Resenha - Dragonheart (Bar Opinião, Porto Alegre, 22/06/2003)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Finocchiaro
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.





Fotos por Roberto Scliar (www.scliar.org)

Vou contar o que aconteceu no último domingo, dia 22 de junho de 2003. Tivemos a reunião, no Bar Opinião, dos 200 'headbangers' mais famintos por metal de Porto Alegre. Sim, neste domingo apenas presenciaram os shows de Magician, Scelerata e Dragonheart duas centenas de pessoas, o quê, para um lugar que comporta dois mil presentes, é quase um ensaio de garagem. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a vontade dessas pessoas de curtirem heavy metal. Em todos os três shows da noite a empolgação foi algo tão constante quanto os riffs endiabrados das guitarras.

As 22h quando começou a ser tocada a introdução que antecede a música "My Paradise" da Scelerata (www.scelerata.com) o público já se animou com este que seria o primeiro show da noite. O próprio nome já resume o estilo do grupo: "acelerado". E é assim que soam as composições do Scelerata, riffs marcantes e refrões grudentos, daqueles que a galera não esquece. Já na terceira música vem o primeiro cover da noite, "Carry On" do Angra, já criando identificação com o público. Não tem como não citar ainda a excelente composição da banda, "Rock of Heart", deixando claro o seu potencial para hits. O Scelerata ainda tocou dois outros covers: "Loud and Clear" do Racer X e "Run to the Hills" do Iron Maiden, que encerrou o show do grupo.

Na seqüência sobe no palco a Magician (www.magician.com.br), banda esta que reserva uma surpresa para o próximo mês de setembro (fiquem ligados). Abrem com a já muito executada em festas e shows de metal de Porto Alegre "Prime Evil". A cada apresentação dessa banda, parece que ficam melhores. A sintonia do grupo e a força com que seus acordes fluem através dos ouvidos é impressionante. Magician também mostrou o seu poderio para temas próprios nas suas novas composições "Sandstorm" e "Underworld Terror", não sendo mais uma daquelas bandas que atraem o público apenas pelos seus covers. Falando em cover, detonaram as já conhecidas em seus shows "Reach out for the Light" do Avantasia e "Eagle Fly Free" do Helloween.

Por fim, os headliners da noite e razão de toda a movimentação dos camisas pretas que foram ao Opinião: Dragonheart (www.dragonheart.com.br). Simplesmente explodiram o local. Poucos conhecem o som desse grupo de Curitiba, mas nem era necessário. Ao abrirem com a faixa que dá nome ao novo CD da banda "Throne of the Alliance" o público já ficou sabendo que se tratava realmente de um novo petardo do metal brazuca. Com influências gritantes de Grave Digger, Running Wild e Blind Guardian, o quarteto paranaense conquista a todos com suas guitarras pesadas e um impressionante trio de vozes. Nada de samplers ou efeitos sonoros, é tudo ao vivo, com os vocais alternando-se ou cantando ao mesmo tempo. A presença de palco também deve ser lembrada; constantes intervenções e agradecimentos ao público deixaram com que o show ficasse mais intimista e aproximou os presentes. Presentes estes que foram à loucura com a muitíssimo bem recebida "Into the Storm" do grupo alemão Blind Guardian.

O grupo fechou seu primeiro set com a música que em breve receberá um videoclipe - algo raro em termos de metal nacional - "The Blacksmith". Voltaram em seguida para apresentarem mais três músicas: "Hall of the Dead Knights", "Underdark" do primeiro cd do grupo e fecharam o show com chave de ouro com o cover "Rebellion" do já citado Grave Digger.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "DragonHeart"


Café com Ócio: 15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010Café com Ócio
15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010


Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o SepulturaMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura

Heavy Metal Fail: os Trues também saem mal na fotoHeavy Metal Fail
Os Trues também saem mal na foto

Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesadoHair Metal
Os maiores cabelos da história do rock pesado

Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o GunsReligião: os rockstars que se converteramKiss: Produtor comenta hábitos de Gene SimmonsBruce Dickinson: Ozzy Osbourne é um ícone

Sobre Ricardo Finocchiaro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ricardo Finocchiaro no Whiplash.Net.