Por que nunca mudamos o layout do Whiplash.Net?
Na verdade mudamos. Quase toda semana algum pequeno detalhe do layout é ajustado. Basta lembrar que mais de 20 anos atrás o site era programado para resoluções de 640x480, e tinha o background escuro com caveiras. :-) Decidimos no decorrer da história do site fazer apenas pequenas mudanças graduais ao invés de grandes mudanças no layout.
Mas porque não refazer todo o layout com uma versão mais moderna, eficiente para celulares e tablets, mais limpa, etc? Adoraríamos... mas não é fácil como parece. :-)
a) FALTA TEMPO. LAYOUT É SECUNDÁRIO. CONTEÚDO É O PRINCIPAL.
Temos tempo limitado para aplicar no site. E entre cuidar do layout ou cuidar do conteúdo, sempre escolhemos cuidar do conteúdo. O que não significa que não nos preocupamos com o layout. Ele apenas é uma prioridade menor perto do conteúdo. Um fato que sempre levamos em conta é que a maior parte das reclamações sobre o layout vem de pessoas que trabalham com sites ou design e não de usuários. :-)
b) MUDAR O LAYOUT DE UM SITE FEITO EM 1996 NÃO É SIMPLES COMO MUDAR UM LAYOUT NO WORDPRESS.
Whiplash.Net usa um CMS próprio, feito numa linguagem de programação antiga, com urls em um formato próprio. Mudar o layout ou organização do site não é simples como nos frameworks modernos. E mudar o framework não é uma opção. Só quem tem um site com 200 mil matérias cadastradas pode entender as dificuldades disto.
c) AGRADAR A TODOS É DIFÍCIL.
Tão grande quanto a quantidade de sugestões de mudar o layout que recebemos é a quantidade de opiniões completamente diferentes sobre como esta mudança deve ser feita. Temos de levar em conta os interesses dos usuários (que são MUITO variáveis), dos colaboradores (que querem destaque para suas fotos e nomes e banners por razões óbvias) e dos anunciantes (que sustentam o site e querem seus banners com o melhor destaque possível por razões também óbvias). Não é simples fazer um layout enxuto quando temos de agradar a vários públicos que querem diferentes ítens em destaque e já estão acostumados com um layout antigo.
d) GRANDES ALTERAÇÕES DE LAYOUT OU NAVEGAÇÃO SÃO UM PROBLEMA DE USABILIDADE.
Principalmente quando 70% de seu público acessa o site quase todos os dias. E é o proprio Jakob Nielsen quem diz isso. :-)
e) MAS ESTÁ SENDO MUDADO. JURO. :-)
E não estamos falando de apenas pequenas alterações cosméticas. Aos poucos o site está ficando mais leve, mais organizado e mais responsivo.
E valeu MUITO a todo mundo que tem enviado sugestões sobre o layout do site. Tenham certeza que todas são avaliadas embora colocar em prática seja mais complicado. Mas todas estas opiniões serão úteis. VALEU! :-)
Comente abaixo o que você considera mais importante em futuras mudanças no layout do site.



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
"Alison Hell", o clássico do thrash metal inspirado em uma história perturbadora
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna
O hit que Paramore omite letra ao vivo por conter duro xingamento antifeminista
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
