Resenha - Dr Sin (Tubes, Rio de Janeiro, 01/07/1999)
Por Fábio Trovão
Postado em 01 de julho de 1999
15hs em ponto, chegava esse que vos fala ao Tubes no Rio de Janeiro para assistir a passagem de som do Dr.Sin e se possível fazer uma entrevista com os caras. A banda, que veio dirigindo de São Paulo direto para o local do show, chegou por volta das 17hs. Com o atraso, não foi possível fazer a prometida entrevista, porém, Andria Busic, Ivan Busic e Eduardo Ardanuy se mostraram sempre muito simpáticos e atenciosos conosco, dando autógrafo e batendo papo comigo e o meu fiel companheiro André Morize. Nesses bate-papos, ficamos sabemos algumas coisas interessantes sobre a banda e os projetos paralelos de seus membros. A banda deve estar lançando seu cd ao vivo ainda este mês, e não estão trabalhando ainda em material inédito. O Tritone (projeto dos guitarristas Eduardo Ardanuy, Sérgio Buss e Frank Solari) já está pensando no segundo álbum, e provavelmente eles deverão estar abrindo os shows da turnê que Steve Vai, também provavelmente, fará aqui no Brasil em Stemebro.
Em todos os momentos os músicos se mostraram extremamente profissionais, apesar do amadorismo dos produtores do local, cuja estrutura era no máximo, com muita boa vontade, regular. Muito abaixo do que uma banda como o Dr.Sin merece. A noite começou por volta das 23hs, com a banda FAST UNCLE. Uma banda que toca covers de Whitesnake, Deep Purple, Judas Priest, etc. A banda parece ser apenas uma banda para diversão. Destaque apenas para o guitarrista Flávio que mostra ter futuro. Logo depois veio a banda de Heavy Melódico ALLEGRO. A banda mostra ser uma das boas promessas do Metal carioca. O som da banda mostrou-se um pouco repetitivo, como muitas das bandas de Heavy Melódico mundial. Porém, os músicos são muito bons e a banda pode, e deve, evoluir. Destaque para o guitarrista solo e o tecladista. O vocalitsa tem um excelente timbre e afinação, mas tem um porém: precisa ser menos André Matos e mais ele mesmo. Todas as músicas são cantadas em notas extremamente agudas, e em certo momento isso enjoa os ouvintes. Com a técnica que tem, ele poderia usar uma variedade maior de timbres e afinações.
Finalmente, depois das 1:00hr, o Rio de Janeiro pode finalmente, depois de uma espera de mais de 5 anos, assistir a um show do Dr.Sin como banda principal. A banda entrou no palco e detonou logo a pesadíssima Karma. A banda estava visivelmente com uma enorme disposição de tocar para o Rio de Janeiro. O baterista Ivan Busic tocou com uma garra que poucas vezes eu vi um baterista tocando. A som da batera parecia um trovão de tão forte Ivan estava tocando. Logo na segunda música, Sometimes, uma pessoa tomou conta do show: Eduardo Ardanuy. O guitarrista está sem dúvida entre os melhores de todo o planeta, e nessa noite particularmente ele esteve inspiradíssimo. Poucas músicas terminaram sem que houvesse um grande improviso em que Edu mostrou toda sua técnica fenomenal, tocando inclusive trechos de músicas do Malmsteen (a pedido da galera) e do comercial do cigarro Hollywood Light. A terceira música, Ivan perguntou qual música do álbum Brutal o público gostaria de ouvir, e a maioria pediu Isolated, e a banda atendeu prontamente. Depois um desfile de grandes músicas: Brother, Have You Ever Seen The Rain (cover do Creedence Clearwater), Down In The Trenches (belo trabalho de vocal dos irmãos Andria e Ivan Busic), No Rules, Someone To Blame, Emotional Catastrophe, e finalmente, fechando o set, a banda atendeu os pedidos do públivo: Futebol, Mulher & Rock N' Roll. Com direito a corinho "Eta, eta, eta brasileiro quer...BUCE**", e o público feminino também não ficou na saudade, Andria deu a vez a elas "E as mulheres? Não querem nada? Alho, alho, alho brasileira quer..."
Depois de um rápido intervalo a banda volta para o bis. Tocaram Fire, e fecharam com uma versão matadora e pesadíssima de Sweet Leaf do Black Sabbath. E acabava assim o show do Dr.Sin deixando o público com gostinho de "quero mais". Realmente, esse foi o único porém do show, poderia ter sido maior. Mas no final o saldo foi mais do que positivo. A banda provou ser uma das grandes bandas do Rock nacional, e os músicos são simplesmente perfeitos, e principalmente, adoram o que fazem, o que pode ser comprovado no sorriso no rosto de todos eles durante o show. Depois do show a banda ainda teve fôlego para atender um batalhão de fãs atrás de autógrafos e fotos.
Não poderia terminar essa matéria sem deixar registrado meu agradecimento aos músicos Andria Busic, Ivan Busic, Edu Ardanuy, e a todos da equipe da banda pelo carinho, atenção e paciência conosco, nos tratando como verdadeiros amigos e com muita simplicidade. Coisa que algumas bandas deixaram pra trás ao conseguir seus 15 minutos de fama.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
O álbum que explodiu e prejudicou carreira de Regis Tadeu na bateria, segundo o próprio
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Amorphis retornará ao Brasil em outubro; confira as datas
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
"Elon Musk que se dane", diz Ian Anderson, rejeitando redes sociais e ignorando cancelamentos
O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo
As dez piores músicas do Metallica, em lista da Metal Hammer



My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



