"American Jesus" do Bad Religion e a representação de um pensamento estadunidense
Por Lucas Monteiro
Postado em 28 de maio de 2024
No ano de 1993 a banda Bad Religion lançou o disco "Recipe for Hate", a formação, na época, contava com Greg Graffin, Brett Gurewitz, Greg Hetson, Jay Bentley e Bobby Schayer. O disco trouxe a música "American Jesus", uma das mais conhecidas da banda, composta por Gurewitz e Graffin, e contando com a participação de Eddie Vedder fazendo backing vocals. A música havia sido lançada como single anteriormente, trazendo uma capa bastante provocativa. A faixa também ganhou um videoclipe, dando corpo para as metáforas cantadas nas letras, que são uma característica marcante na história do grupo.
Em entrevista para a revista "Kerrang!" (edição 453 de julho de 1993), o vocalista Greg Graffin explica o estímulo inicial da música: "Nossa música 'American Jesus' é sobre a suposição de que Jesus trata os Estados Unidos de forma diferente dos outros países. Durante a Guerra do Golfo, George Bush disse: 'Nós venceremos, porque Deus está do nosso lado!’ Que declaração incrível!". A partir desta afirmação é possível entender todo o jogo de palavras utilizado na música, que apresenta um forte tom de sarcasmo. Ao ler a letra com atenção é possível perceber todas essas nuances que podem passar despercebidas no meio de um instrumental forte de punk rock.
O discurso é de uma pessoa que se sente abençoada e privilegiada pelo fato de ter nascido naquelas terras, sendo que ter aquela cidadania o faz especial. Que aceita visitas de estrangeiros para aprenderem com a sua moral, mas repudia que os imigrantes façam de lá a sua morada. Esse pensamento revela a falta de autocrítica e retrata uma nação que acredita nos mitos criados e propagados por eles mesmos. Ainda que tenham se passado mais de três décadas desde o lançamento, American Jesus ainda representa o pensamento de muitos residentes, que orgulhosamente chamam o seu país de América, ignorando o fato que América é um grande continente e não um pequeno país.
Referências:
TheBrPage
Wikipedia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps