Resenha - Dragonheart (Bar Opinião, Porto Alegre, 22/06/2003)
Por Ricardo Finocchiaro
Postado em 22 de junho de 2003
Fotos por Roberto Scliar (www.scliar.org)
Vou contar o que aconteceu no último domingo, dia 22 de junho de 2003. Tivemos a reunião, no Bar Opinião, dos 200 ‘headbangers’ mais famintos por metal de Porto Alegre. Sim, neste domingo apenas presenciaram os shows de Magician, Scelerata e Dragonheart duas centenas de pessoas, o quê, para um lugar que comporta dois mil presentes, é quase um ensaio de garagem. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a vontade dessas pessoas de curtirem heavy metal. Em todos os três shows da noite a empolgação foi algo tão constante quanto os riffs endiabrados das guitarras.
Às 22h quando começou a ser tocada a introdução que antecede a música "My Paradise" da Scelerata (www.scelerata.com) o público já se animou com este que seria o primeiro show da noite. O próprio nome já resume o estilo do grupo: "acelerado". E é assim que soam as composições do Scelerata, riffs marcantes e refrões grudentos, daqueles que a galera não esquece. Já na terceira música vem o primeiro cover da noite, "Carry On" do Angra, já criando identificação com o público. Não tem como não citar ainda a excelente composição da banda, "Rock of Heart", deixando claro o seu potencial para hits. O Scelerata ainda tocou dois outros covers: "Loud and Clear" do Racer X e "Run to the Hills" do Iron Maiden, que encerrou o show do grupo.
Na seqüência sobe no palco a Magician (www.magician.com.br), banda esta que reserva uma surpresa para o próximo mês de setembro (fiquem ligados). Abrem com a já muito executada em festas e shows de metal de Porto Alegre "Prime Evil". A cada apresentação dessa banda, parece que ficam melhores. A sintonia do grupo e a força com que seus acordes fluem através dos ouvidos é impressionante. Magician também mostrou o seu poderio para temas próprios nas suas novas composições "Sandstorm" e "Underworld Terror", não sendo mais uma daquelas bandas que atraem o público apenas pelos seus covers. Falando em cover, detonaram as já conhecidas em seus shows "Reach out for the Light" do Avantasia e "Eagle Fly Free" do Helloween.
Por fim, os headliners da noite e razão de toda a movimentação dos camisas pretas que foram ao Opinião: Dragonheart (www.dragonheart.com.br). Simplesmente explodiram o local. Poucos conhecem o som desse grupo de Curitiba, mas nem era necessário. Ao abrirem com a faixa que dá nome ao novo CD da banda "Throne of the Alliance" o público já ficou sabendo que se tratava realmente de um novo petardo do metal brazuca. Com influências gritantes de Grave Digger, Running Wild e Blind Guardian, o quarteto paranaense conquista a todos com suas guitarras pesadas e um impressionante trio de vozes. Nada de samplers ou efeitos sonoros, é tudo ao vivo, com os vocais alternando-se ou cantando ao mesmo tempo. A presença de palco também deve ser lembrada; constantes intervenções e agradecimentos ao público deixaram com que o show ficasse mais intimista e aproximou os presentes. Presentes estes que foram à loucura com a muitíssimo bem recebida "Into the Storm" do grupo alemão Blind Guardian.
O grupo fechou seu primeiro set com a música que em breve receberá um videoclipe - algo raro em termos de metal nacional - "The Blacksmith". Voltaram em seguida para apresentarem mais três músicas: "Hall of the Dead Knights", "Underdark" do primeiro cd do grupo e fecharam o show com chave de ouro com o cover "Rebellion" do já citado Grave Digger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Jeff Scott Soto mantém esperanças de fazer as pazes com Yngwie Malmsteen
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A mudança de opinião de Bruno Sutter sobre a depressão após morte de Fausto Fanti
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
Andi Deris "abandonou" o Iron Maiden quando Bruce Dickinson entrou no lugar de Paul Di'Anno

Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



