RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Bangers Open Air

Rush: 24 músicas e quase três horas de show no RJ

Resenha - Rush (Praça da Apoteose, Rio de Janeiro, 10/10/2010)

Por Flavio Bahiana
Postado em 12 de outubro de 2010

Após oito anos o RUSH esteve de volta ao Brasil neste último final de semana, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, para a realização da turnê Time Machine, em que o principal destaque é a execução na íntegra do disco de maior sucesso comercial do grupo, o "Moving Pictures", lançado em 1980. É difícil saber qual banda começou com este tipo de projeto, mas é uma idéia muito interessante ver grandes artistas tocando todas as faixas de um grande clássico na ordem em que elas estão no disco.

Às 21h30 em ponto, os três telões, um no centro do palco e os outros nas laterais, começaram a exibir um filme curto que faz brincadeiras com a história da banda, intitulado "Rash: The Real History of RUSH". O vídeo mostra os três integrantes do RUSH em um restaurante. Geddy Lee (vocalista, baixista e tecladista) é o barman, Alex Lifeson (guitarrista) um cientista comilão e Neil Peart (baterista) é outro cliente; enquanto que uma banda chamada Rash é a atração do local executando "The Spirit of Radio". No meio do diálogo aparece uma máquina do tempo, o personagem de Alex Lifeson aperta um botão vermelho por engano e o grupo é transportado para o futuro, o que é a deixa para o RUSH entrar no palco e começar o espetáculo executando os primeiros acordes de "The Spirit of Radio", que faz o público incendiar a Praça da Apoteose.

Rush - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência o grupo tocou "Time Stand Still" e "Presto", que há muitos anos não eram incluídas no set list dos shows. No final desta última, Geddy Lee saudou o público em inglês, dizendo: "Hello, boa noite Rio! Bem vindos Brasil! É um prazer estar de volta. Gostaria de falar melhor o idioma de vocês". Este foi um dos raros momentos de diálogo com o público. Na sequência, tocaram mais duas músicas que raramente aparecem no set list, "Stick it Out" e a instrumental "Leave That Thing Alone". Entre elas, "Working` Them Angels", uma das melhores músicas do último disco de estúdio, Snakes & Arrows, de 2007. Outra grande música deste álbum que foi tocada nesta primeira parte do show foi "Faithless".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, o RUSH apresentou a música inédita "BU2B", que estará presente no disco "Clockwork Angels", que será o 19º disco de estúdio do grupo e que deve ser lançado em 2011. A música é pesada e teve como pano de fundo vários efeitos especiais do palco, como fogo, explosões, fumaça e efeitos de luzes. Foi a deixa para a sequência da trinca de grandes clássicos que viria a seguir: "Freewill", "Marathon" e "Subdivisions", que voltaram a empolgar o público e que encerrou a primeira parte do show, após 1h10min do início da apresentação. Geddy Lee anunciou o intervalo, que deve uma duração aproximada de 20 minutos.

Antes de começar a tão aguardada segunda parte do show, em que seria executada na íntegra o disco "Moving Pictures", um relógio com o ano de 1974 (ano de lançamento do primeiro álbum do RUSH), apareceu no telão e fazia uma contagem até o ano de 1980. Quando o relógio chegou neste ano, as luzes se apagaram e mais um vídeo engraçado começou a ser exibido. Desta vez o cenário foi a gravação do videoclipe do grupo Rash para a clássica música "Tom Sawyer". Geddy Lee desta vez é o diretor e o personagem de Alex Lifeson continua sendo o cientista comilão do primeiro filme, mas desta vez ele aparece também como empresário do grupo. Quando o botão vermelho da máquina do tempo é novamente apertado, começa um clipe do grupo em um fundo branco, tocando a música "Tom Sawyer" e aparecendo os integrantes do RUSH em diversas idades e com os instrumentos trocados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O personagem de Geddy Lee não gosta dos acontecimentos durante a gravação, pede demissão e o empresário comemora o fato de ter assumido o cargo de diretor do videoclipe. A partir daí o RUSH entra no palco, começa a executar as primeiras notas de "Tom Sawyer" e levanta o público, que canta junto toda a letra da música junto com Geddy Lee, assim como acontece também no clássico seguinte "Red Barchetta". Para incendiar de vez a Praça da Apoteose, vem em seguida a instrumental "YYZ", que é entoada em coro pelo público. O hit "Limelight" vem em seguida, mantendo a empolgação tanto da banda quanto da platéia, o que também acontece nas três músicas "The Camera Eye", "Witch Hunt" e "Vital Signs".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A execução na íntegra do "Moving Pictures" foi perfeita. É incrível os sons que estes três músicos conseguem executar no palco. Geddy Lee impressiona ao tocar, em uma mesma música, o baixo e o sintetizador moog, além de cantar; Alex Lifeson é um grande guitarrista, executando grandes solos e variando instrumentos como o violão de 12 cordas e um violão havaiano; Neil Peart será comentado mais a frente. Parece que estamos ouvindo o disco diretamente das caixas de som presentes em todo o palco.

