Savatage: Um dos melhores espetáculos do ano no Brasil
Resenha - Savatage (Via Funchal, São Paulo, 18/08/2001)
Por Thiago Sarkis
Postado em 18 de agosto de 2001
Fotos Fernanda Zorzetto
Desde as seis horas da manhã os fãs de Savatage se aglomeravam na porta da Via Funchal em busca de boas posições e ingressos mais baratos, já que as entradas para estudantes só foram vendidas no dia do show. A movimentação intensa, começando logo cedo, me chamou a atenção e resolvi acompanhar de perto.
Ônibus chegavam de todo o estado de São Paulo e de diversas regiões do Brasil. Às duas da tarde já haviam de certo mais de setenta pessoas grudadas aguardando a hora de entrar. Isso sem falar em outras dezenas de indivíduos que se colocaram à porta do hotel em busca de alguma lembrança de seus ídolos. Por volta das cinco/seis da tarde, antes mesmo de escurecer, a fila já ocupava boa parte do quarteirão (quadra, como quiserem). O número de presentes, obviamente, só aumentou até o início das apresentações que foram vistas por mais de três mil espectadores.

O Hangar fez bem o seu papel como banda de abertura, com um bom repertório, tocado por músicos competentes. Com Aquiles Priester (baterista do Angra) como destaque, o grupo esquentou a platéia que ouvia com atenção as músicas do disco de estréia, "Last Time" e agitava ao som de covers, como "Perfect Strangers" do Deep Purple. Aliás, essa versão para a música do Purple teve um toque bem pessoal que deixou uma discordância no ar. Alguns gostaram, outros detestaram. De qualquer maneira, satisfeito ou não com "Perfect Strangers", é fato que o público já havia passado por um bom aquecimento para a esperada atração internacional.
O Savatage parece ter compreendido por completo o contexto de um show de verdade. Pelo menos considerando o lado humano. Sem necessitar de parafernálias e efeitos especiais, os seis integrantes da banda entraram no palco para, junto de seus fãs, realizar um dos espetáculos mais sensacionais realizados este ano no Brasil.

Com um set list matador, cobrindo toda a sua carreira, o Sava deixou claro que os problemas que enfrentou, com a saída de Zak Stevens, não abalaram sua base extremamente sólida. Aliás, mais que importante, é necessário destacar a série de superações desse conjunto, que já teve momentos particulares difíceis, com a morte de um de seus principais integrantes (Criss Oliva) e as mudanças freqüentes na formação.

Indo além de suas dificuldades, o grupo deixou o público em agitação ininterrupta. Nem as músicas novas do álbum "Poets & Madmen" se ausentaram das cordas vocais dos presentes, que cantavam todas as letras, acompanhando o novo vocalista, Damond Jiniya, que reinava sob os olhares atentos dos fãs prontos para julgá-lo.
A atuação de Damond foi irrepreensível. É difícil julgar um músico por uma noite, mas se ele se mantiver no nível da apresentação da Via Funchal então os fãs podem fazer a festa pois trata-se de um fenômeno de agudos e graves concisos e presença de palco esplêndida. O outro estreante, um dos mais novos integrantes, o guitarrista Jack Frost, também chamou a atenção. É bem eficiente e foi um dos principais atrativos em "Morphine Child", pulando e dançando loucamente.

Entre os outros membros, é óbvio que não podem faltar focos para Jon Oliva que, com toda a sua simpatia, domina o público e rege sua banda. Johnny Lee Middleton, Chris Caffery e Jeff Plate já têm sua imagem ligada ao Savatage e aparecem como artistas essenciais do circo montado por Oliva. Caffery vem se destacando entre os três, tocando como nunca, e mostrando uma grande evolução.
Aqueles que foram por curiosidade saíram fãs. Os que já curtiam deixaram a Via Funchal roucos gostando ainda mais do grupo. Os outros, que infelizmente não puderam ir, podem lacrimejar por muito tempo pois perderam um show de apenas um momento alto que durou simplesmente do começo ao fim.

Set list (colaboração: Rodrigo Carvalho Leme)
1- "Commissar"
2- "Surrender"
3- "Of Rage And War"
4- "Edge Of Thorns"
5- "The Wake Of Magellan"
6- "Dead Winter Dead"
7- "Gutter Ballet"
8- "Sirens" (Primeira parte)
9- "Unusual"
10- "By The Grace Of The Witch"
11- "Strange Wings"
12- "Sirens" (Final)
13- "All That I Bleed"
14- "Morphine Child"
15- "He Carves His Stone"
16- "Chance"
BIS 1
17- "Tonight He Grins Again"
18- "Tempation Revelation"
19- "Believe"
BIS 2
20- "Power Of The Night"
21- "Chris Caffery solo"
22- "Hall Of The Mountain King"
Savatage – http://www.savatage.com
Mais Fotos


Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A ideia do Queen que Brian May não repetiria hoje; na época, parecia "inocente e divertido"
De quase padeiro a show esgotado: como Joe Lynn Turner salvou a carreira de Edu Falaschi
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria
O pior álbum da história do Metallica, segundo o baterista Lars Ulrich
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia



Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


