Sepultura: Bom público, boa organização, clima de festa...
Resenha - Sepultura (Portuários, Santos, 04/09/2004)
Por Fernando De Santis
Postado em 04 de setembro de 2004
Já fazia mais de uma década que o Sepultura, banda que carrega o nome do Brasil pelos quatro cantos do globo, não pisava em Santos, para fazer uma apresentação para o fanático público do litoral. Bom público presente ao clube, boa organização, clima de festa, enfim, tudo perfeito para um sábado memorável.
A abertura do show ficou por conta dos santistas do Drive V (que já fora chamado de Cajamanga). Fazendo um som meio que nu-metal, com um vocal que às vezes lembrava Zack de La Rocha, o pessoal do Drive V aqueceu muito bem a galera, que já se apertava próximo ao palco, tocando músicas próprias e covers, como a muito bem executada, "Duallity" do Slipknot e "War Pigs" do Black Sabbath. A segunda banda a subir no palco foi o Chemical Disaster, que toca um death metal muito bom. Por um azar imenso, quando eu estava em frente ao palco, tirando fotos, notei que por algum motivo obscuro, a bateria da minha câmera zerou! Tive que sair correndo para comprar pilhas em uma padaria ao lado da Vila Belmiro e quando voltei, já havia acabado o show deles. Não pude conferir a apresentação, mas os comentários do público presente foram muito positivos.
Massacration, a banda formada por integrantes do programa da MTV, "Hermes & Renato", subiu ao palco na seqüência para divertir e empolgar os fãs que aguardavam pelo Sepultura. Não acreditei quando vi praticamente todo mundo gritando "Massacration, Massacration", não sabia que eram tão populares... e para a minha surpresa, o público cantava todas as músicas do set. Após tocar a vinheta do programa Hermes & Renato, o ator mais gordinho do programa (desculpe, não sei o nome) subiu no palco sambando e cantando, para depois entrar os integrantes do Massacration. "Metal Milk Shake" abriu o show e nos intervalos das músicas, rolavam as tradicionais palhaçadas. Impressionante também a presença de palco dos rapazes! "Metal Bucetation" foi o ápice (!!!) do show, que foi encerrado com "Metal Massacre Attack", que teve a participação daquele tiozinho doido, que só grita, no programa da MTV. Hilária a apresentação, sem ser cansativa e com todas as músicas muito bem tocadas.
Com um público ansioso, com olhares fixos e com diversos fotógrafos com os umbigos colados ao palco, o Sepultura entrou fazendo o que melhor sabe: porrada na orelha da galera. Formado por Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr. (baixo), Igor Cavalera (bateria) e Derrick Green (vocal), o quarteto mais famoso do Brasil começou a apresentação com "Apes of God". Igor Cavalera tocava como se tivesse raiva da bateria... socava, dava pena da pobre batera, Mr. Green que entrou tocando guitarra, encarava o público, meio que intimando a galera a se empolgar, Paulo ficava mais na dele, porém totalmente competente, enquanto Andreas agradou a todos, usando uma camiseta da burrinha, a Portuguesa Santista, que é querida por santistas, corintianos, são paulinos e palmeirenses do Litoral. O setlist foi muito bem diversificado, passando por todas as fases do Sepultura. "Biotech is Godzilla" e "Propaganda" agradaram em cheio no início do show, porém o pau comeu mesmo nas mais antigas como, "Troops Of Doom" e no medley "Innerself / Beneath The Remains".
Em determinado momento do show, Andreas soltou os riffs iniciais de "Seek and Destroy" do Metallica, mas logo a seguir, anunciou que viria pela frente "Desesperate Cry" do disco "Arise". "Refuse / Resist" teve praticamente emendada a famosa "Territory", que fez todos os presentes pularem e cantarem de forma insana. A primeira parte do show foi fechada com o medley de "Arise / Dead Embryonic Cells", que era um dos momentos mais aguardados. A volta para o encore teve "Parabéns a você", para o baterista Igor Cavalera, que completava 34 anos. "Come Back Alive" foi a música da volta, quando Derrick anunciou que "Roots Bloody Roots" seria a última música. Após o grito de "Sepultura do Brasil" de Derrick, a banda fechou o show com uma energia impressionante, parecia que era a primeira música do set!
Apresentação de gala da banda que é orgulho nacional. O público de Santos saiu do clube Portuários totalmente satisfeito com o que viu e ouviu. Agora só resta torcer para que a volta do Sepultura a Santos, não demore mais de dez anos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Max Cavalera reflete sobre as dificuldades que bandas iniciantes enfrentam
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


