Judas e Whitesnake: show com cara de culto à nostalgia
Resenha - Judas Priest e Whitesnake (Anhembi, São Paulo, 10/09/2011)
Por Bruno Martim
Postado em 11 de setembro de 2011
Whitesnake e Judas Priest são duas bandas que não conhecem a expressão ‘deixar a peteca cair’. Em mais uma apresentação conjunta das bandas pelo país – a outra aconteceu em 2005 -, ficou evidente que ambas ainda tem o que contribuir com a cena da música pesada, embora já sejam mais que consagradas e míticas no meio roqueiro. O primeiro da série de quatro shows dos grupos em terras tupiniquins aconteceu no último sábado, no Anhembi, em São Paulo.
Fotos: Matheus Obst
David Coverdale põe fogo na idéia de quem diz que, com a idade avançada, suas cordas vocais não são mais as mesmas. É claro que ele sabe disso, mas, ao deixar sua voz soar mais grave, como nos dois últimos discos da banda, o vocalista deixa os críticos imaginar outra forma de o criticar. E o que dizer da atual formação da banda? Quem presenciou sabe, a qualidade dos integrantes é inigualável e leva a crer que, somente agora, com quase 40 anos de existência, o grupo encontrou uma das mais sólidas e fincadas no blues e rock de suas formações. Doug Aldrich e Reb Beach, nas seis cordas, deram um show à parte.
Mas então, as quase 30 mil pessoas que estavam no Anhembi viram o Whitesnake dar adeus e um outro pano de fundo tomar conta do palco onde os dois grupos se apresentaram. No horário marcado, às 22 horas – o que é raro -, o Priest subiu ao palco logo com uma porrada. "Rapid Fire" foi a primeira música do setlist que trouxe somente clássicos da banda.
Tudo bem, em termos musicais, a apresentação do Whitesnake foi, sim, a que mais se destacou, já que a banda possui uma fusão de ritmos bem maior que os britânicos do Priest. Mas a maior parte dos presentes queria mesmo é saber do heavy metal de Rob Halford & Cia.
E não faltaram as motocicletas no palco nem mesmo o tridente característico da banda para aterrissar os fãs em uma espécie de culto à nostalgia do Priest. Não demorou para que o público se agitasse mais e potencializasse a energia em gritos de apoio e músicas cantadas ao pé da letra.
Para se valer de alguns exemplos, "Breaking the Law", "Victim of Changes" e "Painkiller" foram as mais animadas. Na primeira, Halford sequer cantou. Optou por deixar a platéia ocupar seu lugar. Escolha mais do que sábia. O coro metálico tomou conta do Anhembi.
Por último, o performático Rob Halford, destaque ao lado de Scott Travis, nas baquetas, fez com que a noite terminasse ao melhor estilo. "Living after midnight" fechou o repertório da noite, dando boas-vindas à madrugada paulistana que já havia chegado – o show terminou por volta das 00h15. Duas grandes bandas que fizeram mais um bom show no Brasil. Resta a esperança que voltem mais vezes.
Outras resenhas de Judas Priest e Whitesnake (Anhembi, São Paulo, 10/09/2011)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
A banda de rock nacional em que backing vocal se deu melhor que o vocalista após separação
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
A música que resume o que é o metal, na opinião do vocalista do Avenged Sevenfold
Como surgiu "Toca Raul!", que todo dia milhares de pessoas gritam em shows mundo afora
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Para ex-Whitesnake, você tem um buraco no cérebro se acha que vai ficar rico com música
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



