O Rock e a cultura Geek: uma interessante sinergia
Por Ricardo Bellucci
Postado em 19 de julho de 2019
Em recente visita à Galeria do Rock, em Sampa, com meu parceiro de estrada, Ivison Poleto, foi possível observar, dentre as várias mudanças no perfil das lojas e dos produtos, um aprofundamento da incorporação da chamada cultura Geek ao cenário da galeria.
Essa mudança acabou por invadir a cena rock, em um movimento que tem se aprofundado nos últimos tempos. Nas vitrines você, caro leitor, encontra um pouco de tudo, como, por exemplo, cinzeiros, copos, canecas, isqueiros, quadros e itens de decoração, tudo abordando a cultura rock. Mas o que mais me chamou a atenção foram os itens mais próximos da cultura Geek, como o Por Funko, por exemplo. Desde os membros do Metallica, passando pelo lendário Lemmy, do Motorhead, Kurt Cobain, do Nirvana, Angus Young, do AC/DC ao lendário Jimi Hendrix. Outros itens, como quadros onde o personagem de Star Wars, Darth Vader, aparece na capa de Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.
Essa sinergia entre o universo Geek, ou nerd, se preferirem, não é nada nova, OK. Vários artistas ou bandas curtem HQ, como Scott Ian, do Anthrarx, e muitos incorporaram sua sonoridade ao universo dos quadrinhos, como os Ramones, com a clássica Spider Man.
Mas essa interação rock/cultura nerd está se ampliando e aprofundando com o passar do tempo.
Uma parte desse fenômeno se explica pois muitos dos fãs do rock já atingiram a maturidade, alcançando um razoável poder de compra, o que abre um mercado considerável para a aquisição de produtos desse universo, nerd/rock.
No entanto, outro público alvo acaba por ser alcançado por esses produtos: os jovens.
O game Guitar Hero, por exemplo, aproximou muitos jovens do universo rock, muitos adolescentes acabaram por se apaixonar pelo gênero devido ao game, mas não é apenas isso. Esse movimento acabou por se aprofundar, ainda mais, com os filmes da Marvel, associando personagens e a trama a clássicos do rock.
A questão interessante passa a ser: qual seria o motivo desse casamento estar dando certo?
Creio que essa pergunta não tem uma resposta única, englobando diversos elementos culturais e mesmo sociológicos. Entre os jovens, que muitas vezes não possuem um conhecimento mais profundo sobre o nosso amado gênero, as músicas são associadas a aspectos dinâmicos da vida, exatamente uma das características mais marcantes do público jovem.
Outro fator seria a ausência de bandas ou artistas de outros gêneros capazes de captar, com precisão, a essência do universo Geek. O interessante é que muitas das bandas que hoje participam das trilhas sonoras dos filmes da Marvel, quando produziram seu som, sequer podiam imaginar que um dia suas músicas seriam associadas ao universo HQ.
A resposta está no espírito do som que elas produziam! Agressividade, densidade, movimento e ritmo intenso, além das letras, claro, incorporando elementos míticos e universais, acabou por falar direto ao coração dos fãs do universo HQ.
Creio que nos próximos anos iremos assistir ao aprofundamento dessa sinergia, representando uma oportunidade para que muitos jovens acabem por conhecer o rock and roll de forma mais profunda, e quem sabe (aqui vai uma boa dose de torcida, claro!), ajudando o gênero a se manter e refazer ao longo da História.
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O hit do The Cure que para o vocalista Robert Smith é uma "canção pop idiota"
O significado de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, segundo Roger Waters
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



