Tributo à Maldita: Água Brava de volta, 27 anos depois
Resenha - Tributo à Maldita (Parada da Lapa, RJ, 06/04/2012)
Por Marcos Mustaine
Fonte: Minuto HM
Postado em 30 de junho de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Apesar de algum atraso, o Minuto HM vem trazer por aqui um pouco do que foi o Tributo à Maldita, que prestou uma justa homenagem à Rádio Fluminense FM. A Maldita, como era conhecida a rádio, contribuiu para todas as vertentes do rock em especial no Rio de Janeiro, no início dos anos 80 e nesse ano comemoraria 30 anos de vida. O evento marcou de forma principal para a volta ao palco de uma das bandas pioneiras do hard rock nacional, o Água Brava.
A festa, que contou com bom público, deu-se no Parada da Lapa, no dia 06 de abril deste ano. Para tal, a escritora Maria Estrella esteve ilustremente contribuindo com a noite, autografando 200 livros da segunda edição do seu livro "Rádio Fluminense FM: a porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80", que teve a primeira edição completamente esgotada, face ao justo resgate através de suas linhas da importância da rádio nos anos 80. A parte musical começou com Lu Baratz e Bloco Cru, que faz aquela inusitada misturada de clássicos de rock com o ritmos mais brasileiros, como o samba.
A noite foi mágica e boa parte dessa magia deveu-se a presença de outro expoente do hard rock cantado em português, no momento de abertura política do país no ínicio dos anos 80, o cantor Vid, com sua banda, que por cerca de 40 minutos trouxe entre outras canções, o hit Brilhar a Minha Estrela, que foi um grande sucesso do vocalista com a banda Sangue Azul e o clássico Smoke On The Water , do Deep Purple. O cantor esbanjou simpatia, tirando fotos com todos e boa forma vocal, algo que sempre foi reconhecido desde o início de sua carreira. Seguem alguns registros da apresentação (e por favor não se atenham a baixa qualidade audiovisual).
George Israel e sua banda entraram depois de Vid, trazendo músicas de sua banda, Kid Abelha, entre outras canções, como algo da carreira de Cazuza. O sax de Israel pode ser visto em todos os locais do evento, pois o músico passeou inclusive para fora da plateia, na área externa, tocando seu instrumento.
A noite, que já estava boa, ficou melhor ainda, com o Água Brava no palco. Nos bastidores, antes do show, um encontro entre um Marcelo, um grande amigo de Jacaré, o saudoso bateria original, e Ivo deu a tônica do que seria a apresentação da banda: emoção atrás de emoção. Eu, Marcos Mustaine, me senti muito honrado por estar com o manto do Minuto HM no evento, camisa essa que foi reconhecida de imediato por todos do Água Brava. Tanto Daniel Cheese quanto Ivo e sua esposa foram muito receptivos ao blog, elogiaram muito a qualidade do espaço criado pelo Minuto HM e agradeceram a força nessa volta da banda, me presenteando com uma edição especial do CD novo, ainda a ser lançado.
Bem, chegou enfim a hora do três "garotos" do Água Brava, e eles começam à toda, com a histórica música Pressão. Ivo emociona a toda plateia, que não arredou pé enquanto a banda não tocava, ao falar que 27 anos se passaram desde a última vez que ele e Daniel estiveram no palco. A mini-apresentação segue com Esquizofrenia, fechando com Enquanto a Bomba Não Vem. O show traz muita energia, uma ótima estréia do novo baterista Cesinha, que teve a grande responsabilidade de assumir o posto deixado por Jacaré. Daniel não deixou por menos, com excelentes solos, e Ivo comandou a festa, apresentando um baixo com som incrível. Trazemos aqui o registro da apresentação, que embora deixe à desejar pela qualidade de imagem e som, vale pela raridade de tratar-se de um inimaginável reencontro no palco, tantos anos depois.
A noite seguiu com o projeto formado por Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, contando com outras figuras carimbadas do rock nacional, como Fernando Magalhães, Tony Platão, Kadu Menezes, Avellar Love, Humberto Barros, Arnaldo Brandão e Da Gama, tocando músicas super conhecidas do rock brasil da década de 80. Vale destacar a simplicidade e cumplicidade de Rodrigo com o projeto homenagem à Rádio Fluminense FM.
O Minuto HM, que está com o Água Brava desde que o sonho da volta ainda estava distante, estará acompanhando os próximo passos dessa volta. E o próximo passo já tem data: dia 28 de julho, no Rio Rock & Blues, Rua Riachuelo, número 20, Lapa, Rio de Janeiro. Quem quiser, pode comprar antecipadamente ingressos com desconto através do Facebook da banda para o show que servirá como lançamento oficial do tão esperado CD do Água Brava .
Saudações metalmaníacas!
Marcos Mustaine
Colaborou : Alexandre Bside e Flávio Remote
Matéria original: Minuto HM
http://minutohm.com/2012/06/28/tributo-a-maldita-agua-brava-de-volta-27-anos-depois/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
Os dez melhores mascotes da história do Metal, em lista da Metal Hammer
Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil
A banda de rock que era tão boa que deveria ter tentado carreira no exterior segundo Dinho

Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



