Paul Gilbert: Entretendo o público por duas horas na UNIP em SP
Resenha - Paul Gilbert (Auditório da UNIP, São Paulo, 26/04/2014)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 01 de maio de 2014
Depois da passagem do baixista BILLY SHEEHAN realizando alguns workshops pelo Brasil em dezembro do ano passado e de shows do vocalista ERIC MARTIN em março, agora em abril quem nos presentou com algumas clínicas de guitarra foi o também integrante do MR. BIG, o virtuoso PAUL GILBERT.
Em visita ao Brasil para mostrar toda sua técnica, o guitarrista foi muito além disso no workshop que realizou em São Paulo, para um auditório repleto de músicos e entusiastas da carreira de GILBERT, conhecido por seu trabalho ao lado das bandas RACER X e MR. BIG e também como músico solo.
GILBERT conseguiu entreter o público por 2 horas e mostrou uma enorme capacidade de prender a atenção de seus fãs. Não só pela música em si, mas pela simpatia, simplicidade, bom humor e por suas inúmeras histórias e brincadeiras. O guitarrista fez uma clínica de guitarra se tornar praticamente um "stand up comedy", graças aos inúmeros momentos divertidos, em meio ao talento demonstrado no comando das 6 cordas de sua guitarra Ibanez.
O workshop, que estava previsto para iniciar às 15hs, começou com mais de 1 hora e meia de atraso, devido ao fato de que o guitarrista perdeu o voo para São Paulo na manhã de sábado, o que acabou por causar todo o atraso. Mas antes mesmo do horário inicialmente marcado, a fila já era muito grande na porta do auditório da Unip, local bastante confortável e adequado para receber o evento.
GILBERT já apareceu no palco com sua guitarra em punho e não a largou um minuto sequer, contando com o auxílio de uma tradutora durante todo o workshop. Em meio às inúmeras dicas sobre técnicas de guitarra, histórias e brincadeiras, o guitarrista executou alguns riffs de canções do MR. BIG, como "To Be With You" e "Green-Tinted Sixties Mind", interpretou "Little Wing", do JIMI HENDRIX, tocou Blues e ainda um pouco de seu trabalho com o RACER X.
Deixou todos os presentes boquiabertos com sua habilidade e sua técnica e de quebra ainda fez a alegria de três alunos da EM&T (Escola de Música e Tecnologia, promotora do evento), que subiram ao palco para tocar ao lado do ídolo GILBERT, em "jam sessions" muitos especiais, já quando o workshop se encaminhava para o final.
GILBERT ainda abriu espaço para perguntas do público e foi perguntado sobre como era tocar ao lado de um grande músico como BILLY SHEEHAN, sobre sua técnica para usar o dedo mindinho e sobre a transição do RACER X para o MR. BIG. Em muitas respostas GILBERT arrancou risadas do público e ainda contou como foi emocionante quando aprendeu o primeiro riff de uma canção do LED ZEPPELIN, atribuindo a essa ocasião como sendo "o dia mais feliz da vida dele".
Além dos alunos que subiram ao palco, outros felizardos ainda foram contemplados em um sorteio de cartões de acesso a um "Meet and Greet" com o guitarrista, que ocorreu após o término das 2 horas de clínica de guitarra.
Antes de encerrar o workshop, PAUL fez questão de repassar todas as instruções e dicas que havia dado naquela tarde, dentre as quais, técnica para tocar de forma veloz e saber quando e como mudar de velocidade, o uso do metrônomo, lições sobre palhetadas etc.
Uma experiência incrível ver de tão perto e de forma tão intimista um "craque" das 6 cordas como PAUL GILBERT, em uma aula aberta a seus fãs. Até este que vos escreve, que não toca nada do instrumento, voltou para casa com vontade de pegar a encostada guitarra do armário para tentar tirar algum som, dada a tamanha qualidade de GILBERT ao vivo.
Espero que realmente esses eventos continuem a ser constantes e se tornem ainda mais corriqueiros. Parabéns a todos os envolvidos e promotores.
Texto e fotos por Otávio Augusto Juliano
Agradecimento a Monica Lima pela atenção e credenciamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
Fernanda Lira diz que se surpreendeu com comentário após descobrirem que ela é brasileira
A divergência com Bruce que fez Derek Riggs não desenhar mais as capas do Iron Maiden
Green Day e os álbuns que Billie Joe Armstrong se arrepende de ter feito


Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) anuncia novo álbum solo, "WROC"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



