Capas de discos: Imagens meramente ilustrativas? (Parte I)
Por Vitor Sobreira
Postado em 28 de março de 2016
O velho ditado, "nunca julgue um livro (neste caso, disco) pela capa", já diz tudo, mas, cá entre nós, quem não gosta de um belo trabalho de arte? Como de fato, a música deve vir em primeiríssimo lugar, no entanto, em muitos casos, a capa pode servir inclusive de "cartão de visitas" para as bandas, e deve sim, receber uma maior atenção por parte delas e de seus apreciadores, como também uma melhor valorização aos artistas gráficos, pintores, desenhistas, etc, que na maioria das vezes, ninguém dá a minima para eles.
Gosto não se discute, claro, mas é difícil não ser surpreendido por um bom trabalho artístico, pois é um 'mundo' onde não se existem limites de realidade, tempo e espaço. De temas galáticos até medievais, de paisagens exuberantes à cenas grotescas de morte e destruição, sejam eles feitos no computador, desenhados ou pintados a mão. Tudo é possível, basta se usar a imaginação e apreciar!
Capas de Álbuns - Mais Matérias
De fato, uma capa não faz um disco, e muito menos ouviremos a "ela", mas as vezes, vendo em qualquer lugar, uma capa mal feita e rabiscada, fica-se com uma impressão negativa sobre o CD, principalmente se não conhecemos a banda. Do mesmo modo, uma capa trabalhada, caprichada e que agrada aos olhos, irá dar muito mais credibilidade ao disco. Entenderam o que eu quis dizer? Mas deixo bem claro, que isso não interfere na música, pois o disco que tem a capa "feia" pode ser melhor que o da capa "bonita"...!! Complicado, mas infelizmente é muito comum de acontecer este tipo de pré-julgamento, por isso, o que disse acima sobre nunca se julgar algo pela aparência, nunca deve ser esquecido.
Certa vez, num "sebo", me deparei com o CD 'Spellbound', da banda inglesa Ten. Uma arte realmente linda e épica, porém, nunca havia ouvido falar nesta banda, e pelo logotipo, imaginei algo relacionado ao Power Metal ou algo assim, mas ao olhar a parte de trás e vendo a marca da gravadora italiana Frontiers Records, as probabilidades se expandiram e ao mesmo tempo se concretizaram. Como o preço tava bom, e tinha uma grana extra, resolvi arriscar. Resultado? Um dos melhores álbuns que já ouvi na minha vida e que tenho a felicidade de possuir em minha coleção (não por causa da arte, e sim de belíssimas composições)! Sorte? Talvez, mas foi por causa da capa (do preço e das vagas deduções também) que fiz essa maravilhosa aquisição. Quem sabe isso também não possa ter acontecido com você, digníssimo leitor? Não é um caso isolado.
Por isso, valorize você também o trabalho gráfico e o artista, afinal de contas, dá trabalho para ser feito, e uma imagem não é uma mera ilustração, mas sim uma janela para um outro universo, que nos mostra muito além do que imaginamos.
Veja abaixo alguns exemplos de belas capas!
Capas de discos - Imagens meramente ilustrativas?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Cristina Scabbia dividida ao lembrar do título de "gostosa do metal"
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
O motivo pelo qual Ozzy Osbourne dispensou Zakk Wylde, segundo o próprio guitarrista


Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
5 capas inusitadas de álbuns de rock



