Tributo à Maldita: Água Brava de volta, 27 anos depois
Resenha - Tributo à Maldita (Parada da Lapa, RJ, 06/04/2012)
Por Marcos Mustaine
Fonte: Minuto HM
Postado em 30 de junho de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Apesar de algum atraso, o Minuto HM vem trazer por aqui um pouco do que foi o Tributo à Maldita, que prestou uma justa homenagem à Rádio Fluminense FM. A Maldita, como era conhecida a rádio, contribuiu para todas as vertentes do rock em especial no Rio de Janeiro, no início dos anos 80 e nesse ano comemoraria 30 anos de vida. O evento marcou de forma principal para a volta ao palco de uma das bandas pioneiras do hard rock nacional, o Água Brava.
A festa, que contou com bom público, deu-se no Parada da Lapa, no dia 06 de abril deste ano. Para tal, a escritora Maria Estrella esteve ilustremente contribuindo com a noite, autografando 200 livros da segunda edição do seu livro "Rádio Fluminense FM: a porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80", que teve a primeira edição completamente esgotada, face ao justo resgate através de suas linhas da importância da rádio nos anos 80. A parte musical começou com Lu Baratz e Bloco Cru, que faz aquela inusitada misturada de clássicos de rock com o ritmos mais brasileiros, como o samba.
A noite foi mágica e boa parte dessa magia deveu-se a presença de outro expoente do hard rock cantado em português, no momento de abertura política do país no ínicio dos anos 80, o cantor Vid, com sua banda, que por cerca de 40 minutos trouxe entre outras canções, o hit Brilhar a Minha Estrela, que foi um grande sucesso do vocalista com a banda Sangue Azul e o clássico Smoke On The Water , do Deep Purple. O cantor esbanjou simpatia, tirando fotos com todos e boa forma vocal, algo que sempre foi reconhecido desde o início de sua carreira. Seguem alguns registros da apresentação (e por favor não se atenham a baixa qualidade audiovisual).
George Israel e sua banda entraram depois de Vid, trazendo músicas de sua banda, Kid Abelha, entre outras canções, como algo da carreira de Cazuza. O sax de Israel pode ser visto em todos os locais do evento, pois o músico passeou inclusive para fora da plateia, na área externa, tocando seu instrumento.
A noite, que já estava boa, ficou melhor ainda, com o Água Brava no palco. Nos bastidores, antes do show, um encontro entre um Marcelo, um grande amigo de Jacaré, o saudoso bateria original, e Ivo deu a tônica do que seria a apresentação da banda: emoção atrás de emoção. Eu, Marcos Mustaine, me senti muito honrado por estar com o manto do Minuto HM no evento, camisa essa que foi reconhecida de imediato por todos do Água Brava. Tanto Daniel Cheese quanto Ivo e sua esposa foram muito receptivos ao blog, elogiaram muito a qualidade do espaço criado pelo Minuto HM e agradeceram a força nessa volta da banda, me presenteando com uma edição especial do CD novo, ainda a ser lançado.
Bem, chegou enfim a hora do três "garotos" do Água Brava, e eles começam à toda, com a histórica música Pressão. Ivo emociona a toda plateia, que não arredou pé enquanto a banda não tocava, ao falar que 27 anos se passaram desde a última vez que ele e Daniel estiveram no palco. A mini-apresentação segue com Esquizofrenia, fechando com Enquanto a Bomba Não Vem. O show traz muita energia, uma ótima estréia do novo baterista Cesinha, que teve a grande responsabilidade de assumir o posto deixado por Jacaré. Daniel não deixou por menos, com excelentes solos, e Ivo comandou a festa, apresentando um baixo com som incrível. Trazemos aqui o registro da apresentação, que embora deixe à desejar pela qualidade de imagem e som, vale pela raridade de tratar-se de um inimaginável reencontro no palco, tantos anos depois.
A noite seguiu com o projeto formado por Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, contando com outras figuras carimbadas do rock nacional, como Fernando Magalhães, Tony Platão, Kadu Menezes, Avellar Love, Humberto Barros, Arnaldo Brandão e Da Gama, tocando músicas super conhecidas do rock brasil da década de 80. Vale destacar a simplicidade e cumplicidade de Rodrigo com o projeto homenagem à Rádio Fluminense FM.
O Minuto HM, que está com o Água Brava desde que o sonho da volta ainda estava distante, estará acompanhando os próximo passos dessa volta. E o próximo passo já tem data: dia 28 de julho, no Rio Rock & Blues, Rua Riachuelo, número 20, Lapa, Rio de Janeiro. Quem quiser, pode comprar antecipadamente ingressos com desconto através do Facebook da banda para o show que servirá como lançamento oficial do tão esperado CD do Água Brava .
Saudações metalmaníacas!
Marcos Mustaine
Colaborou : Alexandre Bside e Flávio Remote
Matéria original: Minuto HM
http://minutohm.com/2012/06/28/tributo-a-maldita-agua-brava-de-volta-27-anos-depois/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Dave Grohl revela como foi seu primeiro dia após morte de Kurt Cobain
David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