Logo após a última música do "Moving Pictures" ser executada, "Vital Signs", o RUSH tocou mais uma música nova, "Caravan", que assim como "BU2B", é uma música pesada e que teve a utilização de diversos efeitos especiais do palco, que estava decorado com diversos relógios e válvulas do tempo, que lembravam um pouco a casa do Dr. Emmett Brown, que aparece no início do primeiro filme da trilogia "De Volta para o Futuro" (1985).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao final desta música, Geddy Lee e Alex Lifeson deixam o palco, ficando apenas Neil Peart. É a deixa para que se tenha início uma das maiores atrações dos shows do RUSH, o solo de bateria. Neil Peart pode ser considerado como o melhor baterista vivo. É inegável a qualidade dele neste instrumento, o que pode ser claramente observado durante a apresentação solo, que durou aproximadamente 10 minutos. As câmeras de filmagem deram um show, captando toda a técnica do baterista bem de perto, tanto em imagens por cima da bateria, quanto nos detalhes, principalmente do bumbo. Durante esta parte, alguns pingos de chuva começaram a cair, mas não durou muito e antes da próxima música o chuvisco já havia passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após o solo, é a vez de Alex Lifeson ficar sozinho no palco e executar uma bela introdução para "Closer to the Heart" em um violão de 12 cordas, enquanto os outros integrantes vão voltando ao palco para a execução deste grande clássico, presente no disco "A Farewell to Kings", de 1977. As duas músicas que encerraram a segunda parte do show foram "2112 – Overture / Temple of Syrinx" e "Far Cry". Geddy Lee chegou a se despedir do público, mas ainda faltavam mais duas canções, a épica e instrumental "La Villa Strangiato" e "Working Man", que começou diferente da versão de estúdio, com uma levada reggae, para depois obter mais peso nos instrumentos e ter a levada Hard Rock original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No final, mais um vídeo engraçado. Desta vez com os atores Paul Rudd e Jason Segel, do filme "Eu Te Amo, Cara" (2009), em que eles interpretam dois grandes fãs do RUSH. No vídeo, os dois conseguem invadir o camarim do grupo com credenciais falsas e há diálogos muito divertidos entre os atores e os integrantes do RUSH.

Após quase três horas de show, 24 músicas e mais um solo de bateria de um dos melhores bateristas da história do rock, o público carioca saiu da Praça da Apoteose feliz e com a certeza de ter presenciado um dos melhores shows de rock da atualidade.

Parte 1
1. The Spirit of Radio
2. Time Stand Still
3. Presto
4. Stick It Out
5. Workin' Them Angels
6. Leave That Thing Alone
7. Faithless
8. BU2B
9. Freewill
10. Marathon
11. Subdivisions

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Parte 2
12. Tom Sawyer
13. Red Barchetta
14. YYZ
15. Limelight
16. The Camera Eye
17. Witch Hunt
18. Vital Signs
19. Caravan
20. Love 4 Sale (Solo Neil Peart)
21. Closer to the Heart
22. 2112 Overture / Temples of Syrinx
23. Far Cry

Bis
24. La Villa Strangiato
25. Working Man

Para ver algumas fotos do show do RUSH no Rio de Janeiro, acesse o site abaixo.

http://www.flaviobahiana.blogspot.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Flavio Bahiana

Flavio Bahiana é jornalista. Também é colaborador do site valepunk.com e é editor do blog: flaviobahiana.blogspot.com. Nasceu no ano de 1982, no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Começou a ouvir rock por causa dos Raimundos e cresceu ouvindo punk rock. Considera os Ramones como os melhores de todos os tempos. Hoje ouve quase todas as vertentes do rock, além de gostar de outros estilos também, como blues e reggae.
Mais matérias de Flavio Bahiana.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS