Lacrimosa - uma noite muito especial para os fãs no Bangers Open Air
Resenha - Bangers Open Air (Memorial da América Latina, São Paulo, 02 a 04/05/2025)
Por Felipe Rocha
Postado em 15 de maio de 2025
Houve grande comoção entre os fãs brasileiros do Lacrimosa quando foi anunciado em Novembro de 2024 que eles retornariam para se apresentar no festival Bangers Open Air em 03 de Maio de 2025, sendo headliners no Sun Stage. A banda esteve no Brasil apenas em 2019 com a Time Travel Tour, divulgando o lançamento da época, o álbum Zeitreise. Desta vez vieram com seu mais recente trabalho, o álbum "Lament", lançado em 07 de Março deste ano de 2025.
Fotos: Rafael Nogueira - Lacrimaniacos
Ainda era a banda americana de Thrash Metal Dark Angel que se apresentava quando fãs do Lacrimosa já se aproximavam do palco, alguns já buscando formas de estar na grade e assim mais próximos dos seus ídolos. Cerca de 30 minutos depois que o palco havia sido liberado foram ouvidas as primeiras notas de "Lacrimosa-Theme", a clássica abertura do álbum "Inferno" de 1995, que sempre inicia os shows do Lacrimosa. O público vibrou, finalmente tendo a oportunidade de saber que outra vez presenciavam o espetáculo liderado por Tilo Wolff e Anne Nurmi.

Logo a inesquecível "Schakal" ganhava o palco, música essa onipresente em todos os shows do Lacrimosa desde seu lançamento. Segundo o próprio Tilo Wolff um show do Lacrimosa em que a música não seja tocada não seria um show do Lacrimosa. A imagem de um chacal humanoide com grandes asas apareceu no telão ao fundo do palco enquanto bexigas pretas e brancas com o famoso logo da banda começavam a ser agitadas no ar por mãos com pulsos onde pulseiras brilhavam, tudo isso parte de um dos flashmobs organizados pelo Lacrimaníacos, o Fá Clube Oficial brasileiro do Lacrimosa.
Tilo diz um "Obrigado" e Anne um "Obrigada" após serem ovacionados pelo público, em seguida o vocalista faz um breve discurso e anuncia "Komet", música presente no single "Stolzes Herz" (1996). Outra música extremamente presente nos shows da banda e que os fãs cantaram energicamente. Ao fundo, fazendo justiça ao nome da música, um enorme cometa ardia no telão.
Anne Nurmi toma a frente na próxima faixa, anunciando a sombria e melancólica "Celebrate the Darkness", dando aos brasileiros a primeira oportunidade de ouvir Ao Vivo uma música do álbum "Leidenschaft" (2021), visto que a turnê não passou por aqui. Um par de cisnes figurou ao fundo, o que pode nos fazer ver a música como um verdadeiro "Canto do Cisne".
"Liebe über Leben", que abre o álbum "Leidenschaft" foi a próxima. Tilo Wolff, enquanto faz um lindo dueto com Anne Nurmi, também toca guitarra ao lado do guitarrista J.P.. A música começa suave, mas cresce enquanto avança, ganhando peso e velocidade, sendo conduzida pelos trabalhos de guitarra. É um coração de pedra que se vê no telão desta vez, certamente comparando a resistência e longevidade de uma pedra com a resistência do amor cantado na música, um amor que é maior a própria vida.
Tilo deixa a guitarra e pega um trompete, logo gerando expectativa nos fãs, muitos já prevendo o que viria em seguida. "Avalon", primeiro single do álbum "Lament" se inicia, as notas de trompete ganhando o palco. Impossível não mencionar o baterista Julien Schmidt, visto o poder que os pedais duplos conferem à música. Foi outro tema que os fãs cantaram a plenos pulmões, tendo sido surpreendidos com uma versão inédita que mescla a edição single e a do álbum, além de ter como acréscimo um trabalho de guitarra único de J.P. . Tilo brilhou com o trompete quando o longo interlúdio foi alcançado, gerando uma atmosfera épica no show. "Avalon" foi com certeza um dos pontos altos da apresentação.
