Resenha - Engenheiros do Hawaii (Ceará Music, Fortaleza, 09/10/2003)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pablo Aragão Pinheiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Engenheiros do Hawaii (EngHaw). Presente em todas as edições do Ceará Music, como não poderia deixar de ser. Se ao longo de sua carreira, o grupo de Humberto Gessinger é alvo de duras críticas da imprensa especializada, além de uma relação instável com o grande público, o mesmo não acontece no Ceará. Aqui no estado, a banda encontra grande aceitação, além de um público fiel. Isto pode ser percebido através das votações promovidas pelo site do evento para escolher as atrações do festival, nas quais os Engenheiros listam sempre entre as bandas mais votadas.
963 acessosHumberto Gessinger: entrevista com o guitarrista Felipe Rotta5000 acessosOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação

Vale relembrar um pouco a história de como os Engenheiros redescobriram o Ceará - e foram redescobertos. Em 1999, foram convidados como atração principal para a calourada geral de uma grande universidade particular em Fortaleza. O público compareceu em massa ao show e, desde então, os EngHaw, que à época estava na turnê do disco !Tchau Radar! , têm incluído a cidade em todas as suas turnês. Mais importante ainda: o lançamento de seu disco anterior, Surfando Karmas & DNA se deu em Fortaleza. E no Ceará Music, em suas duas primeiras edições, a banda fez shows contagiantes.

Voltemos a 2003, no dia 09 de outubro, mais precisamente. Andando nos diversos espaços do Hotel Marina Park (local onde aconteceu o evento) era fácil notar o púbico que comparecia para assistir a banda. Não faltavam camisetas, fãs-clubes e comentários acerca do grupo. Os EngHaw iniciaram sua apresentação sem grande atraso. Ponto positivo para a organização do festival, que, neste primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores, conseguiu cumprir razoavelmente com os horários previstos.

Pela primeira vez, os Engenheiros traziam à Fortaleza músicas de seu novo CD, “Dançando sobre o campo minado”. O show tem início com “Rota de colisão” (terceira faixa do já referido disco), que causou grande euforia na multidão que assistia o show - vinte mil pessoas passaram pelo Marina Park nesse dia, segundo a organização do evento. Em uma apresentação em que Humberto pouco falou para a platéia, as músicas vinham uma atrás da outra, alternando-se entre antigos sucessos da banda e canções do mais recente álbum.

Seguiram-se “3a do plural”, “Eu que não amo você” e “Na veia”. “A montanha”, dentre as várias muitas músicas que foram cantadas pelo público, contou com uma resposta excepcional da platéia. Destaque para a música “Revelação”, do cantor cearense Fagner. Já antes interpretada por Humberto em versão voz e violão em outros shows realizados no estado, esta canção foi, pela primeira vez, tocada por toda a banda para o público cearense. Um pequeno parêntese para destacar a qualidade dos músicos que compõe os EngHaw atualmente: Bernardo Fonseca, por exemplo, que assumiu o baixo nesta formação, se me permitem a sinceridade, parece-me mais habilidoso que Humberto, no mesmo posto.

Mais adiante, Gessinger deixa a guitarra de lado por alguns instantes e, ao teclado, interpreta músicas como “Piano Bar” e “Segunda Feira Blues I” (composta em parceria com o ex-baterista do grupo Carlos Maltz). Depois da empolgação da platéia com “Infinita Highway”, o show se encerra com inúmeros pedidos de bis.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Humberto GessingerHumberto Gessinger
Anunciada saída de Nando Peters da banda

963 acessosHumberto Gessinger: entrevista com o guitarrista Felipe Rotta623 acessosHumberto Gessinger: DVD da turnê será gravado em Porto Alegre0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

BRockBRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80

Pra discutirPra discutir
Os 100 melhores discos do rock brasileiro

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

Ozzy x SharonOzzy x Sharon
Conheça a mulher que supostamente causou a separação

GuitarraGuitarra
Ouça o riff mais popular de todos os tempos

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Bon Scott, do AC/DC, muito antes da fama

5000 acessosMassacration: saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"5000 acessosAC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno5000 acessosAerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro5000 acessosFreddie Mercury: 18 fotos espontâneas ao lado do namorado Jim Hutton4244 acessosQueen: polêmico cover traz Freddie Mercury saindo do túmulo5000 acessosKiss: Um motorista de táxi conhece um professor de inglês e...

Sobre Pablo Aragão Pinheiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online