Paralamas: Longo caminho por antigas e sempre belas canções

Resenha - Paralamas do Sucesso (Ceará Music, Fortaleza, 09/11/2003)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Taís Bleicher
Enviar Correções  


9 de outubro, primeiro dia do evento "Ceará Music", versão 2003. O festival se encontra em sua terceira edição. Na busca por eternas novidades, a essência é a mesma: grandes shows de bandas e artistas do cenário pop-rock nacional se apresentam no "Palco Brasílis". No "Palco Nativo", bandas, em sua maioria locais, apresentam-se. Enquanto isso, outros espaços (Tribo Eletrônica, Boulevard da Paz, Espaço Zen, Empório Mix...) divertem a multidão que toma conta do Hotel Marina Park nos dias de festival.

publicidade

A cada ano, algo se destaca e marca de forma diferenciada o público. Em 2001, a banda "Biquíni Cavadão" trazia ao Ceará o seu show "80". Além de covers de outras bandas nacionais da década de 80, tocaram seus grandes sucessos. As performances de Bruno Gouveia em palco faziam eco na platéia. Tanto foi que, depois de 11 anos sem vir à Fortaleza, o grupo foi convidado seguidamente a voltar à terra – sempre com sucesso de público. Em 2002, no segundo Ceará Music, gravaram o clip de "Toda forma de poder" durante o festival. O dia amanhecia e não se arredou o pé.

publicidade

Este ano, Os Paralamas do Sucesso foram responsáveis por marcar o primeiro dia do festival. Em 2001, Herbert Vianna ainda não tinha voltado aos palcos na época do Ceará Music, mas Bi Ribeiro e João Barone representaram os Paralamas em uma jam session com Frejat e Dado Villa-Lobos. Outros artistas, em seus shows, homenageavam Herbert. Ano passado, ainda nos ressentimos da ausência de uma banda tão significativa num evento ainda novo no estado.

publicidade

Em 2003, no Ceará Music, seria a segunda vez que o grupo se apresentaria na cidade depois do acidente de Herbert. O show desta turnê é chamado, pelo cantor, de "show do meu renascimento" . Não poderia ser diferente.

Herbert surgiu no palco em sua cadeira de rodas e a imagem arrebatou todo o sem fim de fãs que torceram por sua recuperação. Entoou: "Eu vivo sem saber / até quando ainda estou vivo / Sem saber o calibre do perigo / Eu não sei / De onde vem o tiro (...)" (trecho de "Calibre", de "Longo Caminho") e, com isso, completou o clima de emoção.

publicidade

O show, no entanto, não seguiria dando ênfase ao último CD da banda, "Longo Caminho". Na verdade, o que transcorreu foi um "longo caminho" por antigas e sempre belas canções. Voltamos à década de 80, passeamos pelos anos 90; mas, também, ouvimos a bela "Seguindo estrelas" e o hit "Cuide bem do seu amor", ambas do CD em questão.

A boa surpresa da apresentação foi ouvir "Mensagem de amor", música dos Paralamas (CD "O passo do Lui") conhecida na voz de Lucas Santana; e uma versão português-espanhol de "Alagados". E já que falamos de latinidades, não poderia faltar Trac-trac, versão feita pelos paralamas da música do argentino Fito Paez.

publicidade

O show foi regado pelo sorriso de Herbert e seus pedidos de não-violência ao público. Foi assim quando do lançamento do seu show acústico (no mesmo hotel Marina Park), devido a um tumulto na platéia. Ele disse que não gostaria de ver nas manchetes de jornal do dia seguinte que pessoas haviam sido esmagadas naquela noite. Se no show anterior do Ceará Music, na mesma noite, dos Engenheiros do Hawaii, não parecia ter tanta importância este fato, assim não o era para Herbert. O cantor falou de sua emoção de estar presente, de tocar algumas músicas e, finalmente, brindou "a nossa saúde". A sua presença em palco foi extremamente vivaz e o público respondeu a altura.

publicidade

Set List:
01. O calibre
02. Mensagem de amor
03. Selvagem
04. Trac-trac (Track-Track)
05. Seguindo estrelas
06. Meu erro
07. Cuide bem do seu amor
08. Ela disse adeus
09. Lanterna dos afogados
10. Uma brasileira
11. SKA
12. Caleidoscópio
13. Alagados
15. Lourinha Bombril
16. O beco

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Paralamas: banda fará live no próximo sábado

Os Paralamas do Sucesso: banda confirma sua primeira live para o dia 29 de agostoOs Paralamas do Sucesso
Banda confirma sua primeira live para o dia 29 de agosto

Rodrigo Rodrigues: artistas do rock e outros famosos homenageiam o músico e jornalistaRodrigo Rodrigues
Artistas do rock e outros famosos homenageiam o músico e jornalista


Deezer: as bandas de rock brasileiras mais ouvidas lá foraDeezer
As bandas de rock brasileiras mais ouvidas lá fora

Lobão: treta com Herbert Vianna é paranoia ou procede?Lobão
Treta com Herbert Vianna é paranoia ou procede?


Axl Rose: Afinal de contas, o que houve com sua voz?Axl Rose
Afinal de contas, o que houve com sua voz?

Coincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?Coincidências
Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?


Sobre Taís Bleicher

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Taís Bleicher no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin