Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de fevereiro de 2025
Renato Russo e Cazuza são apontados até hoje como dois dos grandes nomes da geração do rock nacional dos anos 1980. Os saudosos músicos, no entanto, nunca trabalharam juntos, mas não por falta de tentativa.
Em entrevista para a revista Bizz numa edição de 1988, Cazuza disse que buscou contato com Renato e ofereceu uma letra sua ainda no começo para que o líder da Legião Urbana fizesse a melodia e arranjo.
Renato Russo - Mais Novidades
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
A ideia acabou não indo para frente primeiro porque Renato achou que a letra não era pop o suficiente e também por entender que o assunto proposto por Cazuza – orelhas – era estranho demais.
Cazuza explicou como surgiu a ideia, que mesmo com a parceria recusada, acabou se concretizando na música "Orelha de Eurídice", que saiu no álbum "Ideologia", primeiro de sua carreira solo, e acabou assinada apenas pelo ex-Barão Vermelho. "Essa coisa meio transcendental da procura do amor, que é a história da Eurídice, do Ulisses. É uma chanchada de terror", disse.
Ele comentou sobre a sondagem com o vocalista da Legião: "Bem, aí teve uma história com o Renato Russo. Toda vez que encontrava com o Renato, falávamos: ‘Pô, vamos trabalhar juntos!’. Aí mandei a letra para ele botar a música. Liguei para o Renato um mês depois, e ele: ‘Não fiz a música ainda. Estou com a maior dificuldade, primeiro porque eu não estou acostumado a trabalhar botando música em cima de letra...’. E ele não achou a música pop: ‘Eu sou pop, Cazuza, e, além disso, não consigo me conformar com uma música cujo tema seja orelha...’", disse.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Cazuza entendeu o ponto de vista de Renato: "Quer dizer, coisas do Renato. Acho genial, respeito ele porque ele é um poeta. Mas eu fiquei pensando: ‘Meu Deus! Que será isso? ...Ah, não! Orelha! Orelha! Rima com pentelho, rima com espelho... Orelha!!!’ Aí comecei a gritar: ‘Orelha!!!’. Acho interessante uma música chamar ‘orelha’. Eu tenho mania de orelha...", concluiu.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps