Paralamas: Longo caminho por antigas e sempre belas canções
Resenha - Paralamas do Sucesso (Ceará Music, Fortaleza, 09/11/2003)
Por Taís Bleicher
Postado em 09 de novembro de 2003
9 de outubro, primeiro dia do evento "Ceará Music", versão 2003. O festival se encontra em sua terceira edição. Na busca por eternas novidades, a essência é a mesma: grandes shows de bandas e artistas do cenário pop-rock nacional se apresentam no "Palco Brasílis". No "Palco Nativo", bandas, em sua maioria locais, apresentam-se. Enquanto isso, outros espaços (Tribo Eletrônica, Boulevard da Paz, Espaço Zen, Empório Mix...) divertem a multidão que toma conta do Hotel Marina Park nos dias de festival.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
A cada ano, algo se destaca e marca de forma diferenciada o público. Em 2001, a banda "Biquíni Cavadão" trazia ao Ceará o seu show "80". Além de covers de outras bandas nacionais da década de 80, tocaram seus grandes sucessos. As performances de Bruno Gouveia em palco faziam eco na platéia. Tanto foi que, depois de 11 anos sem vir à Fortaleza, o grupo foi convidado seguidamente a voltar à terra – sempre com sucesso de público. Em 2002, no segundo Ceará Music, gravaram o clip de "Toda forma de poder" durante o festival. O dia amanhecia e não se arredou o pé.
Este ano, Os Paralamas do Sucesso foram responsáveis por marcar o primeiro dia do festival. Em 2001, Herbert Vianna ainda não tinha voltado aos palcos na época do Ceará Music, mas Bi Ribeiro e João Barone representaram os Paralamas em uma jam session com Frejat e Dado Villa-Lobos. Outros artistas, em seus shows, homenageavam Herbert. Ano passado, ainda nos ressentimos da ausência de uma banda tão significativa num evento ainda novo no estado.
Em 2003, no Ceará Music, seria a segunda vez que o grupo se apresentaria na cidade depois do acidente de Herbert. O show desta turnê é chamado, pelo cantor, de "show do meu renascimento" . Não poderia ser diferente.
Herbert surgiu no palco em sua cadeira de rodas e a imagem arrebatou todo o sem fim de fãs que torceram por sua recuperação. Entoou: "Eu vivo sem saber / até quando ainda estou vivo / Sem saber o calibre do perigo / Eu não sei / De onde vem o tiro (...)" (trecho de "Calibre", de "Longo Caminho") e, com isso, completou o clima de emoção.
O show, no entanto, não seguiria dando ênfase ao último CD da banda, "Longo Caminho". Na verdade, o que transcorreu foi um "longo caminho" por antigas e sempre belas canções. Voltamos à década de 80, passeamos pelos anos 90; mas, também, ouvimos a bela "Seguindo estrelas" e o hit "Cuide bem do seu amor", ambas do CD em questão.
A boa surpresa da apresentação foi ouvir "Mensagem de amor", música dos Paralamas (CD "O passo do Lui") conhecida na voz de Lucas Santana; e uma versão português-espanhol de "Alagados". E já que falamos de latinidades, não poderia faltar Trac-trac, versão feita pelos paralamas da música do argentino Fito Paez.
O show foi regado pelo sorriso de Herbert e seus pedidos de não-violência ao público. Foi assim quando do lançamento do seu show acústico (no mesmo hotel Marina Park), devido a um tumulto na platéia. Ele disse que não gostaria de ver nas manchetes de jornal do dia seguinte que pessoas haviam sido esmagadas naquela noite. Se no show anterior do Ceará Music, na mesma noite, dos Engenheiros do Hawaii, não parecia ter tanta importância este fato, assim não o era para Herbert. O cantor falou de sua emoção de estar presente, de tocar algumas músicas e, finalmente, brindou "a nossa saúde". A sua presença em palco foi extremamente vivaz e o público respondeu a altura.
Set List:
01. O calibre
02. Mensagem de amor
03. Selvagem
04. Trac-trac (Track-Track)
05. Seguindo estrelas
06. Meu erro
07. Cuide bem do seu amor
08. Ela disse adeus
09. Lanterna dos afogados
10. Uma brasileira
11. SKA
12. Caleidoscópio
13. Alagados
15. Lourinha Bombril
16. O beco
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
Bruce Dickinson lança videoclipe para "Change of Heart" gravado em São Paulo
Tarja anuncia show da "Frisson Live 2027" em Brasília
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
Os cinco maiores guitarristas da história, segundo Andreas Kisser
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Led Zeppelin - Perguntas e respostas e curiosidades
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV


Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



