RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A trairagem de David Bowie que lhe rendeu uma marca perfeita para a fama

Duração de "Rime of the Ancient Mariner" surpreendeu membros do Iron Maiden

Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen

A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer

Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027

Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos

Bono explica por que U2 colocou "Vertigo" em comercial da Apple: "Você tem que lidar com o diabo"

"Vivo isso 25 horas por dia": na Globo, Supla nega ser personagem

A banda que ajudou a popularizar o nome do heavy metal e quase afundou por versões falsas

Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho

Mick Jagger explica como a fama pode destruir a vida de um jovem artista de sucesso

O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover

Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme

O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock

O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon


Edu Falaschi 2026

Resenha - Sonata Arctica (Bar Opinião, Porto Alegre, 15/03/2023)

Por
Postado em 02 de abril de 2023

Fotos por: Liny Oliveira (@photoslinyoliveira)

O Sonata Arctica está realizando a turnê dos seus 25 anos de história. Porto Alegre esteve na rota mais uma vez. Foi a quarta passagem dos finlandeses pela capital gaúcha. O local foi o Bar Opinião, clássica casa de shows localizada na Cidade Baixa. O evento deveria ter acontecido em março de 2020, mas devido a pandemia da Covid-19 aconteceu apenas agora.

Sonata Arctica - Mais Novidades

Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Firewing abriu os trabalhos da noite, pontualmente às 19 horas e 50 minutos. Na formação Jota Fortinho (vocal), Caio Kehyayan (guitarra), Pablo Guillarducci (baixo) e Victor Miranda (bateria). O tradicional power metal com elementos sinfônicos foi a trilha sonora do repertório, com canções do álbum "Resurrection" de 2021. A primeira delas foi "Obscure Minds" com ótima interação de Jota com o público que já ocupava todos os setores da casa de shows. Em "Far in Time" uma atmosfera mais calma com refrões potentes e solo bastante melódico. Na longa "Time Machine" foram apresentadas diversas nuances, desde um início orquestrado, flertando com uma balada na introdução de Caio, até passagens mais progressivas exaltando as grandes habilidades técnicas de todos os integrantes da banda. Representando muito bem a identidade do grupo, "Eternity" notoriamente agradou muito o público, assim como "Last Gasp", single lançado neste ano e responsável por fechar o show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo

Por volta das 21h as luzes do Opinião foram apagadas e na trilha de fundo "Always Look on the Bright Side of Life" (Monty Python) pôde ser ouvida por todos. Durante a introdução entravam no palco Henrik Klingenberg (teclados), Tommy Portimo (bateria), Pasi Kauppinen (baixo), Elias Viljanen (guitarra) e por último Tony Kakko (vocal). O set-list estava recheado de clássicos, afinal trata-se de uma turnê especial. O primeiro deles foi "The Wolves Die Young" ("Pariah’s Child", 2014), um dos clássicos da década passada. Em seguida, "The Last Amazing Grays" ("The Days of Grays", 2009), com grande participação dos fãs, e "Storm the Armada" (representando o último lançamento, "Talviyö" de 2019).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo

A alegria de Kakko era evidente, o sorriso só não estava presente quando interpretou fielmente canções emotivas como "Paid in Full" ("Unia, 2007) e "Sing in Silence" ("Silence", 2001). Ainda mais felizes estavam os fãs na pista quando os acordes de "Kingdom For A Heart" foram introduzidos, com direito a Henrik desfilar com o seu keytar e duelar solos com Elias. Ela faz parte do "Ecliptica", o primeiro e um dos mais importantes lançamentos do Sonata. A cadenciada e reflexiva "Closer To An Animal" funcionou extremamente bem ao vivo mais uma vez, como na turnê anterior. Mas o que os ouvintes do Sonata realmente gostam é do speed power metal de "Black Sheep", que foi uma surpresa, visto que a música não apareceu no set dos shows anteriores e não era apresentada ao vivo desde 2019. Só não foi surpresa pra quem já estava na fila durante a tarde e ouviu ela na passagem de som dos músicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo

Sentado no palco da bateria de Tommy, Tony esperou as primeiras notas de piano de Henrik para "Tatullah". Uma das mais esperadas da noite, mesmo se tratando de uma balada. Novamente uma performance espetacular do vocalista, colocando muito sentimento nos seus gestos e na sua voz. O final não poderia ser melhor, simplesmente com a mais do que clássica "Fullmoon", a veloz e cativante "The Cage" (onde o incansável Tommy destruiu tudo o que ainda podia na bateria) e "Don’t Say A Word". Ao final a tradicional interação entre público e banda, onde Tony exalta que todos precisamos de mais e mais "Vodka".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo

A quarta passagem do Sonata pela capital gaúcha foi incrível. O típico show que deixa saudades. Bom repertório, interação entre plateia e banda, iluminação e alta qualidade no som. Tony mencionou ainda a importância do merchandising para a banda continuar excursionando, avisou que já estão gravando mais um álbum e que nos próximos anos estarão de volta. E finalizou com a mensagem de sempre, pedindo para todos manterem vivo o poder da música, que é o que não falta para quem estava presente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo
Foto: Ao-Vivo
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Guilherme Dias

Fanático por heavy metal e hard rock desde os 12 anos de idade. Coleciona CDs e LPs, principalmente do Helloween e seus derivados. Colabora com o site desde 2013. Nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Mais matérias de Guilherme Dias.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS