Matérias Mais Lidas

Iced Earth: Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de voltaIced Earth
Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de volta

Iced Earth: fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no CapitólioIced Earth
Fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no Capitólio

Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao CapitólioIced Earth
Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir CapitólioIced Earth
Veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir Capitólio

Phil Spector: Produtor, que estava preso por assassinato, morre de COVID-19Phil Spector
Produtor, que estava preso por assassinato, morre de COVID-19

Inesquecíveis: 50 grandes sucessos do rock e do metal que nunca saem de modaInesquecíveis
50 grandes sucessos do rock e do metal que nunca saem de moda

Iron Maiden: debilitado, Paul Di'Anno depende de vaquinha virtual para fazer cirurgiaIron Maiden
Debilitado, Paul Di'Anno depende de vaquinha virtual para fazer cirurgia

Nirvana: Kurt Cobain cuspiu no piano de Elton John pensando ser de Axl Rose.Nirvana
Kurt Cobain cuspiu no piano de Elton John pensando ser de Axl Rose.

Metallica: Uma versão de Battery que todo headbanger sempre quis ouvirMetallica
Uma versão de "Battery" que todo headbanger sempre quis ouvir

Rodolfo Abrantes: O sonho da minha mãe era eu voltar aos RaimundosRodolfo Abrantes
"O sonho da minha mãe era eu voltar aos Raimundos"

Paul Stanley: não consegue cantar Kiss e se arrisca no R&B? Saiba a resposta delePaul Stanley
Não consegue cantar Kiss e se arrisca no R&B? Saiba a resposta dele

Guns N' Roses: guitarrista ex-Black Crowes recusou entrar para a banda por duas vezesGuns N' Roses
Guitarrista ex-Black Crowes recusou entrar para a banda por duas vezes

Classic Rock: As 100 maiores músicas do século... até agora!Classic Rock
As 100 maiores músicas do século... até agora!

Metallica: há 20 anos, o grande Jason Newsted deixava a bandaMetallica
Há 20 anos, o grande Jason Newsted deixava a banda

Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeçaBuckethead
Guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça


Matérias Recomendadas

Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da bandaBlack Sabbath
Os vocalistas misteriosos da banda

Sexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?Sexo
Como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

Angra: Rafael Bittencourt solta desabafo sobre apresentação no CarnavalAngra
Rafael Bittencourt solta desabafo sobre apresentação no Carnaval

Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundadorGuns N' Roses
A trágica história do baixista fundador

Van Halen: Prejuizo de 85 mil dólares por causa de um M&M marromVan Halen
Prejuizo de 85 mil dólares por causa de um M&M marrom

Tunecore
Stamp

Cradle Of Filth: Ainda um dos ícones do Black Metal contemporâneo

Resenha - Cradle of Filth (Opinião, Porto Alegre, 19/12/2010)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar Correções  


























Em um ano que muitos artistas da música pesada visitaram a capital gaúcha, o encerramento dos shows internacionais não poderia agradar mais os fãs de metal extremo. Os ingleses do CRADLE OF FILTH, que vieram a Porto Alegre para promover o mais recente "Darkly, Darkly, Venus Aversa" (2010), enfrentaram uma imensa dificuldade para realizar a sua apresentação. O cansaço da sequência de shows pela América do Sul era evidente no rosto do sexteto. De qualquer forma, o público soube aproveitar os noventa minutos de black metal de Dani Filth & Cia.

Fotos: Liny Rocks (http://www.flickr.com/photos/linyrocks)

Com extrema pontualidade, às 21h subiu no palco do Opinião os gaúchos do FROST DESPAIR, responsáveis pela abertura da noite. A banda, que possui apenas um ano de idade, mostrou muita desenvoltura mesmo ainda em início de carreira. Embora não possua uma sonoridade de fácil rotulação, Odommok (vocal), Flávia Schmith (vocal), Renan (guitarra), Lair Raupp (guitarra), Rodrigo Marques (baixo), Agammenomm (teclado) e Matt (bateria) misturam influências do black metal e da música gótica com arranjos clássicos.

Em um set de quase trinta minutos, o FROST DESPAIR apresentou ao público – que praticamente já ocupava toda a pista do Opinião – as músicas complexas e extremamente bem trabalhadas que irão compor o primeiro EP da banda. No repertório, destaque para abertura com "At the Gates" e a intensa "The Final Breath", que conquistou aplausos e o reconhecimento da plateia. No entanto, outras como "Dark Bachiana" mostraram que o grupo gaúcho ainda precisa elaborar o instrumental de suas faixas para que possuam soar de maneira mais natural ao vivo. De qualquer modo, o hepteto chamou a atenção de quem aguardava ansiosamente pela atração principal.

Com a mesma pontualidade do grupo de abertura, às 22h entrou em cena uma das mais polêmicas bandas de black metal da atualidade. Dani Filth (vocal), Paul Allender (guitarra), James McIlroy (guitarra), Ashley Ellyllon (teclado), Dave Pybus (baixo) e Martin Skaroupka (bateria) aportaram na capital gaúcha após uma série ininterrupta de quatro shows, em cidades como Caracas, Santiago, Buenos Aires e São Paulo. Na bagagem, o novo (e ótimo) "Darkly, Darkly, Venus Aversa" (2010). Embora viva um dos melhores momentos da sua carreira, era evidente o esforço que o CRADLE FILTH fazia para que o encerramento da turnê sul-americana Creatures From the Black Abyss atendesse a expectativa dos fãs gaúchos.

Na abertura, Dani Filth & Cia. executaram "The Cult of Venus Aversa", uma das mais imponentes composições de "Darkly, Darkly, Venus Aversa" (2010). Não há dúvidas de que o público recebeu de maneira muitíssimo satisfatória as faixas novas da banda. Entretanto, "Her Ghost in the Fog", retirada de "Midian" (2000), contou com o suporte incondicional dos presentes, que cantaram em uníssono o refrão. Entre essas duas músicas, o CRADLE OF FILTH apresentou ainda "Honey and Sulphur" e contou para a plateia um pouco sobre a desgastante a turnê sul-americana que se encerrava no Opinião.

Certamente, Dani Filth é uma das maiores figuras do metal no mundo inteiro. O cantor, que além de mostrar muito carisma em cena, possui uma presença de palco invejável e sabe como poucos interagir com o público. No entanto, a potência da sua voz estava extremamente comprometida, sobretudo após a sequência (quase maluca) de quatro shows consecutivos. De qualquer modo, os presentes pareceram se identificar com a recente "Forgive me Father (I Have Sinned)" e com a clássica "The Principle of Evil Made Flesh". O som da casa, que nitidamente poderia privilegiar mais o peso das duas guitarras, comprometeu um pouco a qualidade sonora do espetáculo.

Na sequência, "Under Huntress Moon" e "Dunsk and Her Embrace" deixaram claro que o repertório do CRADLE OF FILTH iria percorrer todos os dezesseis anos de carreira da banda, sem privilegiar – como costuma acontecer na maioria das vezes – o disco mais novo. Em um momento em que o público parecia se desanimar com a apresentação, que não era mais vibrante como no seu início, "Nymphetamine Fix" apareceu no set para contar com o apoio intenso dos presentes. A música precedeu a nova "Lilith Immaculate" e "The Twisted Nails of Faith", essa retirada do disco "Cruelty and the Beast" (1998), que encerrou a primeira parte do show com uma hora de espetáculo.

Com a introdutória "Ave Satani", o CRADLE OF FILTH retornou ao palco para o bis. A plateia, que aguardava com certa expectativa e um perturbador silêncio, não se surpreendeu com as músicas selecionadas para fechar a apresentação. Embora viva um dos melhores momentos da sua carreira,"Cruelty Brought Thee Orchids" e "Ebony Dressed for Sunset" mostraram que as músicas mais antigas do sexteto inglês ainda são as preferidas dos seus fãs. "The Forest Whispers My Name", do primeiro álbum, "Principle of Evil Made Flesh" (1994), comprovou ainda mais essa teoria. No entanto (e como não poderia ser diferente), o hino "Form the Cradle to Enslave" encerrou com maestria o primeiro show de Dani Filth & Cia. na capital gaúcha, apesar de todos os contratempos acumulados nessa desgastante turnê sul-americana.

Embora tenha sido visivelmente prejudicada pela sequência ininterrupta de shows, não há como não mencionar a vontade e o profissionalismo do CRADLE OF FILTH no encerramento da turnê Creatures From the Black Abyss no nosso país. A banda, que apresentou o melhor espetáculo possível diante das circunstâncias nada favoráveis já mencionadas, teve o reconhecimento do público, que corresponderam aos caras nos momentos de maior intensidade do show. O vocalista Danil Filth era o mais prejudicado. De qualquer modo, a sua banda comprovou porque continua sendo um dos ícones do black metal contemporâneo.

Sites:
http://www.cradleoffilth.com
http://www.myspace.com/frostdespair

Set-list:

01. The Cult of Venus Aversa
02. Honey and Sulphur
03. Her Ghost in the Fog
04. Forgive me Father (I Have Sinned)
05. The Principle of Evil Made Flesh
06. Under Huntress Moon
07. Dusk and Her Embrace
08. Nymphetamine Fix
09. Lilith Immaculate
10. The Twisted Nails of Faith
11. Ave Satani
12. Cruelty Brought Thee Orchids
13. Ebony Dressed for Sunset
14. The Forest Whispers My Name
15. Form the Cradle to Enslave


Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Taylander8: Dimmu Borgir e Cradle of Filth, bandas que traíram o Black Metal? (vídeo)

Metal Hammer: 10 álbuns essenciais do black metal sinfônicoMetal Hammer
10 álbuns essenciais do black metal sinfônico

Moonspell: Ficamos loucos quando Billie Eilish usa uma camiseta do Cradle of FilthMoonspell
"Ficamos loucos quando Billie Eilish usa uma camiseta do Cradle of Filth"


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani FilthCradle Of Filth
O lado negro do vocalista Dani Filth

Slayer: este papo de fim é pra aumentar as vendas, diz Dani FilthSlayer
Este papo de fim é pra aumentar as vendas, diz Dani Filth


Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?Nirvana
Quem é o bebê da capa de Nevermind?

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.