RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada

O artista que decepcionou Phil Collins no palco: "Muito arrogante e muito convencido"

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última

Fernanda Lira explica grave problema de saúde que passou

O motivo por trás da ausência dos Mutantes no documentário de Rita Lee

A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"

Vocalista do Trivium aborda saúde mental em publicação sincera nas redes sociais

Billy Corgan relembra a "inveja" que seu pai tinha do sucesso do Smashing Pumpkins

O dia que Ace Frehley deu um soco em seu substituto no Kiss, Tommy Thayer

Por que o Iron Maiden demitiu Paul Di'Anno, segundo o guitarrista Adrian Smith

Gary Holt diz que volta de Rob Dukes ao Exodus "o energizou"

Os melhores álbuns de metal de 2025, segundo lista da Metal Hammer


Manifesto 2025
Manunkind

Opinião em transe: O Maracatu, a Nação e os 30 anos de Da Lama ao Caos

Resenha - Nação Zumbi (Bar Opinião, Porto Alegre, 13/02/2025)

Por Dan Cristoff
Postado em 02 de março de 2025

O tambor dobrado do Maracatu de baque virado anunciou a entrada de "Monólogo ao pé do ouvido". Logo depois, Jorge Du Peixe iniciava, "Modernizar o passado. É uma evolução musical. Cadê as notas que estavam aqui. Não preciso delas! Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos". Uma invocação ao velho amigo, Chico Science e sua ode à leitura de notas e partituras formal, mas seu amor pela música que flui e conversa com o povo. Eu estava a dois metros de Jorge, Dengue e o ressoante baixo desse último. Integrantes da Nação original, junto com o gigante da percussão (e pura simpatia) Toca Ogan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Meu falecido avô materno era natural de São Lourenço da Mata, município limítrofe a Recife. Daí a minha ligação umbilical com essa banda seminal brasileira, além de ter me criado na década de 90, quando o Manguebeat chutou a mesmice do "Rock Brasileiro".

A Nação, em um show de encher os olhos, entregou seu álbum de estreia "Da Lama ao Caos" na íntegra. Um álbum antológico, que misturou baixo, guitarra, distorções e bateria ao já referido Maracatu de baque virado, com o Maracatu de baque solto (ou rural), lá da Zona da Mata, onde o Caboclo ergue a sua lança e seus chocalhos carregados. E ele de fato o fez, quando o mestre Maciel Salu, da escola do Mestre Salustiano, envergou o seu violino psicodélico, em "Salustiano Song", pondo em transe a gauchada que compareceu em peso no Bar Opinião, na lendária Cidade Baixa. A incrível poesia regionalista foi um dos momentos líricos do show e de pura consciência social, somada ao chapéu coco de palha, colocado em um pedestal – anunciado por Jorge como "Isso aqui é, por si, representativo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E por falar em algo lindo, quando "Risoflora" entrou, olhei para um casal, ao meu lado. Cantavam emocionados cada parte da letra. Uma letra de amor, escrita por Chico.

Mas o show da Nação também foi de suor e roda punk. Posso estar errado, mas contei cinco, durante todo o show. Entrei em duas. Logo que a primeira se formou, dorsos nus fizeram um círculo. Um círculo formado por gurias e guris, mas, também, por gente de cabelo e barba grisalha – incluo-me nessa última. Uma falange democrática, suada, cujas tatuagens declaravam todo o vigor tribal que a Nação solicita.

Você já entrou em uma roda punk, em um show de Rock? É espiritual...

Entre uma e outra, voltava para o lado do meu irmão, onde era possível pedir um gole da gelada que o Jorge Du Peixe vira e mexe bebericava. Dali, vi ele coordenando os avanços dos tambores para frente do palco e depois retornando ao seu lugar fixado. Dali, gritei para o Jorge, quando do bis: "Blunt of Judah", canção do álbum homônimo de 2002. Foi legal a reação dele e do Dengue, do tipo, dois passos para trás e "Opa, hoje não, mano".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No bis, que Jorge anunciou, direto e reto, que iriam mandar ser mi-mi-mi de ir e voltar para o palco, logo que encerraram todas as músicas de "Lama ao Caos", diversos clássicos da Nação, como "Manguetown", "Meu Maracatu Pesa uma Tonelada" e, claro, "Maracatu Atômico", que só foi para o segundo álbum, "Afrociberdelia", em razão do produtor, pois precisavam de um hit. De todas, para mim, "Quando a Maré Encher" me tomou de nostalgia, lembrando da apresentação da Nação com a imortal Cássia Eller (saudade, garota) e, por aí, você percebe quantos artistas importantes os mangueboys influenciaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando tudo acabou, as luzes se acenderam e as portas de saída do Bar Opinião se abriram, fiquei olhando abestalhado para todos a minha volta. Todos suados, como eu. Com o coração saindo pela garganta. Todos ainda em transe.

Muita gurizada, o que me deixou feliz.

Uma prova que as alfaias da Nação ecoam até hoje.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Hammathaz
Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS