Gothic Metal: Holiness, Semblant e Ravenland no Manifesto
Resenha - Holiness, Semblant, Ravenland (Manifesto, São Paulo, 10/06/2012)
Por José Antonio Alves
Postado em 16 de junho de 2012
No último dia 10 de junho, o Manifesto Rock Bar, em São Paulo, recebeu três nomes que representam com maior notoriedade a cena brasileira do Gothic Metal atualmente. A banda gaúcha HOLINESS, os paranaenses do SEMBLANT e os paulistanos do RAVENLAND foram os responsáveis por trazer boa música para a fria São Paulo no domingo que encerrava o feriado prolongado.
Desde o começo percebia-se que aquela noite não teria um público muito numeroso, o que é decepcionante, tendo em vista o enorme potencial que as três bandas possuem. Isso contribuiu, de certa forma, para que tivéssemos apresentações quase que intimistas, sorte dos fãs que ali estavam e que puderam conferir de perto tudo que as bandas proporcionavam no palco.
Os gaúchos do HOLINESS iniciaram o evento, trazendo músicas presentes em seu ótimo debut "Beneath The Surface", de 2010. A banda liderada pela vocalista Stéfanie Schrimbeck faz um som que até possui algumas passagens no Gothic Metal, porém o que presenciamos é um som moderno, que não pode ser encarado como de um estilo específico. "The Truth", uma das melhores composições do debut da banda abriu o set, seguida de "Breath In Time", que mostra a competência de todos os músicos da banda, especialmente de Stéfanie, vocalmente, e de Cristiano Reis, na bateria.
"Mine" foi a próxima, uma das músicas que a banda não tocava ao vivo, mas que por conta do pedidos dos fãs, passou a integrar o set da banda em todos os shows, conforme explicou Stéfanie Schrimbeck. "Take Me Closer" e a bela "Waiting For A Change" deram seguimento ao set, aliás, esta última é mais uma das composições de "Beneath The Surface" que merecem destaque, instrumentalmente e também quanto à ótima letra.
Enquanto os fãs não desfrutam de um novo trabalho da banda, que deve ser lançado no formato EP futuramente, "Higher" e "What I Want" mostraram mais da já quase paulistana banda, que já há algum tempo está situada na cidade. Já no fim da apresentação, a banda preparou um cover para "Tourniquet", da banda estadunidense EVANESCENCE.
Fechando definitivamente a coesa apresentação, o primeiro single da banda, que inclusive entrou na parada de videoclipes da MTV brasileira, a faixa "Into The Light", é presença confirmada nos shows. O HOLINESS consegue reproduzir bem ao vivo aquilo que ouvimos no álbum, o que é um grande feito, com certeza a banda tem potencial para trilhar caminhos de sucesso em um futuro bem próximo.
Confesso que tinha grande expectativa pela próxima banda que subiria ao palco. O SEMBLANT, que contrasta os belos vocais de Mizuho Lin com os brutais e ferozes guturais de Sergio Mazul me surpreendeu e muito positivamente. As linhas vocais são muito bem encaixadas, como demonstrado em "Behind The Mask", faixa que também dá nome ao EP da banda lançado em 2011.
A presença de palco da banda também é notável, inclusive o grupo esteve no cast do Metal Open Air, festival marcado pelas falhas de organização e cancelamentos. Sem dúvidas o SEMBLANT seria uma das boas novidades deste evento. "Black Babylon" é outra faixa que chama e muito a atenção, os vocais quase operísticos unidos a uma bateria intensa e bem trabalhada tornam essa uma das grandes músicas da banda ao vivo. A dupla de guitarristas Sol Perez e Juliano Ribeiro é bem competente e se destaca em composições como "Beautiful Carnage" e "The Undead".
Com novo álbum previsto para o próximo ano, a banda deu uma pequena amostra do que virá por ai tocando pela primeira vez ao vivo a faixa "Dark Of The Day", uma música com refrão forte e boa melodia, o que já indica que coisa boa será produzida, sem dúvidas.
Já na parte final do set, mais uma grande demonstração de brutalidade vocal em "11:11 – The Doors is Open", outra composição que merece destaque, e que também está presente no EP do ano passado. As músicas "Legacy Of Blood" e "The Neptune Effect", do álbum "Last Night Of Mortality", de 2010, encerraram a vigorosa apresentação do grupo.
Coube ao RAVENLAND, banda fundada pelo vocalista Dewindson Wolfheart fechar a noite. Contando com a ótima Juliana Rossi nos vocais, a banda trouxe algumas composições de "And A Crow Brings Me Back", álbum lançado em 2009, bem como novidades como a faixa "Sad Afternoon", que fará parte do novo trabalho dos paulistanos.
Vale destacar as faixas "Burnin For You", "End Of Light" e principalmente "Memories", que se adequou perfeitamente à banda com os vocais de Juliana Rossi, com um belo dueto com Dewindson em um ótimo refrão. A banda ainda presenteou os fãs com "Mercyside", cover da banda norueguesa TRISTANIA, contando também com a participação especial de Sergio Mazul, vocalista do Semblant.
Mesmo com problemas técnicos, a banda se sobressaiu e conseguiu demonstrar aos presentes uma boa apresentação, resta aguardar o novo trabalho da banda para comprovarmos a força da formação atual.
Quem não conseguiu comparecer ao evento sem dúvidas perdeu um grande momento. As três bandas em questão prometem muito para o futuro com seus lançamentos, fica o sentimento de que elas mereciam mais público para as ótimas performances apresentadas. Uma noite louvável para os adoradores do estilo.
Setlist – Holiness
1. The Truth
2. Breath in Time
3. Mine
4. Take me Closer
5. Waiting for a Change
6. Higher
7. What I Want
8. Tourniquet (Cover - EVANESCENCE)
9. Into the Light
Setlist – Semblant
1. Intro
2. Behind the Mask
3. Forever Failure
4. Black Babylon
5. Beautiful Carnage
6. The Undead
7. Dark of the Day
8. Dance of Hecate (Instrumental)
9. 11:11 – The Door is Open
10. Legacy of Blood
11. The Neptune Effect
Setlist – Ravenland
1. Regret
2. End of Light
3. She Will Bleed Again
4. Pressage
5. The Crow
6. Soulmoon
7. Mercyside (Cover - TRISTANIA)
8. Sad Afternoon
9. Burning for You
10. Memories
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setlist do Iron Maiden
Fotos de Infância: Slayer
Raul Seixas: qual a origem da música "Gita"?

Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



