Engenheiros: Presente em todas as edições do Ceará Music Festival
Resenha - Engenheiros do Hawaii (Ceará Music, Fortaleza, 09/10/2003)
Por Pablo Aragão Pinheiro
Postado em 09 de outubro de 2003
Engenheiros do Hawaii (EngHaw). Presente em todas as edições do Ceará Music, como não poderia deixar de ser. Se ao longo de sua carreira, o grupo de Humberto Gessinger é alvo de duras críticas da imprensa especializada, além de uma relação instável com o grande público, o mesmo não acontece no Ceará. Aqui no estado, a banda encontra grande aceitação, além de um público fiel. Isto pode ser percebido através das votações promovidas pelo site do evento para escolher as atrações do festival, nas quais os Engenheiros listam sempre entre as bandas mais votadas.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Vale relembrar um pouco a história de como os Engenheiros redescobriram o Ceará - e foram redescobertos. Em 1999, foram convidados como atração principal para a calourada geral de uma grande universidade particular em Fortaleza. O público compareceu em massa ao show e, desde então, os EngHaw, que à época estava na turnê do disco !Tchau Radar! , têm incluído a cidade em todas as suas turnês. Mais importante ainda: o lançamento de seu disco anterior, Surfando Karmas & DNA se deu em Fortaleza. E no Ceará Music, em suas duas primeiras edições, a banda fez shows contagiantes.
Voltemos a 2003, no dia 09 de outubro, mais precisamente. Andando nos diversos espaços do Hotel Marina Park (local onde aconteceu o evento) era fácil notar o púbico que comparecia para assistir a banda. Não faltavam camisetas, fãs-clubes e comentários acerca do grupo. Os EngHaw iniciaram sua apresentação sem grande atraso. Ponto positivo para a organização do festival, que, neste primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores, conseguiu cumprir razoavelmente com os horários previstos.
Pela primeira vez, os Engenheiros traziam à Fortaleza músicas de seu novo CD, "Dançando sobre o campo minado". O show tem início com "Rota de colisão" (terceira faixa do já referido disco), que causou grande euforia na multidão que assistia o show - vinte mil pessoas passaram pelo Marina Park nesse dia, segundo a organização do evento. Em uma apresentação em que Humberto pouco falou para a platéia, as músicas vinham uma atrás da outra, alternando-se entre antigos sucessos da banda e canções do mais recente álbum.
Seguiram-se "3a do plural", "Eu que não amo você" e "Na veia". "A montanha", dentre as várias muitas músicas que foram cantadas pelo público, contou com uma resposta excepcional da platéia. Destaque para a música "Revelação", do cantor cearense Fagner. Já antes interpretada por Humberto em versão voz e violão em outros shows realizados no estado, esta canção foi, pela primeira vez, tocada por toda a banda para o público cearense. Um pequeno parêntese para destacar a qualidade dos músicos que compõe os EngHaw atualmente: Bernardo Fonseca, por exemplo, que assumiu o baixo nesta formação, se me permitem a sinceridade, parece-me mais habilidoso que Humberto, no mesmo posto.
Mais adiante, Gessinger deixa a guitarra de lado por alguns instantes e, ao teclado, interpreta músicas como "Piano Bar" e "Segunda Feira Blues I" (composta em parceria com o ex-baterista do grupo Carlos Maltz). Depois da empolgação da platéia com "Infinita Highway", o show se encerra com inúmeros pedidos de bis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Por que o Genesis nunca deve se reunir com Peter Gabriel, segundo Phil Collins
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
A preocupação de John Lennon com Ringo Starr: "Não quero que termine pobre"
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark
O significado de "pois a água viva ainda está na fonte" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas

A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



