Capas de discos: Imagens meramente ilustrativas? (Parte I)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Sobreira
Enviar correções  |  Ver Acessos

O velho ditado, "nunca julgue um livro (neste caso, disco) pela capa", já diz tudo, mas, cá entre nós, quem não gosta de um belo trabalho de arte? Como de fato, a música deve vir em primeiríssimo lugar, no entanto, em muitos casos, a capa pode servir inclusive de "cartão de visitas" para as bandas, e deve sim, receber uma maior atenção por parte delas e de seus apreciadores, como também uma melhor valorização aos artistas gráficos, pintores, desenhistas, etc, que na maioria das vezes, ninguém dá a minima para eles.

Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os temposSteve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey

Gosto não se discute, claro, mas é difícil não ser surpreendido por um bom trabalho artístico, pois é um 'mundo' onde não se existem limites de realidade, tempo e espaço. De temas galáticos até medievais, de paisagens exuberantes à cenas grotescas de morte e destruição, sejam eles feitos no computador, desenhados ou pintados a mão. Tudo é possível, basta se usar a imaginação e apreciar!

De fato, uma capa não faz um disco, e muito menos ouviremos a "ela", mas as vezes, vendo em qualquer lugar, uma capa mal feita e rabiscada, fica-se com uma impressão negativa sobre o CD, principalmente se não conhecemos a banda. Do mesmo modo, uma capa trabalhada, caprichada e que agrada aos olhos, irá dar muito mais credibilidade ao disco. Entenderam o que eu quis dizer? Mas deixo bem claro, que isso não interfere na música, pois o disco que tem a capa "feia" pode ser melhor que o da capa "bonita"...!! Complicado, mas infelizmente é muito comum de acontecer este tipo de pré-julgamento, por isso, o que disse acima sobre nunca se julgar algo pela aparência, nunca deve ser esquecido.

Certa vez, num "sebo", me deparei com o CD 'Spellbound', da banda inglesa Ten. Uma arte realmente linda e épica, porém, nunca havia ouvido falar nesta banda, e pelo logotipo, imaginei algo relacionado ao Power Metal ou algo assim, mas ao olhar a parte de trás e vendo a marca da gravadora italiana Frontiers Records, as probabilidades se expandiram e ao mesmo tempo se concretizaram. Como o preço tava bom, e tinha uma grana extra, resolvi arriscar. Resultado? Um dos melhores álbuns que já ouvi na minha vida e que tenho a felicidade de possuir em minha coleção (não por causa da arte, e sim de belíssimas composições)! Sorte? Talvez, mas foi por causa da capa (do preço e das vagas deduções também) que fiz essa maravilhosa aquisição. Quem sabe isso também não possa ter acontecido com você, digníssimo leitor? Não é um caso isolado.

Por isso, valorize você também o trabalho gráfico e o artista, afinal de contas, dá trabalho para ser feito, e uma imagem não é uma mera ilustração, mas sim uma janela para um outro universo, que nos mostra muito além do que imaginamos.

Veja abaixo alguns exemplos de belas capas!


Capas de discos - Imagens meramente ilustrativas?

Capas de discos: Imagens meramente ilustrativas? (Parte II)

Capas de discos: Imagens meramente ilustrativas? (Parte III)

Todas as matérias sobre "Capas de discos - Imagens meramente ilustrativas?"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Capas de discos - Imagens meramente ilustrativas?"Todas as matérias sobre "Capas"


Heavy Metal: as 10 capas mais de macho de todos os temposHeavy Metal
As 10 capas mais "de macho" de todos os tempos

Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do JourneySteve Perry
5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey


Sobre Vitor Sobreira

Moro no interior de Minas Gerais e curto de tudo um pouco dentro do maravilhoso mundo da música pesada, além de não dispensar também uma boa leitura, filmes e algumas séries. Mesmo não sendo um profissional da escrita, tenho como objetivos produzir textos simples e honestos, principalmente na forma de resenhas, apresentando e relembrando aos ouvintes, bandas e discos de várias ramificações do Metal/Heavy Rock, muitos dos quais, esquecidos e obscuros.

Mais matérias de Vitor Sobreira no Whiplash.Net.