Resenha - Dragonheart (Bar Opinião, Porto Alegre, 22/06/2003)
Por Ricardo Finocchiaro
Postado em 22 de junho de 2003
Fotos por Roberto Scliar (www.scliar.org)
Vou contar o que aconteceu no último domingo, dia 22 de junho de 2003. Tivemos a reunião, no Bar Opinião, dos 200 ‘headbangers’ mais famintos por metal de Porto Alegre. Sim, neste domingo apenas presenciaram os shows de Magician, Scelerata e Dragonheart duas centenas de pessoas, o quê, para um lugar que comporta dois mil presentes, é quase um ensaio de garagem. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a vontade dessas pessoas de curtirem heavy metal. Em todos os três shows da noite a empolgação foi algo tão constante quanto os riffs endiabrados das guitarras.
Às 22h quando começou a ser tocada a introdução que antecede a música "My Paradise" da Scelerata (www.scelerata.com) o público já se animou com este que seria o primeiro show da noite. O próprio nome já resume o estilo do grupo: "acelerado". E é assim que soam as composições do Scelerata, riffs marcantes e refrões grudentos, daqueles que a galera não esquece. Já na terceira música vem o primeiro cover da noite, "Carry On" do Angra, já criando identificação com o público. Não tem como não citar ainda a excelente composição da banda, "Rock of Heart", deixando claro o seu potencial para hits. O Scelerata ainda tocou dois outros covers: "Loud and Clear" do Racer X e "Run to the Hills" do Iron Maiden, que encerrou o show do grupo.
Na seqüência sobe no palco a Magician (www.magician.com.br), banda esta que reserva uma surpresa para o próximo mês de setembro (fiquem ligados). Abrem com a já muito executada em festas e shows de metal de Porto Alegre "Prime Evil". A cada apresentação dessa banda, parece que ficam melhores. A sintonia do grupo e a força com que seus acordes fluem através dos ouvidos é impressionante. Magician também mostrou o seu poderio para temas próprios nas suas novas composições "Sandstorm" e "Underworld Terror", não sendo mais uma daquelas bandas que atraem o público apenas pelos seus covers. Falando em cover, detonaram as já conhecidas em seus shows "Reach out for the Light" do Avantasia e "Eagle Fly Free" do Helloween.
Por fim, os headliners da noite e razão de toda a movimentação dos camisas pretas que foram ao Opinião: Dragonheart (www.dragonheart.com.br). Simplesmente explodiram o local. Poucos conhecem o som desse grupo de Curitiba, mas nem era necessário. Ao abrirem com a faixa que dá nome ao novo CD da banda "Throne of the Alliance" o público já ficou sabendo que se tratava realmente de um novo petardo do metal brazuca. Com influências gritantes de Grave Digger, Running Wild e Blind Guardian, o quarteto paranaense conquista a todos com suas guitarras pesadas e um impressionante trio de vozes. Nada de samplers ou efeitos sonoros, é tudo ao vivo, com os vocais alternando-se ou cantando ao mesmo tempo. A presença de palco também deve ser lembrada; constantes intervenções e agradecimentos ao público deixaram com que o show ficasse mais intimista e aproximou os presentes. Presentes estes que foram à loucura com a muitíssimo bem recebida "Into the Storm" do grupo alemão Blind Guardian.
O grupo fechou seu primeiro set com a música que em breve receberá um videoclipe - algo raro em termos de metal nacional - "The Blacksmith". Voltaram em seguida para apresentarem mais três músicas: "Hall of the Dead Knights", "Underdark" do primeiro cd do grupo e fecharam o show com chave de ouro com o cover "Rebellion" do já citado Grave Digger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Josh Freese diz ter teorias sobre sua demissão do Foo Fighters
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O Pestinha: o que o ator mirim do filme tem a ver com rock?
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele


Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



