O Rock e a cultura Geek: uma interessante sinergia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Bellucci
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em recente visita à Galeria do Rock, em Sampa, com meu parceiro de estrada, Ivison Poleto, foi possível observar, dentre as várias mudanças no perfil das lojas e dos produtos, um aprofundamento da incorporação da chamada cultura Geek ao cenário da galeria.

Megadeth: Pepeu Gomes comenta convite para tocar na bandaFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essa mudança acabou por invadir a cena rock, em um movimento que tem se aprofundado nos últimos tempos. Nas vitrines você, caro leitor, encontra um pouco de tudo, como, por exemplo, cinzeiros, copos, canecas, isqueiros, quadros e itens de decoração, tudo abordando a cultura rock. Mas o que mais me chamou a atenção foram os itens mais próximos da cultura Geek, como o Por Funko, por exemplo. Desde os membros do Metallica, passando pelo lendário Lemmy, do Motorhead, Kurt Cobain, do Nirvana, Angus Young, do AC/DC ao lendário Jimi Hendrix. Outros itens, como quadros onde o personagem de Star Wars, Darth Vader, aparece na capa de Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.

Essa sinergia entre o universo Geek, ou nerd, se preferirem, não é nada nova, OK. Vários artistas ou bandas curtem HQ, como Scott Ian, do Anthrarx, e muitos incorporaram sua sonoridade ao universo dos quadrinhos, como os Ramones, com a clássica Spider Man.

Mas essa interação rock/cultura nerd está se ampliando e aprofundando com o passar do tempo.

Uma parte desse fenômeno se explica pois muitos dos fãs do rock já atingiram a maturidade, alcançando um razoável poder de compra, o que abre um mercado considerável para a aquisição de produtos desse universo, nerd/rock.

No entanto, outro público alvo acaba por ser alcançado por esses produtos: os jovens.

O game Guitar Hero, por exemplo, aproximou muitos jovens do universo rock, muitos adolescentes acabaram por se apaixonar pelo gênero devido ao game, mas não é apenas isso. Esse movimento acabou por se aprofundar, ainda mais, com os filmes da Marvel, associando personagens e a trama a clássicos do rock.

A questão interessante passa a ser: qual seria o motivo desse casamento estar dando certo?

Creio que essa pergunta não tem uma resposta única, englobando diversos elementos culturais e mesmo sociológicos. Entre os jovens, que muitas vezes não possuem um conhecimento mais profundo sobre o nosso amado gênero, as músicas são associadas a aspectos dinâmicos da vida, exatamente uma das características mais marcantes do público jovem.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro fator seria a ausência de bandas ou artistas de outros gêneros capazes de captar, com precisão, a essência do universo Geek. O interessante é que muitas das bandas que hoje participam das trilhas sonoras dos filmes da Marvel, quando produziram seu som, sequer podiam imaginar que um dia suas músicas seriam associadas ao universo HQ.

A resposta está no espírito do som que elas produziam! Agressividade, densidade, movimento e ritmo intenso, além das letras, claro, incorporando elementos míticos e universais, acabou por falar direto ao coração dos fãs do universo HQ.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Creio que nos próximos anos iremos assistir ao aprofundamento dessa sinergia, representando uma oportunidade para que muitos jovens acabem por conhecer o rock and roll de forma mais profunda, e quem sabe (aqui vai uma boa dose de torcida, claro!), ajudando o gênero a se manter e refazer ao longo da História.

Longa Vida ao Rock!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por escolha do autor os comentários foram desativados nesta nota.


Todas as matérias da seção Opiniões

Megadeth: Pepeu Gomes comenta convite para tocar na bandaMegadeth
Pepeu Gomes comenta convite para tocar na banda

Fãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada umFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um


Sobre Ricardo Bellucci

Math teacher, pesquisador, vocalista frustrado, historiador amador e economista por acaso. Um eterno aprendiz.

Mais matérias de Ricardo Bellucci no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280