazer apenas pequenas mudanças graduais ao invés de grandes mudanças no layout.
Mas porque não refazer todo o layout com uma versão mais moderna, eficiente para celulares e tablets, mais limpa, etc? Adoraríamos... mas não é fácil como parece. :-)
a) FALTA TEMPO. LAYOUT É SECUNDÁRIO. CONTEÚDO É O PRINCIPAL.
Temos tempo limitado para aplicar no site. E entre cuidar do layout ou cuidar do conteúdo, sempre escolhemos cuidar do conteúdo. O que não significa que não nos preocupamos com o layout. Ele apenas é uma prioridade menor perto do conteúdo. Um fato que sempre levamos em conta é que a maior parte das reclamações sobre o layout vem de pessoas que trabalham com sites ou design e não de usuários. :-)
b) MUDAR O LAYOUT DE UM SITE FEITO EM 1996 NÃO É SIMPLES COMO MUDAR UM LAYOUT NO WORDPRESS.
Whiplash.Net usa um CMS próprio, feito numa linguagem de programação antiga, com urls em um formato próprio. Mudar o layout ou organização do site não é simples como nos frameworks modernos. E mudar o framework não é uma opção. Só quem tem um site com 200 mil matérias cadastradas pode entender as dificuldades disto.
c) AGRADAR A TODOS É DIFÍCIL.
Tão grande quanto a quantidade de sugestões de mudar o layout que recebemos é a quantidade de opiniões completamente diferentes sobre como esta mudança deve ser feita. Temos de levar em conta os interesses dos usuários (que são MUITO variáveis), dos colaboradores (que querem destaque para suas fotos e nomes e banners por razões óbvias) e dos anunciantes (que sustentam o site e querem seus banners com o melhor destaque possível por razões também óbvias). Não é simples fazer um layout enxuto quando temos de agradar a vários públicos que querem diferentes ítens em destaque e já estão acostumados com um layout antigo.
d) GRANDES ALTERAÇÕES DE LAYOUT OU NAVEGAÇÃO SÃO UM PROBLEMA DE USABILIDADE.
Principalmente quando 70% de seu público acessa o site quase todos os dias. E é o proprio Jakob Nielsen quem diz isso. :-)
e) MAS ESTÁ SENDO MUDADO. JURO. :-)
E não estamos falando de apenas pequenas alterações cosméticas. Aos poucos o site está ficando mais leve, mais organizado e mais responsivo.
E valeu MUITO a todo mundo que tem enviado sugestões sobre o layout do site. Tenham certeza que todas são avaliadas embora colocar em prática seja mais complicado. Mas todas estas opiniões serão úteis. VALEU! :-)
Comente abaixo o que você considera mais importante em futuras mudanças no layout do site.



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
A banda que foi "esmigalhada" pelo Metallica em 1988; "o baixo está baixo demais?"
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O álbum mais bonito de todos os tempos, segundo Dave Grohl do Foo Fighters
O significado dos quatro sonhos que aparecem na letra de "Enter Sandman" do Metallica
A banda brasileira que abriu tantos shows gringos que virou alvo de antipatia
