Andy Timmons: amor à música na ponta dos dedos
Resenha - Andy Timmons (Auditório EM&T, São Paulo, 27/09/2010)
Por Thiago Verpa
Postado em 01 de outubro de 2010
No dia 27 de setembro de 2010, numa segunda-feira escura e chuvosa, o EM&T em parceria com a Santo Angelo e a GNI (NIG no Brasil), realizaram mais um evento para os guitarristas de plantão. O convidado dessa vez era o ex-guitarrista da banda de hard rock oitentista DANGER DANGER, ANDY TIMMONS.
Livrando-se do estereótipo de guitarrista de hair band, ANDY construiu uma carreira solo instrumental invejável ao longo dos anos, e apresentou suas composições para uma auditório cheio no EM&T.
ANDY é a carisma em pessoa, e ao pisar no palco isso já era nítido. Após breve introdução, Andy tocou "Super 70’s", música de riff poderoso e com uma melodia mais do que agradável. Já foi o suficiente para sabermos que a apresentação seria excepcional. O público, que no começo estava um pouco morno, talvez por causa do frio e da chuva, logo esquentou, a pedido do próprio ANDY, que incentivava todos a baterem palmas e gritarem, dizendo "Isso não é um workshop, é um show de rock".
ANDY intercalava músicas com comentários engraçados para quebrar o gelo com a platéia e arrancava risadas dos presentes. A apresentação seguiu com "Pink Champagne Sparkle" e uma improvisação num tema de blues. Ao terminar comentou sobre a Expomusic, e a quantidade de músicos de alta qualidade que encontrou por lá, mostrando muita humildade e dizendo que é sempre bom poder aprender e ficar motivado com outros músicos.
A clínica seguiu com "Beautiful Strange", e a chuva do lado de fora começou a ficar mais forte. Como era possível ouvir o barulho dos pingos batendo no teto do auditório, ANDY resolveu arriscar um pedaço da música "Rain", dos BEATLES, e disse que no ano que vem, lançará uma versão do álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" tocado em versão power trio.
Após tocar "A Night to Remember", as luzes se acenderam, e SIDNEY CARVALHO subiu ao palco para ser o intérprete na sessão de perguntas e respostas do workshop. Entre perguntas sobre equipamento e técnica de guitarra, ANDY falou sobre seus primeiros contatos com o instrumento, suas influências, como ACE FREHLEY e TED NUGENT (onde tocou partes de "Deuce" do KISS e "Stranglehold" de NUGENT), e disse que é importante nunca parar de aprender, nunca se acomodar no instrumento; ser confiante é importante, mas o músico não deve pensar que já sabe tudo, pois música é um aprendizado constante.
Após responder as perguntas, ANDY voltou a tocar com a música "Deliver Us", e seguiu com "Helipad" e "Gone", do álbum "Resolution". Ao anunciar a próxima música, um de seus "clássicos", "Eletric Gipsy", ANDY arrancou gritos entusiasmados do público, que já estava muito mais à vontade e interagindo muito mais.
Andy voltou a falar do seu vindouro disco que fará uma releitura de "Sgt. Peppers Lonely Heart’s Club Band", e tocou a faixa título, versão instrumental, mostrando que nem sempre uma música precisa de letras e vozes para transmitir a mesma emoção. O feeling de ANDY já bastava.
Nas duas últimas músicas da noite, Andy tocou "Cry For You" e "Groove or Die", atendendo ao pedido dos fãs. Enquanto ANDY aguardava a faixa de acompanhamento de "Groove or Die", algum problema técnico ocorreu, e ele aproveitou para tocar uma excelente versão de "Garota de Ipanema". Terminada a apresentação, houve um sorteio de kits da Santo Angelo, e uma sessão de autógrafos e fotos com Andy, que trouxe para venda seu último DVD, "Live Resolution", que pode ser adquirido em seu site oficial www.andytimmons.com .
Mais do que técnica, feeling, e ótimas músicas, Andy Timmons tem o amor à música na ponta dos dedos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Max Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos
Black Sabbath: A lenda do vampiro do cemitério de Highate
Steve Harris explica por que botou no Iron Maiden o nome de um instrumento de tortura


Ted Poley dá esculacho online em Sebastian Bach após ser destratado
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



