Rhapsody Of Fire: Como foi a apresentação em São Paulo
Resenha - Rhapsody Of Fire (Carioca Club, São Paulo, 30/06/2012)
Por Thiago Fuganti
Postado em 03 de julho de 2012
Épico, pesado, cinematógrafico, teatral! A noite de sábado, 30 de junho, ficará marcada para sempre na cabeça dos fãs de um das mais emblemáticas e queridas bandas de Symphonic/Power Metal do mundo que foram ao Carioca Club, em São Paulo, a italiana RHAPSODY OF FIRE!
Fotos: Leandro Anhelli (www.anhelli.com.br)
Entrei no Carioca por volta de 18h40 e o que me impressionou logo de cara foi a lotação da casa, já estava praticamente cheia!
As 19h00 horas, a intro "Dark Mystic Vision" soou no PA's, e em seguida Alex Staropoli (teclado), Tom Hess e Roberto De Micheli (guitarras), Oliver Holzwarth (baixo) e Alex Holzwarth (bateria) adentraram o palco, iniciando com "Ad Infinitum", música que também abre o último registro da banda e já emendando com "From Chaos to Eternity", faixa título do mesmo disco. Fabio Lione entrou apenas nessa música, e já o fez
com a platéia ganha, cantando o refrão junto com o vocalista.


Antes de próxima música, Fabio conversa pela primeira vez (de muitas) com a platéia, dizendo que era o último show da turnê e era ótimo estar justamente terminando em São Paulo. A épica (se bem que os adjetivos épicos/cinematográficos podem ser aplicados a todas a músicas da banda) "Triumph or Agony" foi a próxima! A banda ao vivo usa muitos overdubs dos coros e narrações (narrações que em sua maioria são do grande ator Cristopher Lee) que estão nos CD's, deixando as músicas quase que iguais as versões de estudio, e engrandecendo ainda mais o show.
"The March of the Swordmaster" música da época que a banda se chamava apenas RHAPSODY foi a primeira visita aos clásssicos que os Italianos fizeram na noite, seguida pela "Unholy Warcry"! Essa música, com seu inicio totalmente cinematográfico com a poderosa voz do Cristopher Lee é de arrepiar ao vivo, além de mostrar o quão bons são os novos guitarristas, incumbidos de substituir um dos fundadores da banda, o guitarrista Luca Turilli, pois apresenta passsagens intrincadas, com muitos arpejos rápidos.


A próxima, "Lamento Eroico" foi um show de interpretação de Fabio Lione, intrerpretação e voz! Pois além de cantar com muita emoção, ainda fica transitando entre seu vocal normal e o vocal de tenor, mais grave, dando assim um clima mais dramático pra música.
Diretamente do primeiro disco veio "Land of Immortals"! Não preciso nem dizer que a galera se 'esgoelou' no refrão! Depois dessa veio dois solos, como já é tradição nos shows da banda. Primeiro do batera Alex Holzwarth, depois do baixista Oliver Holzwarth.


Mais uma de refrão épico, daquelas de você sair cantando antes de uma batalha! Falo da "Knightrider of Doom ", do disco "Power Of The Dragonflame", seguida por "The Village of Dwarves", da alegre "The Magic of the Wizard's Dream" e da rápida "Holy Thunderforce".


A banda então sai do palco pela primeira vez, retornando após alguns instantes com "Reign of Terror", do disco "The Frozen Tears of Angels". Mais uma música que resume o RHAPSODY, clássica, épica, rápida e pesada, com refrão grandioso!
Mais uma saída de palco, desta vez para o bis definitivo, que veio com "Emerald Sword", "Act VI: Erian's Lost Secrets" e "The Splendour of Angels' Glory (A Final Revelation)", esta última contando mais uma vez com a narração de Cristopher Lee. A derradeira música foi "Sea of Fate", do último CD.


Do inicio ao fim, foi um show sensacional, carregado de emoção, principalmente da parte do vocalista Fabio Leoni. Agora é aguardar pela continuação deste grandioso trabalho nos próximos CD's, pois a banda sofreu um racha e um dos seus principais compositores (o já citado guitarrista Luca Turilli) saiu. E é claro, mais passagens pelo Brasil, de preferência com shows em mais cidades.
Set-list:
Act II: Dark Mystic Vision (intro)
Ad Infinitum
From Chaos to Eternity
Triumph or Agony
The March of the Swordmaster
Unholy Warcry
Lamento Eroico
Land of Immortals
Drum Solo
Bass Solo
Dawn of Victory
Holy Thunderforce
The Magic of the Wizard's Dream
Encore:
Reign of Terror
Encore 2:
Emerald Sword
Act VI: Erian's Lost Secrets
The Splendour of Angels' Glory (A Final Revelation)
Sea of Fate





Outras resenhas de Rhapsody Of Fire (Carioca Club, São Paulo, 30/06/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
Nikki Sixx defende performances vocais de Vince Neil em shows do Mötley Crüe
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
The Gathering - uma das turnês mais esperadas pelos fãs de vocais femininos
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
A banda moderna que para Paul McCartney superava o que ele e John Lennon faziam nos Beatles
Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do Whiplash.Net?
Por que Lars Ulrich do Metallica nunca vai lançar uma biografia, segundo Andreas Kisser

Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Fabio Lione e Anette Olzon surgem juntos e legenda da foto indica nova parceria musical
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



