Resenha - Dragonheart (Bar Opinião, Porto Alegre, 22/06/2003)
Por Ricardo Finocchiaro
Postado em 22 de junho de 2003
Fotos por Roberto Scliar (www.scliar.org)
Vou contar o que aconteceu no último domingo, dia 22 de junho de 2003. Tivemos a reunião, no Bar Opinião, dos 200 ‘headbangers’ mais famintos por metal de Porto Alegre. Sim, neste domingo apenas presenciaram os shows de Magician, Scelerata e Dragonheart duas centenas de pessoas, o quê, para um lugar que comporta dois mil presentes, é quase um ensaio de garagem. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a vontade dessas pessoas de curtirem heavy metal. Em todos os três shows da noite a empolgação foi algo tão constante quanto os riffs endiabrados das guitarras.
Às 22h quando começou a ser tocada a introdução que antecede a música "My Paradise" da Scelerata (www.scelerata.com) o público já se animou com este que seria o primeiro show da noite. O próprio nome já resume o estilo do grupo: "acelerado". E é assim que soam as composições do Scelerata, riffs marcantes e refrões grudentos, daqueles que a galera não esquece. Já na terceira música vem o primeiro cover da noite, "Carry On" do Angra, já criando identificação com o público. Não tem como não citar ainda a excelente composição da banda, "Rock of Heart", deixando claro o seu potencial para hits. O Scelerata ainda tocou dois outros covers: "Loud and Clear" do Racer X e "Run to the Hills" do Iron Maiden, que encerrou o show do grupo.
Na seqüência sobe no palco a Magician (www.magician.com.br), banda esta que reserva uma surpresa para o próximo mês de setembro (fiquem ligados). Abrem com a já muito executada em festas e shows de metal de Porto Alegre "Prime Evil". A cada apresentação dessa banda, parece que ficam melhores. A sintonia do grupo e a força com que seus acordes fluem através dos ouvidos é impressionante. Magician também mostrou o seu poderio para temas próprios nas suas novas composições "Sandstorm" e "Underworld Terror", não sendo mais uma daquelas bandas que atraem o público apenas pelos seus covers. Falando em cover, detonaram as já conhecidas em seus shows "Reach out for the Light" do Avantasia e "Eagle Fly Free" do Helloween.
Por fim, os headliners da noite e razão de toda a movimentação dos camisas pretas que foram ao Opinião: Dragonheart (www.dragonheart.com.br). Simplesmente explodiram o local. Poucos conhecem o som desse grupo de Curitiba, mas nem era necessário. Ao abrirem com a faixa que dá nome ao novo CD da banda "Throne of the Alliance" o público já ficou sabendo que se tratava realmente de um novo petardo do metal brazuca. Com influências gritantes de Grave Digger, Running Wild e Blind Guardian, o quarteto paranaense conquista a todos com suas guitarras pesadas e um impressionante trio de vozes. Nada de samplers ou efeitos sonoros, é tudo ao vivo, com os vocais alternando-se ou cantando ao mesmo tempo. A presença de palco também deve ser lembrada; constantes intervenções e agradecimentos ao público deixaram com que o show ficasse mais intimista e aproximou os presentes. Presentes estes que foram à loucura com a muitíssimo bem recebida "Into the Storm" do grupo alemão Blind Guardian.
O grupo fechou seu primeiro set com a música que em breve receberá um videoclipe - algo raro em termos de metal nacional - "The Blacksmith". Voltaram em seguida para apresentarem mais três músicas: "Hall of the Dead Knights", "Underdark" do primeiro cd do grupo e fecharam o show com chave de ouro com o cover "Rebellion" do já citado Grave Digger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
As regras do Punk Rock
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica
A curiosa primeira impressão de Mike Shinoda quando conheceu Chester Bennington


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



