Engenheiros: Presente em todas as edições do Ceará Music Festival
Resenha - Engenheiros do Hawaii (Ceará Music, Fortaleza, 09/10/2003)
Por Pablo Aragão Pinheiro
Postado em 09 de outubro de 2003
Engenheiros do Hawaii (EngHaw). Presente em todas as edições do Ceará Music, como não poderia deixar de ser. Se ao longo de sua carreira, o grupo de Humberto Gessinger é alvo de duras críticas da imprensa especializada, além de uma relação instável com o grande público, o mesmo não acontece no Ceará. Aqui no estado, a banda encontra grande aceitação, além de um público fiel. Isto pode ser percebido através das votações promovidas pelo site do evento para escolher as atrações do festival, nas quais os Engenheiros listam sempre entre as bandas mais votadas.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Vale relembrar um pouco a história de como os Engenheiros redescobriram o Ceará - e foram redescobertos. Em 1999, foram convidados como atração principal para a calourada geral de uma grande universidade particular em Fortaleza. O público compareceu em massa ao show e, desde então, os EngHaw, que à época estava na turnê do disco !Tchau Radar! , têm incluído a cidade em todas as suas turnês. Mais importante ainda: o lançamento de seu disco anterior, Surfando Karmas & DNA se deu em Fortaleza. E no Ceará Music, em suas duas primeiras edições, a banda fez shows contagiantes.
Voltemos a 2003, no dia 09 de outubro, mais precisamente. Andando nos diversos espaços do Hotel Marina Park (local onde aconteceu o evento) era fácil notar o púbico que comparecia para assistir a banda. Não faltavam camisetas, fãs-clubes e comentários acerca do grupo. Os EngHaw iniciaram sua apresentação sem grande atraso. Ponto positivo para a organização do festival, que, neste primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores, conseguiu cumprir razoavelmente com os horários previstos.
Pela primeira vez, os Engenheiros traziam à Fortaleza músicas de seu novo CD, "Dançando sobre o campo minado". O show tem início com "Rota de colisão" (terceira faixa do já referido disco), que causou grande euforia na multidão que assistia o show - vinte mil pessoas passaram pelo Marina Park nesse dia, segundo a organização do evento. Em uma apresentação em que Humberto pouco falou para a platéia, as músicas vinham uma atrás da outra, alternando-se entre antigos sucessos da banda e canções do mais recente álbum.
Seguiram-se "3a do plural", "Eu que não amo você" e "Na veia". "A montanha", dentre as várias muitas músicas que foram cantadas pelo público, contou com uma resposta excepcional da platéia. Destaque para a música "Revelação", do cantor cearense Fagner. Já antes interpretada por Humberto em versão voz e violão em outros shows realizados no estado, esta canção foi, pela primeira vez, tocada por toda a banda para o público cearense. Um pequeno parêntese para destacar a qualidade dos músicos que compõe os EngHaw atualmente: Bernardo Fonseca, por exemplo, que assumiu o baixo nesta formação, se me permitem a sinceridade, parece-me mais habilidoso que Humberto, no mesmo posto.
Mais adiante, Gessinger deixa a guitarra de lado por alguns instantes e, ao teclado, interpreta músicas como "Piano Bar" e "Segunda Feira Blues I" (composta em parceria com o ex-baterista do grupo Carlos Maltz). Depois da empolgação da platéia com "Infinita Highway", o show se encerra com inúmeros pedidos de bis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden
Geezer Butler elege o melhor e o pior álbum gravado pelo Black Sabbath
O músico que não tinha o que comer e mesmo assim recusou convite para banda de Ozzy

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



