Resenha - Brasil Metal Massacre (Hangar 110, São Paulo, 21/12/2012)
Por José Antonio Alves
Postado em 28 de dezembro de 2012
Enquanto uns ainda aguardavam o fim do mundo, e outros não estavam nem aí para tal "acontecimento" que recheou noticiários de todas as formas possíveis nos últimos dias, o Hangar 110, em São Paulo, recebeu o "Brasil Metal Massacre", evento que contou com a presença das bandas NERVOSA, NERVOCHAOS e TORTURE SQUAD.
Abrindo a noite, as paulistanas da banda NERVOSA subiram ao palco para executar algumas das canções presentes da demo "2012", lançada este ano, e também músicas que farão parte do primeiro full-length com previsão de lançamento para o próximo ano, via Napalm Records. Outra atração da noite era a estréia da baterista Jully Lee na banda em São Paulo, substituindo a ótima Fernanda Terra. E o que deu para perceber é que talento não falta para Jully Lee, que também toca na banda santista TAGMA (e que segue uma linha de som diferenciada da Nervosa, como você poderá conferir em http://www.myspace.com/tagmametalband ).
Mesmo com faixas como "Time Of Death" e "Justice Be Done" ficando um pouco "emboladas" de princípio, canções mais recentes como a ótima "Into Moshpit" e outras como "Urânio em Nós" e "Invisible Oppression" ganharam uma pegada diferenciada, e que com certeza terão aprimoramento no decorrer dos próximos meses.
A sempre presente "Masked Betrayer", que ganhou o único videoclipe da banda até agora, encerrou a apresentação dessa banda que deve ser considerada uma das boas revelações deste ano e que trará boas novidades para 2013.
Sem muita espera, chegara a vez dos paulistanos do NERVOCHAOS subirem ao palco para demonstrar seu Death Metal vigoroso e que confesso que ainda não havia presenciado ao vivo. Com uma performance matadora, instrumentalmente e também em presença de palco, a banda impressionou principalmente em canções como "Total Satan", "To The Death" e "Cold Feeelings".
A banda, que divulga seu mais recente trabalho, "To The Death", que contou com Guiller (vocal e guitarra), Quinho (guitarra), Felipe Freitas (baixo) e Edu Lane (bateria), consegue demonstrar muita qualidade nas composições, e ao vivo não fica devendo absolutamente nada, com muito peso e a brutalidade característica do estilo. Essa é uma das bandas cujo trabalho deveria ser bem mais notado e respeitado devido a tamanha qualidade que possui.
E para finalizar a noite, o agora trio TORTURE SQUAD começaria a desfilar a brutalidade de seu Thrash Metal super técnico, comandado pela cozinha mais que competente de Amílcar Christófaro. Depois da introdução, "Mad Illusions" e "Pandemonium" mostraram o melhor jeito "Torture' de agitar o público.
Este ano foi de readaptação para a banda, sem o vocalista Vitor Rodrigues. Com certa desconfiança por uma parte dos fãs, o que pode-se concluir até o momento é que a banda vem evoluindo muito bem, mesmo sem a presença de um frontman, pois as apresentações seguem enérgicas, e sem perder o feeling exigido.
Faixas como "The Unholly Spell", "A Soul In Hell", "Living For The Kill" e "Horror And Torture" fizeram parte do set, que ainda contou com uma ótima interpretação de um cover do CORONER, para a música "Divine Step", e que teve a participação especial da vocalista/baixista da banda NERVOSA, Fernanda Lira.
"Generation Dead" e a quase obrigatória "Chaos Corporation" encerraram mais uma boa apresentação da banda que prepara trabalho novo para o próximo ano e promete surpresas. Um ano repleto de shows e de muito Metal se encerraria por ali, agora é aguardar mais e mais para 2013!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O músico que, sozinho, valia por uma banda inteira e deixou Dave Grohl boquiaberto
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo
O dia que Tony Iommi expulsou Madonna de ensaio histórico do Black Sabbath

"Slave Machine", o novo álbum de estúdio da Nervosa, é lançado
À véspera do próximo álbum, Nervosa revela "Impending Doom", seu novo single; veja o clipe.
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
A curiosa reação de Prika Amaral ao ouvir a voz de Lemmy Kilmister pela primeira vez
A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



