Wander Taffo: há dez anos vitimado por um infarto
Resenha - Viva Wander Taffo (Teatro Opus, São Paulo, 10/05/2018)
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 12 de maio de 2018
Há exatos dez anos o rock e a música brasileira foram abalados por uma triste notícia. Na manhã de 14 de maio de 2008 o guitarrista/cantor/compositor Wander Taffo morria em virtude de um infarto fulminante. O país perdia um de seus maiores instrumentistas, mestre, gênio, virtuose e quantos mais adjetivos couberem. Grande referência das seis cordas Wander Taffo deixou milhares de fãs carentes de seu colossal talento. O músico paulistano iniciou a carreira em 1973 com a Memphis passando depois por bandas emblemáticas como Made In Brazil, Secos & Molhados, Joelho de Porco e Gang 90 e as Absurdetes. Em 1981 fundou o Rádio Táxi que se tornou um dos maiores sucessos da época com canções marcantes, entre elas, "Coisas de Casal", "Garota Dourada", "Eva" e "Você se esconde". No meio dos anos 80 deixou o RT e formou a banda Taffo com uma pegada mais Hard Rock. Além de integrar inúmeros grupos o músico também realizou trabalhos com nomes significativos da música brasileira, entre eles, Marina Lima, Cássia Eller e Guilherme Arantes. Como empresário e disposto a formar novos guitarristas o cara fundou em 1997 a unidade brasileira do IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Inspirado nos mesmos moldes do GIT de Los Angeles o instituto brasuca une alta tecnologia e um centro de convivência se transformando numa escola modelar no ensino da técnica musical. Morto precocemente aos 53 anos Wander Taffo tem recebido inúmeros tributos ao longo dos anos, organizados por sua irmã gêmea Fátima Taffo. Contudo em 2018 as homenagens se fazem marcantes. Uma delas rolou no último dia 10 no Teatro Opus. No show "Viva Wander Taffo" que contou com alguns dos amigos mais próximos do guitarrista e também de seus discípulos.
Acompanhado da fotógrafa Letícia Nunes Lima cheguei em cima da hora, pois o trânsito, como sempre tava infernal. Mas deu pra ficar de boa e nos acomodarmos já que demorou ainda uns minutos pra galera entrar e ocupar seus lugares. Aliás, um verdadeiro dream team do rock/metal paulistano estava presente, entre eles, Nando Fernandes, Alyrio Netto e Johnny Magrão.
Por trás das cortinas cerradas era possível ouvir o auê todo dos roadies e músicos, ávidos pra começar a bagaça. Após as formalidades que envolvem teatros e espaços fechados uma voz gravada anunciou que o espetáculo estava iniciando. Exatamente às 21h04 as cortinas se abrem e a banda paulistana Trezzy dá início ao show de abertura. Liderada pelo vocalista Joonior Joe o grupo é uma das melhores da atualidade. Hard/Heavy competente com letras em português. Entre uma música e outra Joe agradeceu a oportunidade, sempre reverenciando e enaltecendo Wander Taffo. Aliás, a brodagem e o clima ameno, além do fato do público assistir a apresentação sentado colaboraram para ser uma noite sem muita empolgação. Mas o rock comeu solto. O quarteto mandou em 30 minutos várias porradas num set list coeso. Tocaram "Frio", "Suas certezas", "Sombras", entre outras.
Terminada a apresentação dos caras sobem ao palco o locutor da Kiss FM, Walter Ricci e Fátima Taffo, a grande mentora das homenagens ao irmão e também referência na cena rock. Tentaram uma conexão com o público que parecia "meio desligado" e num transe mutânico, sem grande animação. Os mics estavam em alguns momentos altos demais, incomodando os ouvidos. Estavam lá pra ser cicerones e entreter a galera enquanto aguardávamos próximo show.
Sortearam vários artigos da rádio como camisetas, CDs, capinha de celular e um ingresso pro show do Ozzy que rolou no domingo, 13.
Não ganhei nada, mas fiquei de boa.
Por volta das 22h06 o telão mostrou um vídeo da trajetória do Wander Taffo com imagens de shows e do cara em várias fases da carreira. Em seguida começa a pancadaria. No palco os irmãos Andria e Ivan Busic, o guitarrista Edu Ardanuy, o tecladista Marcelo Souss e o vocalista Marco Bavini dão início ao que seria um desfile dos grandes hits da carreira de Wander. Foi uma noite de brodagem absoluta. Como se sabe os Busic, Ardanuy e Souss fundaram o Dr. Sin depois da dissolução da banda Taffo. A criatura saudando o criador. Para quem pode achar que Marco Bavini era um peixe fora d´água por ser filho do cantor sertanejo e atual Deputado Federal Sérgio Reis, se engana. Nos anos 90 o cara formou a banda Anjos da Noite e, segundo ele, o primeiro show que viu foi do Rádio Táxi, com Wander na guitarra. Bom pra não me alongar muito digo que foi um desfile de feras no palco. Convidados: Maurício Gasperini, ex-vocal do Rádio Táxi, Lívia Dabarian, o guitarrista Demian Tiguez, Fábio Zaganin. Todos revezando no palco e em várias formações mandaram clássicos do Rádio Táxi e da banda Taffo, sobretudo do álbum "Rosa Branca" que rendeu algumas das melhores canções do set como "Olhos de Neon", e "Me dê a mão". Gasperini mandou do RT "Garota Dourada", "Você se esconde" e "Nova Geração".
Já passava da meia-noite quando o show encerrou com uma porrada do Dr. Sin só com os Busic e Ardanuy no palco. O Power trio mandou "Night Child". Porradona. Enfim, Wander Taffo estava em espírito no show e merecedor de todas as honras. Sua obra e legado ficarão forever. Que venham mais homenagens. LONG LIVE WANDER TAFFO.
SET LIST
Intro
OLHOS DE NEON
VOCÊ SE ESCONDE
GAROTA DOURADA
NOVA GERAÇÃO
SEM TEMPO PRA SOFRER
DIAS DE GLÓRIA
FECHA OS OLHOS
ALQUIMISTA
VENTO SUL
NOSSOS ERROS
PODER
ME DÊ SUA MÃO
SONHOS E ROCK AND ROLL
NIGHT CHILD
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
A diferença entre discurso do rock e sertanejos como Gusttavo Lima, segundo Samuel Rosa
A música do Genesis com Phil Collins que deixou Peter Gabriel em choque por ser "complexa"
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