No entanto, todos se lembrarão eternamente do que veio em seguida, pois em mais um discurso Tilo elogia o Fã Clube Lacrimaníacos, comentando que a próxima música havia sido ensaiada especificamente para aquele momento, tendo sido um pedido feito pela Karina Pinotti, presidente e fundadora do Lacrimaníacos. Tilo disse que não costuma atender pedidos, mas abriria uma exceção. Uma figura encapuzada com um cálice em mãos tomou o telão e os primeiros segundos da poderosa "Kelch der Liebe" fizeram o público explodir, levando alguns às lágrimas. Fato interessante é que a música havia sim sido pedida pela presidente Karina, mas como um presente para sua amiga e vice-presidente do Lacrimaníacos, Yasmin Amarante, que até então não havia tido a oportunidade de presenciar a música Ao Vivo, sendo sua preferida na discografia da banda. "Kelch der Liebe" foi tocada em terras brasileiras apenas em 2007, durante a turnê de divulgação de "Lichtjahre", disco Ao Vivo gravado durante a turnê do álbum "Lichtgestalt" (2005)
O show segue com outro clássico. "Stolzes Herz", que deu nome ao single de 1996 e está presente no álbum "Stille"(1997), se inicia e desta vez são bexigas vermelhas em formato de coração que são erguidas pelos fãs. A faixa é muito amada, mas havia dúvida se ela seria ou não apresentada, então foi uma ótima surpresa quando a dúvida foi embora. "Stolzes Herz" fala muito dos dilemas do coração humano e suas dores, razão pela qual vimos no telão uma mulher segurando o coração ensanguentado.
Anne Nurmi volta a tomar a frente do palco e Tilo retoma o trompete. "Dark is this Night", terceiro e último single – sua arte tomou o telão desta vez - do álbum "Lament" é lindamente apresentada, sendo o ponto mais melancólico da noite. O trompete é encantador, e o momento em que Anne recita os trechos em finlandês é hipnótico. Yenz Leonhardt ganha os holofotes com um solo melodioso e cheio de groove em seu contra-baixo.
"Lichtgestalt", faixa-título do álbum lançado em 2005, é a próxima. Uma figura iluminada no telão ilustra a música enquanto os fãs ficam eufóricos. "Lichtgestalt" é uma das músicas mais conhecidas do Lacrimosa, o que resultou em mais um momento de grande agitação por parte do público. Ao fim da música a banda se retira, mas provavelmente todos sabiam o que viria em seguida. Os fãs uniram suas vozes e começaram a pedir: "Copycat! Copycat!"
Não demorou muito e a banda estava outra vez no palco. Haviam retornado para dar ao público o que haviam pedido. No telão uma silhueta duplicada acompanhou "Copycat", também do álbum "Inferno" encerrou grandiosamente o show, com direito a momentos descontraídos de Tilo e Anne e a sempre esperada participação de Yenz cantando repetidas vezes as linhas "You killed the love, you killed the trust".
Foi uma noite muito especial, muito marcada pelo carinho dos fãs pelo Lacrimosa e também do Lacrimosa para com seus fãs.

SETLIST:
1.Intro
2.Schakal
3.Komet
4.Celebrate the Darkness
5.Liebe über Leben
6.Kelch der Liebe
7.Stolzes Herz
8.Dark is this night
9.Lichtgestalt
10.Copycat
O Lacrimosa fará seu próximo show na Argentina, dia 24 de Maio, seguindo para outros países da América do Sul, depois seguindo para uma tour extensa pelo México. Mas quatro shows da "Lament Tour" acontecerão na Alemanha em Setembro.
Bangers Open Air
Outras resenhas de Bangers Open Air (Memorial da América Latina, São Paulo, 02 a 04/05/2025)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano
Summer Breeze Brasil muda de nome para Bangers Open Air; confira atrações
Epopeia metálica em São Paulo: Blind Guardian e Avantasia encantam o Bangers Open Air 2025
O peso de uma coroa é grande, mas em Doro, é uma parte de seu corpo
O Armored Saint retornou às nossas terras em um dos únicos shows que realizarão neste ano
O convento das Burning Witches convoca uma chama que rasga os céus
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


