Steve Wilson: aperitivo para um show do Porcupine Tree
Resenha - Steven Wilson (Via Marquês, São Paulo, 21/04/2012)
Por Tatiane Correia
Postado em 24 de abril de 2012
Art is Truth. Arte é a verdade. E o britânico STEVEN WILSON comprovou a teoria que, literalmente, o vestiu. Músico – vocalista/guitarrista do grupo britânico PORCUPINE TREE – e produtor (ANATHEMA, ORPHANED LAND, OPETH, STORM CORROSION, só pra citar alguns exemplos) dos mais reconhecidos, ele fechou sua primeira visita à América Latina para uma platéia apenas discreta, mas que saiu encantada de uma das apresentações mais envolventes de que já tive notícia.
Fotos: Edi Fortini
A apresentação que fechou a tour latino-americano para divulgação do segundo disco solo de Wilson, Grace for Drowning, foi realizada no Via Marquês, uma nova casa de São Paulo que merece destaque pela fácil localização, acústica e iluminação. O público que formava uma pequena fila na porta já era informado de que a banda proibia terminantemente qualquer tipo de registro, seja com câmera ou celular. Essa é uma regra de praxe em apresentações de Wilson, seja solo ou com o PORCUPINE TREE.
Porcupine Tree - Mais Novidades
Por conta da série de apresentações na capital paulista (show do BOB DYLAN no mesmo dia), o público presente ficou um pouco aquém do esperado, em torno de 400 pessoas. Porém, o mesmo era composto por fãs de diversas faixas etárias, que no fim das contas foram contemplados por uma apresentação das mais poderosas.
Após a exibição de um vídeo por sobre o pano que cobria o palco, a pontualidade britânica foi atendida e, às 18 horas, os primeiros acordes de No Twilight Within the Courts of the Sun dava uma prévia do que estava por vir.
Acompanhado de uma banda não menos que excepcional - Marco Minnemann (bateria, que tocou no KREATOR, foi um dos finalistas na disputa pelo posto de baterista do DREAM THEATER, e que ano passado tocou com JORDAN RUDESS), Nick Beggs (baixo, STEVE HACKETT, TINA TURNER), Theo Travis (flauta e sax, GONG, ROBERT FRIPP, DAVID SYLVIAN, THE TANGENT), Adam Holzman (teclado, que chegou a ser integrante e diretor musical da banda de MILES DAVIS) e Tsonev Niko (guitarra) -, Wilson adentrou no palco com o jogo ganho e o público nas mãos, inebriado pelo excelente jogo de imagens em conjunto com o som executado – bastante limpo e claro por toda a casa, vamos deixar bem claro. Isso ficou evidente com a euforia causada em "Index" e na bela "Deform to form a Star", que chegou a emocionar vários dos presentes. Quando o pano caiu, na metade da instrumental "Sectarian", pode-se ver o quanto STEVEN WILSON parecia animado. E ele deixou claro o quanto estava surpreso com a receptividade do público latino-americano.
É difícil delimitar o tipo de som tocado por WILSON em sua carreira solo. Por mais que se fale em rock progressivo (é possível identificar referências a YES, PINK FLOYD e KING CRIMSON), as influencias de jazz, música experimental e heavy metal eram empregadas com precisão cirúrgica. Velocidade e peso não eram empregados de forma solta, tudo fazia parte de um contexto conduzido por Wilson com a precisão de um maestro.
Embora o set tenha abordado majoritariamente o último disco, faixas do debut "Insurgentes" também foram executadas, com destaque para a sensacional Harmony Korine, executada em conjunto com o assustador vídeo clipe de divulgação. Para a surpresa dos presentes, foi executada uma música chamada Luminol. Segundo Wilson, ela estará presente em seu próximo disco solo – que inclusive será gravado pela banda que acompanhou o músico nesta tour, uma vez que a integração foi considerada "perfeita" pelo líder do PORCUPINE TREE.
Outra faixa que merece ser destacada é "Raider II", executada em seus mais de 23 minutos de climas, velocidade, peso e experimentação. Impossível não se deixar envolver e, mesmo sendo muito longa, ela não é maçante e sua execução se torna imperceptível. O setlist normal foi fechado com "Get All You Deserve" e os músicos utilizando diversas máscaras, gerando euforia e comoção entre os presentes.
Porém, isso não foi nada em relação ao que estava por vir. Como aconteceu nas outras apresentações, Wilson apareceu acompanhado de seu violão. Mas antes, perguntou o porque do show aqui ter tão pouca gente (sua apresentação no Chile contou com quase 4 mil pessoas) em relação aos shows do RUSH – capaz de encher um Maracanã, como podemos ver no DVD Rush in Rio, por exemplo.
Entre os berros dos fãs que explicavam isso (diferença cultural, divulgação, entre outros motivos), o golpe final. Duas músicas do PORCUPINE TREE, Lazarus (do disco Deadwing, de 2005) e Trains (do disco In Absentia, de 2003), foram mais que suficientes para levar os fãs às lágrimas. Agora vamos esperar pela possibilidade de uma apresentação completa com o PORCUPINE TREE, uma vez que o show solo de STEVEN WILSON foi apenas um apetitoso aperitivo.
Setlist
01. No Twilight Within the Courts of the Sun
02. Index
03. Deform to Form a Star
04. Sectarian
05. Postcard
06. Remainder the Black Dog
07. Harmony Korine
08. Abandoner
09. Like Dust I Have Cleared From My Eye
10. Luminol
11. No Part of Me
12. Raider II
13. Get All You Deserve
14. Lazarus (PORCUPINE TREE
15. Trains (PORCUPINE TREE)
Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Baterista confirma que o Bad Company tocará no Rock and Roll Hall of Fame
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"
O disco de "rock cafona" que iludiu Max e Iggor Cavalera pela capa macabra
Os 5 discos que Regis Tadeu levaria para ilha deserta, incluindo brasileiro pouco famoso


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


