Engenheiros: Presente em todas as edições do Ceará Music Festival

Resenha - Engenheiros do Hawaii (Ceará Music, Fortaleza, 09/10/2003)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Pablo Aragão Pinheiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Engenheiros do Hawaii (EngHaw). Presente em todas as edições do Ceará Music, como não poderia deixar de ser. Se ao longo de sua carreira, o grupo de Humberto Gessinger é alvo de duras críticas da imprensa especializada, além de uma relação instável com o grande público, o mesmo não acontece no Ceará. Aqui no estado, a banda encontra grande aceitação, além de um público fiel. Isto pode ser percebido através das votações promovidas pelo site do evento para escolher as atrações do festival, nas quais os Engenheiros listam sempre entre as bandas mais votadas.

Legião Urbana: Humberto Gessinger sobe ao palco e canta com a bandaInstagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield

Vale relembrar um pouco a história de como os Engenheiros redescobriram o Ceará - e foram redescobertos. Em 1999, foram convidados como atração principal para a calourada geral de uma grande universidade particular em Fortaleza. O público compareceu em massa ao show e, desde então, os EngHaw, que à época estava na turnê do disco !Tchau Radar! , têm incluído a cidade em todas as suas turnês. Mais importante ainda: o lançamento de seu disco anterior, Surfando Karmas & DNA se deu em Fortaleza. E no Ceará Music, em suas duas primeiras edições, a banda fez shows contagiantes.

Voltemos a 2003, no dia 09 de outubro, mais precisamente. Andando nos diversos espaços do Hotel Marina Park (local onde aconteceu o evento) era fácil notar o púbico que comparecia para assistir a banda. Não faltavam camisetas, fãs-clubes e comentários acerca do grupo. Os EngHaw iniciaram sua apresentação sem grande atraso. Ponto positivo para a organização do festival, que, neste primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores, conseguiu cumprir razoavelmente com os horários previstos.

Pela primeira vez, os Engenheiros traziam à Fortaleza músicas de seu novo CD, "Dançando sobre o campo minado". O show tem início com "Rota de colisão" (terceira faixa do já referido disco), que causou grande euforia na multidão que assistia o show - vinte mil pessoas passaram pelo Marina Park nesse dia, segundo a organização do evento. Em uma apresentação em que Humberto pouco falou para a platéia, as músicas vinham uma atrás da outra, alternando-se entre antigos sucessos da banda e canções do mais recente álbum.

Seguiram-se "3a do plural", "Eu que não amo você" e "Na veia". "A montanha", dentre as várias muitas músicas que foram cantadas pelo público, contou com uma resposta excepcional da platéia. Destaque para a música "Revelação", do cantor cearense Fagner. Já antes interpretada por Humberto em versão voz e violão em outros shows realizados no estado, esta canção foi, pela primeira vez, tocada por toda a banda para o público cearense. Um pequeno parêntese para destacar a qualidade dos músicos que compõe os EngHaw atualmente: Bernardo Fonseca, por exemplo, que assumiu o baixo nesta formação, se me permitem a sinceridade, parece-me mais habilidoso que Humberto, no mesmo posto.

Mais adiante, Gessinger deixa a guitarra de lado por alguns instantes e, ao teclado, interpreta músicas como "Piano Bar" e "Segunda Feira Blues I" (composta em parceria com o ex-baterista do grupo Carlos Maltz). Depois da empolgação da platéia com "Infinita Highway", o show se encerra com inúmeros pedidos de bis.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Engenheiros Do Hawaii"


Legião Urbana: Humberto Gessinger sobe ao palco e canta com a bandaLegião Urbana
Humberto Gessinger sobe ao palco e canta com a banda

Engenheiros do Hawaii: eleita a banda mais inteligente do mundo?Engenheiros do Hawaii
Eleita a banda mais inteligente do mundo?

Engenheiros do Hawaii: análise da música Somos quem podemos serEngenheiros do Hawaii
Análise da música "Somos quem podemos ser"

BRock: Os 10 melhores álbuns dos anos 80BRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80


Instagram: as fotos mais legais do perfil de James HetfieldInstagram
As fotos mais legais do perfil de James Hetfield

Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The GauntletMascotes do Metal
Os dez maiores segundo The Gauntlet

Michael Kiske: O Iron Maiden vende a morte às pessoas!Michael Kiske
"O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"

Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbunsSepultura: o que Eloy Casagrande acha da treta entre ex e atuais integrantes?Led Zeppelin: as 10 melhores músicas da banda segundo o WatchMojo

Sobre Pablo Aragão Pinheiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.