Andy Timmons: amor à música na ponta dos dedos
Resenha - Andy Timmons (Auditório EM&T, São Paulo, 27/09/2010)
Por Thiago Verpa
Postado em 01 de outubro de 2010
No dia 27 de setembro de 2010, numa segunda-feira escura e chuvosa, o EM&T em parceria com a Santo Angelo e a GNI (NIG no Brasil), realizaram mais um evento para os guitarristas de plantão. O convidado dessa vez era o ex-guitarrista da banda de hard rock oitentista DANGER DANGER, ANDY TIMMONS.
Livrando-se do estereótipo de guitarrista de hair band, ANDY construiu uma carreira solo instrumental invejável ao longo dos anos, e apresentou suas composições para uma auditório cheio no EM&T.
ANDY é a carisma em pessoa, e ao pisar no palco isso já era nítido. Após breve introdução, Andy tocou "Super 70’s", música de riff poderoso e com uma melodia mais do que agradável. Já foi o suficiente para sabermos que a apresentação seria excepcional. O público, que no começo estava um pouco morno, talvez por causa do frio e da chuva, logo esquentou, a pedido do próprio ANDY, que incentivava todos a baterem palmas e gritarem, dizendo "Isso não é um workshop, é um show de rock".
ANDY intercalava músicas com comentários engraçados para quebrar o gelo com a platéia e arrancava risadas dos presentes. A apresentação seguiu com "Pink Champagne Sparkle" e uma improvisação num tema de blues. Ao terminar comentou sobre a Expomusic, e a quantidade de músicos de alta qualidade que encontrou por lá, mostrando muita humildade e dizendo que é sempre bom poder aprender e ficar motivado com outros músicos.
A clínica seguiu com "Beautiful Strange", e a chuva do lado de fora começou a ficar mais forte. Como era possível ouvir o barulho dos pingos batendo no teto do auditório, ANDY resolveu arriscar um pedaço da música "Rain", dos BEATLES, e disse que no ano que vem, lançará uma versão do álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" tocado em versão power trio.
Após tocar "A Night to Remember", as luzes se acenderam, e SIDNEY CARVALHO subiu ao palco para ser o intérprete na sessão de perguntas e respostas do workshop. Entre perguntas sobre equipamento e técnica de guitarra, ANDY falou sobre seus primeiros contatos com o instrumento, suas influências, como ACE FREHLEY e TED NUGENT (onde tocou partes de "Deuce" do KISS e "Stranglehold" de NUGENT), e disse que é importante nunca parar de aprender, nunca se acomodar no instrumento; ser confiante é importante, mas o músico não deve pensar que já sabe tudo, pois música é um aprendizado constante.
Após responder as perguntas, ANDY voltou a tocar com a música "Deliver Us", e seguiu com "Helipad" e "Gone", do álbum "Resolution". Ao anunciar a próxima música, um de seus "clássicos", "Eletric Gipsy", ANDY arrancou gritos entusiasmados do público, que já estava muito mais à vontade e interagindo muito mais.
Andy voltou a falar do seu vindouro disco que fará uma releitura de "Sgt. Peppers Lonely Heart’s Club Band", e tocou a faixa título, versão instrumental, mostrando que nem sempre uma música precisa de letras e vozes para transmitir a mesma emoção. O feeling de ANDY já bastava.
Nas duas últimas músicas da noite, Andy tocou "Cry For You" e "Groove or Die", atendendo ao pedido dos fãs. Enquanto ANDY aguardava a faixa de acompanhamento de "Groove or Die", algum problema técnico ocorreu, e ele aproveitou para tocar uma excelente versão de "Garota de Ipanema". Terminada a apresentação, houve um sorteio de kits da Santo Angelo, e uma sessão de autógrafos e fotos com Andy, que trouxe para venda seu último DVD, "Live Resolution", que pode ser adquirido em seu site oficial www.andytimmons.com .
Mais do que técnica, feeling, e ótimas músicas, Andy Timmons tem o amor à música na ponta dos dedos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A música do Metallica que deixou o veterano James Hetfield apreensivo
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Nazareth: um elogio à pertinácia
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
James Hetfield explica porque Metallica deixou o thrash metal com o "Black Album"

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



