Timo Tolkki - performance curta mas impecável em Porto Alegre
Resenha - Timo Tolkki (Gravador Pub, Porto Alegre, 09/11/2025)
Por Guilherme Dias
Postado em 17 de setembro de 2025
"O guitarrista Timo Tolkki esteve em Porto Alegre no dia 9 de setembro, uma terça-feira, para revisitar clássicos de sua época no Stratovarius. Suas passagens anteriores pela capital gaúcha ocorreram em 2005, ainda com o Stratovarius, e em 2011 com o Symfonia, ambas no Bar Opinião. Desta vez, o show aconteceu no Gravador Pub, localizado na zona norte da cidade."
Fotos por: Glauco Malta
Programado para começar às 20h, o show sofreu um atraso e teve início apenas depois das 21h. O produtor explicou que o finlandês estava com dores na coluna, motivo pelo qual se apresentaria sentado em uma cadeira. No palco, Timo Tolkki foi acompanhado pela banda Galaxies, formada em Fortaleza pelos músicos Chico Saga (vocais), George Rolim (baixo), Thiago Bruno (teclados) e Ge Costa (bateria). A primeira música do repertório foi "Hunting High and Low", faixa que abre o álbum "Infinite", lançado em 2000, e que recebeu grande repercussão nacional na época, com direito a videoclipe exibido em alguns programas da MTV Brasil.

Timo foi ao microfone e agradeceu a presença do público, assim como aos músicos que o acompanhavam, em seu primeiro show juntos no Brasil. Em seguida, pediu uma caipirinha, e a apresentação seguiu com "Paradise", do disco "Visions" (1997), e "Cold Winter Nights", lançada em 1998 no álbum "Destiny". Durante "Stratosphere" ("Episode", 1996), o tecladista Thiago, visivelmente emocionado, não conseguiu conter as lágrimas e chorou durante boa parte da música. Após a execução de "Galaxies" ("Fourth Dimension", 1995), música que inspirou o nome da banda, o público aplaudiu calorosamente, e o vocalista fez um brinde a Timo, que ofereceu uma caipirinha - proposta que o vocalista preferiu recusar, prometendo aceitá-la apenas ao final do show.

O talento dos músicos ficou evidente em "Speed of Light", executada com precisão em todas as notas de um dos clássicos do power metal. Timo agradeceu mais uma vez aos fãs presentes e declarou sentir saudades do Brasil. Em seguida, "Eagleheart", single de "Elements pt. 1" (2002), fez toda a plateia cantar junto com Chico. O guitarrista avisou que o show não poderia ultrapassar as 22 horas por determinação do local, restando tempo apenas para mais uma música. Nesse contexto, o atraso inicial comprometeu a duração do espetáculo, que foi encerrado com "Black Diamond". Ao final, os músicos pediram desculpas pelo transtorno, agradeceram o apoio da plateia e informaram que Timo receberia os fãs para fotos e autógrafos.

O show foi curto, e os fãs de Timo Tolkki e Stratovarius esperavam um pouco mais de duração. No entanto, a simpatia de Timo com o público trouxe um toque inesperado ao evento. A qualidade do som e a performance impecável dos músicos também contribuíram para uma experiência memorável. Fotos, autógrafos e boas conversas deixaram os fãs satisfeitos, encerrando a noite de maneira marcante.








Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional

Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


