Hibria: Apresentação em Porto Alegre para lançamento do álbum
Resenha - Hibria & Magician (Bar Opinião, Porto Alegre, 19/06/2005)
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de junho de 2005
Uma das maiores bandas do cenário gaúcho esteve se apresentando na capital Porto Alegre para o lançamento do seu primeiro álbum, "Defying the Rules". Estamos falando do Hibria, banda que já possui um grande reconhecimento no exterior, em países como Japão e Alemanha. "Defying the Rules", que saiu aqui pela Encore Records, já roda o exterior desde o final do ano passado, aclamado por mídia e público. E por questões óbvias a banda não poderia deixar a sua cidade natal à deriva, e em meio a uma produção digna de qualquer grande banda, o Hibria levou um grande público (para um domingo) para o Bar Opinião.
Fotos: Josiane Daitx e Christiano Witt.
A noite realmente começou com a banda de abertura, a Magician. Banda que já figurou aqui pelo Whiplash! diversas vezes, afinal os shows são, realmente, o forte do grupo que já está preparando o seu ‘debut’ que irá ser lançado ainda este ano. A banda que recentemente havia aberto para o Shaaman, também em Porto Alegre, executou um ‘set’ com o que há entre as suas melhores composições. Dan Rubin (vocal), Cristiano Schmitt e Renato Osorio (guitarras), Elizandro Max (baixo) e Zé Bocchi (bateria), juntamente com um tecladista convidado, voltaram a executar as já conhecidas "Prime Evil", "Underworld Terror" e "Sandstorm" para um público sedento por metal. Tecer críticas a Magician é como chover no molhado, afinal já são bons anos de experiência com esta mesma formação que atualmente a banda realmente necessita de um disco completo para ampliar seus horizontes em nível de Brasil e exterior. Destaque mais do que especial para "Minstrel’s Domain" (a melhor) e a pesada "Siege on Zelgian", além dos covers para "Nightfall" e "Eagle Fly Free".
Após um certo tempo para arrumar o palco com a parte visual do show (iluminação e panos de fundo – ambos sensacionais), o Hibria entrou de palco juntamente com a sua introdução não só tocada, mas também no telão. A temática e história de "Defying the Rules" era apresentada em animação enquanto que todos já estavam animados para QUE o show começasse, com a sensacional "Steel Lord on Wheels" e "Change Your Life Line", músicas que por muito tempo vêm abrindo os shows da banda. Iuri Sanson (vocal), Abel Camargo (guitarra), Diego Kasper (guitarra), Marco Panichi (baixo) e Sávio Sordi (bateria), apesar de enfrentarem alguns problemas com o som nas primeiras músicas, levaram com extrema qualidade e carisma outras grandes composições do seu primeiro álbum, como "Stare at Yourself" (não tão rápida e pesada como as demais), "Millenium Quest" e "Living Under Ice", esta, funcionando perfeitamente bem ao vivo. Após "High Speed Break Out" a banda teve tempo para dois covers, "2 Minutes to Midnight" (você sabe de quem?) e "Tornado of Souls" (Megadeth), que após o público já parecer não muito entusiasmado com diversas composições próprias da banda, agitaram nestes hinos do heavy metal. E fechando a apresentação com chave de ouro, "Defying the Rules" e a épica "The Faceless in Charge", esta última bem conhecida por todos os presentes.
Uma noite de gala para o heavy metal gaúcho com dois dos maiores nomes atuais do nosso cenário. Digo isto principalmente quanto ao Hibria, que mesmo sendo pouco conhecido em todo o nosso Brasil, já desperta a atenção de toda a Europa e Japão, e em breve estará excursionando por lá, eu acho, pelo sucesso que "Defying the Rules" vem fazendo em terras distantes. Mas a banda pode vir a realizar diversos shows aqui pelo Brasil também, basta que se tenha um reconhecimento nacional. Já no Rio Grande Sul, bem, este estado eu acho que a banda já conquistou. A noite deste domingo foi uma prova disso.
Magician (set-list):
01. Intro
02. Prime Evil
03. Underworld Terror
04. Sandstorm
05. Nightfall (Blind Guardian)
06. Siege on Zelgian
07. Minstrel’s Domain
08. Eagle Fly Free (Helloween)
Hibria (set-list):
01. Intro
02. Steel Lord on Wheels
03. Change Your Life Line
04. Stare at Yourself
05. Millenium Quest
06. Kingdom to Share
07. Living Under Ice
08. High Speed Break Out
09. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden)
10. Tornado of Souls (Megadeth)
11. Defying the Rules
12. The Faceless in Charge
Sites oficiais:
Magician – www.magician.com.br
Hibria – www.hibria.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
Bruce Dickinson chamou Steve Harris para a porrada após gravação de clipe do Iron Maiden
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que o Slayer era satanista
Nick Mason revela sua música preferida do Pink Floyd; "divertida de tocar"


Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



