Rock: Estamos vendo o fim de uma era de ouro?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcello Cohen, Fonte: Blog Coração de Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Rock N'Roll começou a tomar forma nos anos 50, pelas mãos de mestres como Little Richard, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e tantos outros. Ali foi o marco inicial, um pontapé para muita maravilha que iria se multiplicando pouco a pouco, chegando ao seu auge nas duas décadas seguintes. Se os anos 80 são os anos definitivos do Heavy Metal e do Hard Rock (ou Glam), as décadas de 60 e 70 são os anos definitivos do Rock N'Roll. Lá surgiram os gigantes do estilo, as bandas que são eternas referências dos amantes da boa música, e até hoje estão num posto inigualável.

Cachês: nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e MetalNikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Beatles, Rolling Stones, Iggy Pop, Deep Purple, Queen, Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, Pink Floyd, Judas Priest, Bob Dylan, The Who, Aerosmith, Kiss e outros infinitos nomes abrilhantavam os olhos dos garotos. Era o Rock N'Roll cada vez mais potente. Nesses tempos, o estilo de vida sexo, drogas e Rock N'Roll era levado as últimas consequências. Por vezes a combinação é fatal, e muitos integrantes dessas lendárias bandas acabaram dando adeus a vida muito cedo. Outros tantos sobreviveram ao agito e aos acidentes a que estamos expostos dia após dia, e já na casa dos 70 anos de idade, ainda estão entre nós, sendo muitos deles ativos artisticamente. Infelizmente, isso parece ser questão de tempo, suas permanências por aqui parecem cada vez mais questão de tempo.

A vida tem um ciclo, e com o passar do tempo, o dos astros das maiores bandas de Rock da história está chegando ao fim. Recentemente, vimos na prática toda essa teoria. David Bowie e Lemmy, dois ícones eternos do estilo, perderam a luta para o câncer, e morreram. Com eles, o Motorhead e a "banda" David Bowie deixaram de existir no nosso plano, sendo a partir de agora presentes apenas nas nossas discografias. Duas pauladas impiedosas no estilo musical que tanto amamos. É triste pensar nisso agora, mas eles são os primeiros de uma lista que veremos partir nos anos que estão por vir. Em nó máximo dez anos, a época de ouro do Rock vai deixar de existir no nosso plano.

Isso posto, chegamos a uma conclusão ainda mais perturbadora. Cadê seus discípulos? Cadê as novas bandas de arena, os novos Paul McCartney, Tony Iommi, Robert Plant e Neil Peart? Apesar de um bom número de boas bandas novas, não vejo nada com potencial ao menos semelhante a dos gigantes. Os motivos são muitos, e merecem um outro texto exclusivo, mas a real situação é essa. Estaríamos com os dias contados? A resposta está nas nossas mãos, nas novas bandas, e na disposição dos fãs em aceita-las. O planeta do Rock precisa com urgência de novos Lemmy's e David Bowie's, que tracem trajetórias semelhantes, e em 50 anos tenham importância semelhante aos dois monstros que nos deixaram. O buraco artístico da dupla é enorme, e suas respectivas obras são eternas. O cenário no momento é realmente muito preocupante. Vamos ver o que o futuro próximo nos reserva, mas o certo é que uma era de ouro do Rock está nos últimos dias no nosso mundo.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Cachês: nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e MetalCachês
Nova lista revela quanto embolsam astros do Rock e Metal

Nikki Sixx: transei com a mulher do Bruce DickinsonNikki Sixx
"transei com a mulher do Bruce Dickinson"


Sobre Marcello Cohen

Carioca de nascimento, Marcello é apaixonado por Rock desde seus 12 anos, quando aprendeu a gostar de Beatles, Rolling Stones, Queen, AC/DC, Metallica, Iron Maiden e Black Sabbath, bandas que até hoje são as suas preferidas. Amante de bandas de variados estilos de Heavy Metal, Hard Rock e Classic Rock, escreve no blog Coração de Metal, nome que rende homenagem ao pioneiro Stress.

Mais matérias de Marcello Cohen no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor