Resenha - Brasil Metal Massacre (Hangar 110, São Paulo, 21/12/2012)
Por José Antonio Alves
Postado em 28 de dezembro de 2012
Enquanto uns ainda aguardavam o fim do mundo, e outros não estavam nem aí para tal "acontecimento" que recheou noticiários de todas as formas possíveis nos últimos dias, o Hangar 110, em São Paulo, recebeu o "Brasil Metal Massacre", evento que contou com a presença das bandas NERVOSA, NERVOCHAOS e TORTURE SQUAD.
Abrindo a noite, as paulistanas da banda NERVOSA subiram ao palco para executar algumas das canções presentes da demo "2012", lançada este ano, e também músicas que farão parte do primeiro full-length com previsão de lançamento para o próximo ano, via Napalm Records. Outra atração da noite era a estréia da baterista Jully Lee na banda em São Paulo, substituindo a ótima Fernanda Terra. E o que deu para perceber é que talento não falta para Jully Lee, que também toca na banda santista TAGMA (e que segue uma linha de som diferenciada da Nervosa, como você poderá conferir em http://www.myspace.com/tagmametalband ).
Mesmo com faixas como "Time Of Death" e "Justice Be Done" ficando um pouco "emboladas" de princípio, canções mais recentes como a ótima "Into Moshpit" e outras como "Urânio em Nós" e "Invisible Oppression" ganharam uma pegada diferenciada, e que com certeza terão aprimoramento no decorrer dos próximos meses.
A sempre presente "Masked Betrayer", que ganhou o único videoclipe da banda até agora, encerrou a apresentação dessa banda que deve ser considerada uma das boas revelações deste ano e que trará boas novidades para 2013.
Sem muita espera, chegara a vez dos paulistanos do NERVOCHAOS subirem ao palco para demonstrar seu Death Metal vigoroso e que confesso que ainda não havia presenciado ao vivo. Com uma performance matadora, instrumentalmente e também em presença de palco, a banda impressionou principalmente em canções como "Total Satan", "To The Death" e "Cold Feeelings".
A banda, que divulga seu mais recente trabalho, "To The Death", que contou com Guiller (vocal e guitarra), Quinho (guitarra), Felipe Freitas (baixo) e Edu Lane (bateria), consegue demonstrar muita qualidade nas composições, e ao vivo não fica devendo absolutamente nada, com muito peso e a brutalidade característica do estilo. Essa é uma das bandas cujo trabalho deveria ser bem mais notado e respeitado devido a tamanha qualidade que possui.
E para finalizar a noite, o agora trio TORTURE SQUAD começaria a desfilar a brutalidade de seu Thrash Metal super técnico, comandado pela cozinha mais que competente de Amílcar Christófaro. Depois da introdução, "Mad Illusions" e "Pandemonium" mostraram o melhor jeito "Torture' de agitar o público.
Este ano foi de readaptação para a banda, sem o vocalista Vitor Rodrigues. Com certa desconfiança por uma parte dos fãs, o que pode-se concluir até o momento é que a banda vem evoluindo muito bem, mesmo sem a presença de um frontman, pois as apresentações seguem enérgicas, e sem perder o feeling exigido.
Faixas como "The Unholly Spell", "A Soul In Hell", "Living For The Kill" e "Horror And Torture" fizeram parte do set, que ainda contou com uma ótima interpretação de um cover do CORONER, para a música "Divine Step", e que teve a participação especial da vocalista/baixista da banda NERVOSA, Fernanda Lira.
"Generation Dead" e a quase obrigatória "Chaos Corporation" encerraram mais uma boa apresentação da banda que prepara trabalho novo para o próximo ano e promete surpresas. Um ano repleto de shows e de muito Metal se encerraria por ali, agora é aguardar mais e mais para 2013!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
10 subgêneros do heavy metal que precisam ser explicados, segundo a Loudwire
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje

A música que faz Prika Amaral querer cantar e tocar bateria ao mesmo tempo
A categórica opinião de Prika Amaral sobre o Kreator; "O som deles só melhorou"
Prika Amaral não gostava do Judas Priest quando era adolescente; "Grande erro!"
A fusão entre Blades of Steel e Nervosa resulta no calor da estrada em "Riders of the Night"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



