Metal: A "indústria Dio" e os reflexos no futuro do gênero
Por Igor Miranda
Postado em 17 de agosto de 2016
Grandes nomes deixem legados imensos. É o caso de Ronnie James Dio, um dos grandes vocalistas da história do heavy metal.
Cultuado em seu segmento, Dio não era exatamente um artista que lotava arenas, mas tinha fãs fiéis espalhados pelo mundo. E muitos deles ficaram órfãos com seu falecimento.
Recentemente, três bandas foram montadas a partir do nome de Dio. Duas, de forma mais direta: Dio Disciples, formada por Wendy Dio (isso mesmo, pela empresária) e feita para ser apenas um tributo, e Last In Line, que começou como uma homenagem, mas logo partiu para o material autoral.
A terceira, Resurrection Kings, só tem relação com o baixinho em sua line-up: Craig Goldy e Vinny Appice, ambos ex-integrantes da banda de Dio. Ainda assim, o grupo se promove com o nome do finado Ronnie em materiais de divulgação, como folders e releases.
O Disciples é um caso meramente marqueteiro, o Resurrection Kings nem tanto e o Last In Line fica entre os dois, apesar de seu disco de estreia ser incrível. Mas esses casos ainda passam.
O que me assustou, porém, foi o holograma de Ronnie James Dio. Ok, a experiência durante o show do Dio Disciples no Wacken Open Air foi legal, todos se emocionaram e tudo o mais. Só que a reprodução da imagem de Dio vai fazer turnê. Eu disse turnê!
Cada um tem direito de fazer grana em cima do que quiser. Não há crime nisso. Mas é impressionante o quanto a "indústria Dio" movimenta.
O cerne deste absurdo não está somente na preguiça dos músicos envolvidos em trabalhar num projeto novo ao invés de fazer dinheiro às custas de um nome já falecido. É culpa, também, dos fãs do estilo, que têm aversão ao novo, ao inédito, ao diferente.
A situação se torna ainda mais problemática quando a mesma análise é feita acerca de outros nomes do rock/metal. Ian Gillan, por exemplo, tem 70 anos. Tony Iommi tem 68 - mesma idade de Klaus Meine e Alice Cooper. Ozzy Osbourne está com 67. Rob Halford faz 65 no fim deste mês. Paul Stanley está com 64. Angus Young tem 61. Steve Harris, 60.
Nem todos vão durar por muito tempo. O Black Sabbath está saindo de cena, assim como o Aerosmith deve sair no fim do ano que vem. Scorpions e KISS podem cumprir, mesmo que depois de um bom prazo, a promessa de se despedir das turnês.
Depois que isso acontecer, faremos hologramas de todos eles? As projeções de imagem sairão em turnê, no lugar dos originais? Teremos ótimos músicos formando bandas-tributo a eles? Haverá uma corrente de instrumentistas (alguns tretados em vida, como Vivian Campbell era com Ronnie James Dio) faturando às custas deles?
Pensar no futuro desse segmento me assusta. De verdade.
Leituras recomendadas:
- Holograma de Dio pode sair em turnê no próximo ano
- Last In Line lança um dos discos de destaque do heavy metal em 2016
http://www.igormiranda.com.br/2016/02/last-in-line-lanca-um-dos-discos-de.html
Comente: Você iria em um show por causa do holograma do Dio?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Vídeo mostra Joey e Johnny Ramone tocando "Pet Sematary" no programa de David Letterman
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte



