Eluveitie: provando que o Folk Metal é um som de qualidade
Resenha - Eluveitie (Estúdio EMME, São Paulo, 29/01/2011)
Por Rogério Talarico
Postado em 01 de fevereiro de 2011
Pela primeira vez no Brasil, os suiços da banda Eluveitie desembarcaram para quatro apresentações em solo Brasileiro, sendo uma delas em São Paulo, no estúdio Emme. Trazendo toda sua musicalidade Folk para terras tupiniquins, os suíços mostraram que Folk Metal pode ser pouco difundido comparado ao Heavy Metal, mas é um som de muita qualidade.
O show previsto para começar às 21:00 horas teve um pequeno atraso, começando 20 minutos mais tarde, mas nada que deixasse o público presente impaciente, pois a montagem dos instrumentos foi feita com a cortina aberta e, enquanto isso, a banda ficou interagindo com o público. Misturando elementos Celtas em sua música, abriram o show com "Nil". Logo após, tocaram "Bloodstained" e "Gray Sublime Archon" e como sempre, o público brasileiro mostrou que é singular, fazendo danças celtas e bate-cabeças e até mesmo acompanhando e cantando as músicas no que parecia ser o resultado: algo muito próximo da língua Gaulesa que é a interpretada pela banda. Em
"Thousand Fold" o entrosamento e animação da banda estavam tão perfeitos, que até pulavam junto com o público.
Em "Inis Mona" o destaque foi pra Gaita de Foles que, nesta canção, o público até cantava em uníssono o refrão da música; já em "Slanias Song" as integrantes Meri e Anna tomaram a frente do palco e deram uma aula ao público: ensinaram a cantar o refrão da música palavra por palavra o que deixou o público em fervoroso para a próxima canção, "Omnos", que também foi assumida pelas vocalistas. Após o término desta música, com o público praticamente subindo ao palco, os seguranças do local entraram em ação e passaram a ficar na lateral, o que prejudicou um pouco a visão do show para o público que estava naqueles lados. Depois prosseguiram com "Song of Life", "Kingdom Come Undone", "(Do)minion" e "AnDro" que é uma música instrumental. Terminada a canção a banda saiu do palco e deixou todo o público agitado, pedindo uma música a mais.
Minutos após o grupo voltou para o famoso bis, tocando "Primordial Breath" e anunciando o final que todos queriam, seu single "Tagernako", que era uma das mais esperadas da noite. Mesmo o tamanho sendo pequeno para os 8 integrantes da banda, eles souberam percorrer e aproveitar todo o palco, mostrando desenvoltura e apreço pelos fãs. Sem dúvidas, foi um momento memorável para o todo publico que estava ali, um espetáculo que deixaria boquiabertos até mesmo os que não são fãs de músicas celtas.
Set List:
1. Nil
2. Bloodstained
3. Gray Sublime Archon
4. Your Gaulish War
5. Thousandfold
6. Inis Mona
7. Slanias Song
8. Omnos
9. Isara
10. Quoth the raven
11. Song of life
12. Kingdom Come Undone
13. (Do)minion
14. AnDro
Bis:
15. Primordial Breath
16. Tegernako
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Dirk Verbeuren, baterista do Megadeth, diz que deixar o Soilwork para trás foi ruim
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
Visual era um dos trunfos do Nirvana, na opinião de Chris Cornell
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
David Gilmour sobre o Live 8: "Nós éramos o Pink Floyd; Roger Waters era nosso convidado"
O ator vencedor de um Oscar que é fã do trabalho de Max Cavalera
O hit da Legião Urbana que Renato Russo não gostou e confessou que foi um erro

5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



