Engenheiros: Presente em todas as edições do Ceará Music Festival
Resenha - Engenheiros do Hawaii (Ceará Music, Fortaleza, 09/10/2003)
Por Pablo Aragão Pinheiro
Postado em 09 de outubro de 2003
Engenheiros do Hawaii (EngHaw). Presente em todas as edições do Ceará Music, como não poderia deixar de ser. Se ao longo de sua carreira, o grupo de Humberto Gessinger é alvo de duras críticas da imprensa especializada, além de uma relação instável com o grande público, o mesmo não acontece no Ceará. Aqui no estado, a banda encontra grande aceitação, além de um público fiel. Isto pode ser percebido através das votações promovidas pelo site do evento para escolher as atrações do festival, nas quais os Engenheiros listam sempre entre as bandas mais votadas.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Vale relembrar um pouco a história de como os Engenheiros redescobriram o Ceará - e foram redescobertos. Em 1999, foram convidados como atração principal para a calourada geral de uma grande universidade particular em Fortaleza. O público compareceu em massa ao show e, desde então, os EngHaw, que à época estava na turnê do disco !Tchau Radar! , têm incluído a cidade em todas as suas turnês. Mais importante ainda: o lançamento de seu disco anterior, Surfando Karmas & DNA se deu em Fortaleza. E no Ceará Music, em suas duas primeiras edições, a banda fez shows contagiantes.
Voltemos a 2003, no dia 09 de outubro, mais precisamente. Andando nos diversos espaços do Hotel Marina Park (local onde aconteceu o evento) era fácil notar o púbico que comparecia para assistir a banda. Não faltavam camisetas, fãs-clubes e comentários acerca do grupo. Os EngHaw iniciaram sua apresentação sem grande atraso. Ponto positivo para a organização do festival, que, neste primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores, conseguiu cumprir razoavelmente com os horários previstos.
Pela primeira vez, os Engenheiros traziam à Fortaleza músicas de seu novo CD, "Dançando sobre o campo minado". O show tem início com "Rota de colisão" (terceira faixa do já referido disco), que causou grande euforia na multidão que assistia o show - vinte mil pessoas passaram pelo Marina Park nesse dia, segundo a organização do evento. Em uma apresentação em que Humberto pouco falou para a platéia, as músicas vinham uma atrás da outra, alternando-se entre antigos sucessos da banda e canções do mais recente álbum.
Seguiram-se "3a do plural", "Eu que não amo você" e "Na veia". "A montanha", dentre as várias muitas músicas que foram cantadas pelo público, contou com uma resposta excepcional da platéia. Destaque para a música "Revelação", do cantor cearense Fagner. Já antes interpretada por Humberto em versão voz e violão em outros shows realizados no estado, esta canção foi, pela primeira vez, tocada por toda a banda para o público cearense. Um pequeno parêntese para destacar a qualidade dos músicos que compõe os EngHaw atualmente: Bernardo Fonseca, por exemplo, que assumiu o baixo nesta formação, se me permitem a sinceridade, parece-me mais habilidoso que Humberto, no mesmo posto.
Mais adiante, Gessinger deixa a guitarra de lado por alguns instantes e, ao teclado, interpreta músicas como "Piano Bar" e "Segunda Feira Blues I" (composta em parceria com o ex-baterista do grupo Carlos Maltz). Depois da empolgação da platéia com "Infinita Highway", o show se encerra com inúmeros pedidos de bis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
Os cinco maiores guitarristas da história, segundo Andreas Kisser
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
"Rebirth", do Angra, é citado entre os melhores discos de power metal pela Louder
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
O álbum do Sepultura inspirado em numerologia, algoritmos e um livro medieval
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A banda que é considerada pioneira do thrash metal, segundo ex-guitarrista do Exodus
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy


Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



