Meet and Greet: vale a pena?
Por Mark Ark
Postado em 22 de agosto de 2018
Embora já tenha vivido alguns momentos especiais encontrando músicos que eu admiro, com direito a autógrafos e fotos, participei de um "meet and greet" típico apenas uma vez.
Numa das apresentações do BLACK LABEL SOCIETY no Brasil acabei me interessando em participar do "meet and greet" que ocorreu algumas horas antes do show. Sou grande fã de Zakk Wylde e acabei pagando no site, com algumas semanas de antecedência, para conhecer meu ídolo.
O evento ocorreu num Rock-Bar em São Paulo para cerca de uma centena de fãs. Foi organizado uma fila para que os fãs pudessem, um a um, cumprimentar os músicos, ter um álbum autografado (e somente um) e posteriormente uma foto com a banda.
Primeiramente a fila se formou do lado de fora do bar, até que, para delírio dos fãs, a banda chegou numa van e rapidamente adentrou ao recinto. Lentamente a fila começou a andar, bem como minha expectativa. Quando passei pela porta senti um frio na barriga e após alguns minutos mal podia acreditar que era o Zakk em pessoa que estava sob o mesmo teto que eu.
Os membros da produção controlavam para que ninguém se excedesse: apenas um autógrafo por pessoa e depois disso a "fila anda". Preciso salientar que reconheço que é preciso organização para eventos como esse e até acho que foi bem planejado e executado, em nenhum momento me senti mal tratado.
No entanto, percebi que os membros da banda cumprimentavam friamente os fãs e assinavam mecanicamente os encartes. É claro que foi emocionante, mas ao mesmo tempo me senti numa linha de produção. Após os autógrafos outra fila para tirar fotos com a banda, quando chegou minha vez, posicionei me ao lado de Zakk e achei muito legal que ele colocou seu braço sobre meu ombro e, após a foto, um generoso tapinha nas minhas costas, meio que me empurrando.
Ressalto novamente que não me senti mal tratado e continuo fã de Zakk, tanto que fui a outros shows dele posteriormente. Apesar de suas habilidades na guitarra, ele é um ser humano e me coloquei no lugar dele. Acho que ele fez o melhor para agradar seus fãs, lembrando que faltavam poucas horas para o show, ele poderia ter ficado no Hotel descansando, mas foi lá e nem acho que foi pela grana. Esses eventos tem um custo e contando que ganhei um Kit com algumas palhetas e mais algumas bugigangas, além de uma foto profissional, acho que o preço foi justo.
Não me senti explorado, nem maltratado por uma estrela do tipo "não me toque", não estou reclamando disso, mas acho que tive uma experiência "plastificada". É um momento especial para o fã, mas do outro lado tem um músico se esforçando para dar atenção aos fãs, não por menosprezo, mas porque é algo cansativo mesmo.
Esses eventos costumam ser bem caros e exclusivos. Geram bastante expectativa e excitação, mas, por outro lado, podem ser bem frustrantes e até mesmo decepcionantes. Esse é a experiência e percepção que eu tive. Como disse não me arrependo, mas não sei se participarei novamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?
O álbum do Queen considerado "o mais bem gravado da história do rock" por Axl Rose em 87
O motivo pelo qual as músicas dos Ramones eram todas curtas, segundo Johnny e Tommy

Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Metal: O fim das grandes bandas será o fim do gênero?
Rush: Um Adeus Aos Reis



